Consulta ao SPC e Serasa - Por que é importante conferir?

Consulta ao SPC e Serasa - Por que é importante conferir?

A consulta SPC e Serasa deve fazer parte da rotina de todo empresário, inclusive para clientes antigos, pois pessoas físicas e jurídicas não estão livres de, em algum momento, acabarem endividadas sem poder cumprir os seus compromissos financeiros em dia. Lembre-se de que para um cliente ser realmente bom para a sua companhia, precisa manter seus pagamentos em dia.

Saiba mais sobre Consultas ao SPC e Serasa. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

Consulta SPC e Serasa – O Que é?

Tanto o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) quanto a Serasa Experian, são organizações que mantêm registros de consumidores inadimplentes com o objetivo de fornecer uma base de dados para os empresários que contrataram esses serviços. Dentre as informações que essas empresas podem oferecer aos comerciantes e empresários estão o nome e o CPF de indivíduos que têm dívidas pendentes, cheques protestados ou roubados, entre outros.

Quando um consumidor atrasa o pagamento de uma dívida pode ter seu nome incluso na base de dados dessas companhias de proteção ao crédito, isto é, fica negativado. Se a dívida não for paga, o consumidor tem seu nome restrito por cinco anos a partir da data em que foi negativado. Se tiver contraído outras dívidas não pagas posteriormente, ficará assim até que a última delas complete cinco anos ou que sejam pagas.

Qual é a Diferença Entre Serasa e SPC?

Basicamente, as duas organizações fornecem dados de consumidores que estão negativados para que instituições financeiras, comércio e outros negócios possam saber disso antes de conceder empréstimos e vendas a prazo. A diferença principal entre essas duas empresas está no fato de que geralmente a Serasa concentra informações de quem tem dívidas com bancos e instituições financeiras, enquanto o SPC armazena informações de inadimplentes com o comércio.

No entanto, quase sempre ao entrar no banco de dados de uma delas o indivíduo é incluso no banco de dados da outra também. Os empresários devem ficar atentos para os métodos empregados para a criação de bancos de dados de cada companhia, bem como na forma de consulta do CPF dos potenciais consumidores.

Entendendo as Diferenças Entre Serasa e SPC na Prática

Parte da compreensão da relevância da consulta desses bancos de dados de inadimplentes passa por entender quais são os métodos de trabalho de cada um, explicarei com mais detalhes a seguir.

Serasa Experian

A fundação da Serasa aconteceu no ano de 1968, como o resultado de uma parceria estabelecida entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban). O nome da companhia mudou quando ela foi adquirida pela organização irlandesa Experian.

Consumidores que deixam de pagar suas dívidas recebem uma carta em que são avisados de que serão negativados no Serasa com o estabelecimento de um prazo para resolver o problema, geralmente o credor faz uma proposta com descontos no montante total. Para quem deseja fazer uma consulta para saber se está negativado no Serasa é possível fazer isso gratuitamente clicando aqui.

SPC Brasil

Essa corporação conta com o patrocínio das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e seu trabalho consiste, basicamente, na venda dos dados de consumidores que se encontram em situação irregular, o mesmo que faz a Serasa. Aqueles que desejam realizar uma verificação da sua situação junto ao SPC poderão fazê-lo efetuando um pagamento a partir de R$ 9,90 acessando aqui.

E o SCPC?

Alguns empresários ficam confusos, pois além do SPC há outra companhia que permite fazer consulta de dados de negativados, a SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Apesar de terem nomes semelhantes e realizarem o mesmo trabalho, são empresas diferentes, o SCPC é administrado pela Boa Vista. Para consulta do CPF por consumidores basta clicar aqui.

Dica – A Boa Vista, além de oferecer dados de quem está negativo, atribui um score, uma nota, para os consumidores que estão com o nome positivo, ajudando a entender quais têm mais chances de se tornar inadimplentes.

Por Que Consultar?

Empresários de diferentes setores devem se salvaguardar contratando os serviços da Serasa e do SPC ou SCPC para que possam ter acesso a informações a respeito dos consumidores para quem estão considerando oferecer crédito ou mesmo realizar uma venda de grande valor agregado. Imagine que um amigo seu lhe pediu dinheiro emprestado e você sabe que ele tem um histórico de mau pagador com outros conhecidos. A partir desse dado você sabe que dificilmente irá receber o empréstimo e que pode acabar, inclusive, sem a amizade.

O mesmo raciocínio se aplica à relação comercial estabelecida com seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Nesse caso, o histórico é fornecido pelas organizações que trabalham desenvolvendo esse banco de dados. É saudável para as finanças da sua companhia ter esse conhecimento prévio para evitar fazer maus negócios.

Novamente ressalto que, mesmo no caso de um cliente antigo, é fundamental realizar essa pesquisa antes de aprovar uma transação, pois infelizmente as pessoas podem acabar se endividando e não conseguindo cumprir todos os seus compromissos em dia. Em sua empresa são realizadas consultas ao SPC ou Serasa? Deixe seus comentários.

Dicas de empreededorismo para pequenas e médias empresas você confere no meu canal. Inscreva-se agora!