Faça do planjemaneto estratégico um dos maiores aliados do seu negócio

Faça do planjemaneto estratégico um dos maiores aliados do seu negócio

Não se engane; independente do tamanho da sua empresa é essencial que ela tenha, desde o início, um planejamento estratégico bem estruturado. Pensar estrategicamente é importante para o negócio em todos os aspectos, uma vez que é isso potencializa a tomada de decisão do empreendedor e faz toda diferença nas ações e sucesso do negócio.

Historicamente, no Brasil, vemos empresas, de todas as áreas, abrindo suas portas sem nenhum planejamento prévio. Isso ocorre em grande parte porque muitos empreendedores simplesmente entram no mercado sem saber ao certo o que representa ter e gerenciar um negócio. Como consequência disso, segundo o Sebrae,  a maioria dos empreendimentos brasileiros também fecha as portas antes de chegar ao quinto ano de vida.

O fato é que com todo aparato de informações a que temos acesso atualmente não dá mais para abrir uma empresa sem fazer um bom planejamento estratégico. Além de instituições tradicionais, hoje existem muitos empreendedores de sucesso, que conhecem bem as dores e dificuldades de empreender e, que fazem questão de compartilhar com os novos empresários suas experiências e conhecimentos.

Este também é o meu caso e é por isso que resolvi escrever e falar sobre o assunto.

 A Importância do Planejamento Estratégico

 

Segundo o inglês Jonh L. Beckley, “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” Esta frase exemplifica perfeitamente o que acontece quando investimos nosso capital e energia numa ideia sem fazer nenhum planejamento antes, pois por melhor que seja a sua intenção e o seu produto ou serviço, o mercado não perdoa quem não está preparado.

Planejar é olhar para o futuro, só que agora. É identificar as forças, fraquezas ameaças e oportunidades do seu negócio, como pressupõe a matriz Swot e responder questões importantes para sua manutenção e crescimento. Representa definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e as medidas que deverão ser tomadas para que tudo isso se torne realidade.

Por isso mesmo que um planejamento estratégico pode ser considerado um dos principais aliados de quem pretende empreender e daqueles que sentem que seu negócio não avança por falta de uma estruturação melhor. Mas ai você me pergunta, por onde começar?

Bem, o primeiro passo é fazer uma análise bastante realista do seu negócio. Olhe para dentro da sua empresa e responda sinceramente – Onde meu empreendimento pode melhorar? Quais são seus pontos fortes (atendimento, produto, entrega?), Quais são seus pontos fracos? Sua equipe é qualificada? Quais são os gaps no que tange seus processos? Como você administra o dinheiro da empresa? Onde pode crescer?…

3 Ferramentas Que Ajudam a Planejar seu Negócio

 

Eeneviski/Shutterstock O Balanced Scorecard é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a mensurar seus resultados

Matriz Swot – Esta é uma ferramenta de análise de ambiente, interno e externo, muito simples, mas que traz informações importantes sobre o estado atual de sua empresa. Criada na Universidade de Stanford, por Albert Humphrey, compreende analisar quatro componentes essenciais: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

A matriz Swot permite conhecer melhor o cenário, mapear os riscos e problemas, definir prioridades e potencializar os aspectos positivos da organização. Experimente listar e colocar estas informações no papel, análise de forma criteriosa e honesta e aproveite os dados para corrigir erros e melhorar seus processos, a gestão do negócio e para planejar e executar e novas ações.

Business Model Canvas – O “Quadro de Modelo de Negócio” é um mecanismo que permite ao empreendedor mapear sua empresa de forma mais abrangente e sob a ótica de nove componentes essenciais para a sua existência. Esta ferramenta pode ser usada antes de o negócio sair do papel ou mesmo com ele já em curso, e as informações por ela fornecidas podem ser usadas na construção de um planejamento estratégico mais efetivo e completo.

Os elementos-chave levantados pelo Business Model Canvas são: atividades-chave; recursos-chave; rede de parceiros; proposta de valor; segmento de clientes; relacionamento com o cliente; canais; estrutura de custos e receita.

Existem diversos modelos de Canvas disponíveis na internet. O ideal é que a ferramenta seja impresso num papel grande e a análise feita pelo empreendedor em conjunto com as demais pessoas-chave da sua empresa, que conhecem bem seus pontos fortes e fracos e que podem responder melhor todas as perguntas.

Balanced Scorecard – Esta é uma ferramenta criada na Universidade de Harvard, pelos professores, Robert Kaplan e David Norton, e que tem como objetivo avaliar o desempenho da empresa e ajudá-la a crescer. No dia a dia de uma organização, este mecanismo ajuda a mensurar se as ações projetadas no planejamento estratégico estão sendo implementadas e efetivas.

Para isso, o Balanced Scorecard baseia-se na análise de quatro importantes pilares: finanças, processos internos, consumidores e aprendizagem. Avaliar o componente financeiro é muito importante para a sobrevivência do negócio, pois representa verificar como está à saúde financeira da sua organização e se ela está gerenciando e investindo de forma correta o seu capital.

No que tange os processos, o BS tem como objetivo analisar a sua efetividade e quais são aqueles que se destacam positiva e negativamente, de modo a potencializar o que está dando certo e a corrigir e eliminar os procedimentos que não surgem os efeitos desejados.

Em se tratando dos clientes da empresa, o Balanced Scorecard é essencial para entender qual é o comportamento do consumidor em relação à empresa e se as ações de marketing estão surtindo os efeitos desejados nas vendas.

Por fim, o BS também mensura o nível de desenvolvimento dos colaboradores, os gaps, pontos fortes e mede a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento oferecidos pela empresa e se os mesmos foram efetivos.

Aproveite todas estas informações e ferramentas e reflita sobre o estado atual do seu negócio e sobre aonde sua empresa quer chegar. Será que ela realmente está preparada para os novos desafios? Invista em seu planejamento estratégico, pois ele vai te ajudar a projetar o futuro e a trabalhar, de forma mais organizada e assertiva, para conquistar sucesso como empreendedor. Boa sorte!