Conheça cada função da divisão dos setores de RH

Conheça cada função da divisão dos setores de RH

Os setores do RH (Recursos Humanos) são divisões necessárias para que esse departamento desempenhe as suas funções com assertividade e atendendo a todas as demandas dos colaboradores. Independente do porte das companhias esse setor dificilmente é bem gerido por apenas um indivíduo haja vista as diferentes funções que precisa assumir. Entender melhor o funcionamento de cada um dos setores que compõem o RH contribui para a escolha de colaboradores melhor preparados.

Conheça a Divisão de Setores do RH

Abaixo irei falar um pouco mais sobre a divisão do departamento de recursos humanos em setores sendo que cada um possui uma função específica para o bom andamento da organização.

Setor de Recrutamento e Seleção de Colaboradores

O capital humano é o principal bem que uma empresa possui e por isso mesmo é essencial contar com profissionais especializados para o recrutamento e seleção de novos colaboradores. Cabe aos funcionários desse setor do RH promover a divulgação das vagas, analisar e filtrar os currículos enviados, entrevistar e selecionar o candidato ideal além de integrá-lo a equipe.

O mais importante para esse setor é que o recrutador saiba como alinhar as necessidades de cada cargo com as características pessoais dos candidatos. A escolha de um funcionário com perfil errado pode resultar em gastos elevados para a companhia, pois a longo prazo precisará demiti-lo e realizar novo processo seletivo.

Setor Departamento Pessoal

Um dos setores do RH mais relevantes para as organizações, especialmente as de maior porte, pois se trata do setor que tem como responsabilidade as questões burocráticas relativas aos funcionários. Cada funcionário gera uma papelada significativa para a companhia em que trabalha seja durante seu processo admissional, o desempenho das suas tarefas ou mesmo quando é desligado das suas funções.

Para que as empresas não tenham problemas legais com a Justiça Trabalhista é fundamental que todos os documentos estejam devidamente organizados e arquivados. O profissional do departamento pessoal é o responsável pela rotina administrativa referente aos colaboradores garantindo que a companhia se mantenha estritamente dentro do que rege a legislação trabalhista.

Setor de Cargos e Salários

Fundamental para o plano de carreira dos funcionários, o setor de Cargos e Salários, se destaca por realizar pesquisas frequentes referentes ao teto salarial de diferentes funções. A realização do trabalho do profissional desse setor contribui para que a companhia tenha mecanismos para manter os seus colaboradores mais brilhantes retidos no seu quadro. Atualmente, uma das questões mais relevantes para optar ficar numa empresa é a possibilidade real de crescimento.

Setor de Serviço Social e Benefícios

Esse é o setor dentro do RH que atua realizando a gestão de benefícios como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica entre outros assim como realiza funções referentes a serviço social para funcionários e seus dependentes. Um setor que tem grande relevância do ponto de vista dos colaboradores, pois para muitos os benefícios representam uma garantia de tranquilidade em seu dia a dia. Também é essencial para os funcionários de uma companhia saber que em situações difíceis a sua família será acolhida.

Setor de Treinamento e Desenvolvimento

A oferta de oportunidades de capacitação e qualificação tem se tornado cada vez mais decisória para que bons profissionais permaneçam nas companhias em que atuam. O foco na importância do capital humano tornou esse setor extremamente estratégico para empresas de diferentes setores da economia. No escopo das funções do profissional dessa área está o desenvolvimento de programas de qualificação, elaboração de treinamentos e sistemas de avaliação dos resultados dos funcionários.

Setor de Relações Trabalhistas e Sindicais

Objetivando a construção de uma relação harmônica entre a companhia e seus colaboradores, o setor de relações trabalhistas e sindicais, realiza negociações com sindicatos bem como com os próprios indivíduos na busca de evitar conflitos. Um setor de grande relevância em organizações que possuem muitos grupos diferentes de funcionários.

Setor de Segurança do Trabalho

A função básica desse setor é garantir que o dia a dia de trabalho dos colaboradores seja segura. De maneira geral a função de fiscalização das condições de trabalho fica a cargo de um engenheiro especializado no setor de segurança. Esse profissional deve estar atento aos mecanismos do cotidiano organizacional que podem ocasionar acidentes ou então gerar lesões por esforço repetitivo.

Setor de Medicina no Trabalho

Um setor que é mais comum em empresas de grande porte, contudo, organizações menores podem optar por terceirizar essa função. O objetivo central do setor de medicina do trabalho é garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores. O profissional a frente desse setor costuma ser um médico.

Presença dos Setores de RH

Há muitas empresas que não possuem todos os setores do RH que mencionei acima, a adoção de cada um deles depende da demanda que a companhia possui. Contudo, conforme uma organização vai crescendo é recomendável que invista no crescimento do departamento de recursos humanos como uma forma de se cercar contra imprevistos.

Gostou de conhecer melhor os setores em que está dividido o departamento de Recursos Humanos? Deixe seus comentários e compartilhe!

Saiba mais sobre as divisões importantes de empresas. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!