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Pequenas e Médias Empresas

Conheça a Média de Tempo Que uma Empresa Leva Para Dar Lucro

Quando uma pessoa abre um negócio, uma de suas principais preocupações costuma ser o tempo que irá levar para que comece a dar lucro. Os primeiros meses podem ser desafiadores, já que o lucro não chega do dia para a noite, mas, com planejamento e perseverança, é possível chegar lá e vencer todos os desafios. Para isso, é importante que o empreendedor tenha conhecimento de gestão para definir a margem de lucro certa para ser competitivo, mas sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
 
Continue acompanhando e saiba mais a respeito do tempo que uma empresa leva para começar a dar lucro.
 

Tempo Que Uma Empresa Leva Para Dar Lucro

 
Não existe um tempo padrão para que uma empresa comece a dar lucro, pois isso pode variar de acordo com diversos fatores, como investimento inicial, o segmento de mercado, a forma como a participação dos sócios é paga, etc. Com base na minha experiência no universo empresarial, posso dizer que costuma demorar, pelo menos, alguns meses. São raros os casos em que o lucro acontece logo no início do negócio e, por isso, é necessário que o empreendedor tenha paciência.
 
O lucro acontece após a empresa chegar ao ponto de equilíbrio, ou seja, começar a gerar receita o suficiente para cobrir todos os seus custos. Em muitos casos, esse equilíbrio das entradas em saídas pode demorar meses ou, até mesmo, anos. Por isso é muito importante que o empreendedor se prepare antes de abrir o negócio e faça uma reserva para cobrir despesas durante o período em que a empresa ainda não estiver sendo lucrativa. Isso inclui, também, uma segunda reserva, para os gastos pessoais.
 
Além do tempo que um negócio leva para começar a dar lucro, outra preocupação dos empreendedores é em relação ao tempo de retorno sobre o investimento, ou seja, o tempo que irá levar para que o valor investido seja recuperado. Assim como eu disse anteriormente, não há uma resposta pronta, pois é algo bastante variável. Porém, é possível que cada gestor realize um cálculo com base na realidade do seu negócio para chegar a uma resposta.
 
Para saber em quanto tempo o dinheiro investido será recuperado, primeiramente é necessário calcular a rentabilidade do negócio, que é a proporção entre o lucro gerado em um mês e o investimento inicial. Para fazer o cálculo considere a seguinte fórmula: Lucro Líquido do Mês / Investimento Inicial x 100 = Rentabilidade. Através deste resultado é possível chegar ao número de meses que irá levar para que seu investimento seja recuperado.
 
Para fazer o cálculo dos meses necessários para recuperar o valor do investimento siga a fórmula: 100 / Rentabilidade do Mês = Número de Meses. Estes cálculos são bastante simples e podem te ajudar a ter uma visão mais ampla do negócio, além de possibilitar que tome decisões de forma mais eficaz.
 

A Margem de Lucro Ideal Para Uma Empresa

 
Como disse anteriormente, o lucro é o valor que sobra ao subtrair os custos das vendas. A margem de lucro se refere à porcentagem pelo qual um produto será vendido além do seu custo. Por exemplo, uma loja de roupas compra camisetas no atacado por 20 reais e vende com uma margem de 100% de lucro. Logo, as camisetas serão revendidas por 40 reais, duas vezes mais o seu custo.
 
Encontrar a margem de lucro ideal é fundamental para que a empresa comece a dar lucros mais rapidamente. Porém, definir preços muito altos pode significar uma perda de clientes, já que a maioria das pessoas está sempre em busca dos menores preços. Se na sua loja a camiseta que citei como exemplo custa 40 reais e no concorrente 30, não preciso nem dizer qual será a opção da maioria dos consumidores, não é mesmo?
 
Então, o ideal é encontrar o equilíbrio entre um preço competitivo e que não sacrifique a lucratividade do negócio. Se está difícil estabelecer o menor preço, procure oferecer outros diferenciais ao cliente que o concorrente não tenha, como formas de pagamento facilitadas, entrega rápida, atendimento personalizado. Tudo isso irá agregar valor ao seu produto ou serviço e, consequentemente, se refletirá na obtenção de lucro mais rapidamente.
 

Mantenha o Foco nas Vendas

 
Para começar a dar lucro, uma empresa precisa vender mais para que consiga arcar com todos os seus custos e ainda sobrar dinheiro. Então, ao invés de pensar apenas nas operações internas, não deixe de focar nos clientes. Entender o perfil do seu público-alvo é fundamental para conquistá-lo. Além disso, investir em marketing é indispensável para qualquer negócio, pois se o seu cliente não conhece o seu produto ou serviço, ele não irá comprá-lo.
 
Entretanto, ao fazer investimentos em marketing, tenha em mente que apenas uma parcela das pessoas atingidas pela divulgação irá se interessar. Portanto, mantenha a calma e não se desespere, pois é assim que funciona com qualquer empresa. O importante é definir estratégias que atinjam um maior número de pessoas e, assim, atingir os seus objetivos.
 
Sua empresa já começou a dar lucro? Compartilhe comigo nos comentários o que considera mais importante nesse período inicial do negócio.

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