Conheça as 5 Maiores Incubadoras de empresas do Brasil

Conheça as 5 Maiores Incubadoras de empresas do Brasil

O papel das incubadoras de empresas é de grande relevância para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que apoiam micros e pequenos negócios que apostam em inovações para o mercado. Novos sistemas computadorizados, novos produtos ou serviços que atendam demandas futuras estão na lista dos segmentos que são aprimorados devido a existência dessas instituições.

Saiba mais sobre o que são Incubadoras de empresas. Inscreva-se agora no meu canal!

O Que São Incubadoras de Empresas?

Uma incubadora de negócios ou incubadora de empresas é uma instituição cujo foco é oferecer ajuda e estrutura para que companhias de pequeno porte tenham a possibilidade de se consolidar antes de voar para o mercado. De maneira geral, essas organizações que estão em fase de desenvolvimento apresentam algum grau de inovação em seus produtos e serviços.

Dentre as ferramentas que as incubadoras oferecem para contribuir para o crescimento dos novos negócios estão suporte técnico, facilitação dos processos de desenvolvimento de inovações e planos de negócios, assim como conhecimento para o fortalecimento do arcabouço administrativo do empreendedor. Estando as incubadoras de empresas ligadas geralmente a universidades e grandes corporações, representam um grande ganho em termos de ferramentas de planejamento.

Quais São as 5 Maiores Incubadoras de Empresas do Brasil?

Para quem se interessou no trabalho realizado pelas incubadoras, listei as 5 maiores do país que têm, inclusive, reconhecimento internacional por sua relevância na América Latina.

1 – Incubadora: Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia)

Instituição a que é ligada: USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo

Reconhecido como o maior polo de incubação de negócios, o Cietec tem como principal objetivo contribuir para que novos projetos e ideias inovadoras se convertam em produtos e serviços para suprir as necessidades do mercado. Com mais de 15 anos de atuação, essa instituição se destaca por primar pelo desenvolvimento tecnológico de suas companhas incubadas.

Os empreendedores cujos projetos são selecionados compartilham espaços de convivência para a troca de experiências e contam com estrutura física para dar início as suas atividades empresariais. A incubadora trabalha com duas modalidades: empresas residentes e não-residentes, sendo que em ambos os casos há suporte técnico.

2 – Incubadora: Instituto Gênesis

Instituição a que é ligada: PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Capital.

Com uma estrutura de destaque, o Instituto Gênesis se tornou um dos principais polos de desenvolvimento empreendedor do país. Esse braço da PUC-Rio está em atuação há mais de 15 anos e já contribuiu para o desenvolvimento e crescimento de muitos empreendimentos. O fomento de ambientes de inovação tem sido decisivo para o aumento do número de empreendedores bem-sucedidos saídos dos quadros da universidade.

As áreas contempladas com a incubação de empresas incluem a criativa, tecnológica e social. Assim como em grande parte das instituições incubadoras existe um processo seletivo para que os projetos mais pertinentes sejam os agraciados com a possibilidade de ter uma estrutura.

3 – Incubadora: Inova

Instituição a que é ligada: UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

A Inova foi criada com o objetivo de que a universidade fosse capaz de contribuir para o fortalecimento de atividades tecnológicas nascidas em seu campus. Trata-se do berço de desenvolvimento para novas companhias que passam a contar com o apoio e estrutura da UFMG para que possam crescer e se consolidar.

Os interessados em participar devem apresentar o seu projeto durante o período de seleção. As ideias consideradas como mais promissoras são admitidas para o uso da estrutura da incubadora de empresas, contando ainda com auxílio no desenvolvimento dos produtos ou serviços focados em tecnologia.

4 – Incubadora: Incubadora de Projetos Tecnológicos e Empresas do Inmetro

Instituição a que é ligada: Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em Duque de Caxias.

Podem participar desse programa de incubação tanto empresas que estão nascendo agora como aquelas que já estão no mercado há algum tempo. Essa iniciativa do Inmetro se caracteriza por oferecer apoio a essas companhias através do acesso a serviços especializados em diferentes áreas.

Os participantes podem contar com toda a estrutura de estudo e avaliação da instituição, de maneira a fazer com que seus produtos e serviços sejam corretamente direcionados para o sucesso. Visando atender a uma demanda considerável de organizações, o Inmetro estabeleceu diferentes modalidades contemplando empresas de setores variados.

5 – Incubadora: Padetec (Parque de Desenvolvimento Tecnológico)

Instituição a que é ligada: UFC (Universidade Federal do Ceará), em Fortaleza

Essa incubadora de negócios deu início às suas atividades em 1991 e, desde então, significou o nascimento e crescimento de diversas companhias bem-sucedidas de nosso país. Com excelente infraestrutura para o desenvolvimento de inovações tecnológicas, se tornou um dos principais centros de laboratórios e P&D.

A geração de novos negócios se mostra uma grande oportunidade de crescimento profissional para os estudantes e, também, para o estado que tem muito a ganhar com uma incubadora. A instituição já foi reconhecida como uma das principais incubadoras da América Latina.

Deixe seus comentários sobre as 5 maiores incubadoras de empresas do Brasil!

Tudo sobre incubadoras de empresas e assuntos relacionados você confere acessando meu canal. Inscreva-se!