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05 Dicas Para Quem Deseja Se Vestir Adequadamente Para o Ambiente Profissional

Você acredita que sabe como se vestir bem para o seu ambiente de trabalho? Se a sua resposta não teve muita certeza, saiba que não está sozinho, muitas pessoas não estão seguras quanto à forma como escolhem seus looks para o escritório. Encontrar um meio termo entre as roupas que você tem disponíveis no guarda-roupa e o estilo que a companhia busca, é essencial para estar bem vestido sem precisar gastar muito. Em alguns casos, pode ser necessário dar uma passada numa loja de roupas direcionadas ao ambiente empresarial.
 

5 Dicas de Como Se Vestir Bem no Ambiente Profissional

 
Boa parte das empresas possui um dress code, código de vestir para a roupa de trabalho, um conjunto de regras que devem permear a escolha das peças que serão usadas no escritório.
 
Contudo, nem todo mundo consegue alinhar essas regras à montagem dos seus looks para trabalhar e, por isso, acabam escorregando nas produções e se tornando alvo de comentários maldosos dos colegas e, até mesmo, passando uma imagem de incompetência que não corresponde à realidade profissional. Mude essa situação com as 05 dicas que listei abaixo.
 

Dica 01 – Ambiente formal ou informal?

 
Algumas organizações não têm um estatuto definido a respeito de como os funcionários devem se vestir por acreditar que essa é uma questão implícita. Nesses casos, a primeira coisa a se observar é o grau de formalidade do ambiente. Numa agência de publicidade existe menos formalidade para a roupa de trabalho do que num escritório de advocacia que, por sua vez, também é diferente de uma clínica médica.
 
A dica é pensar qual a mensagem que se quer passar para os clientes da companhia, mesmo que não faça parte de suas atribuições recebê-los. O profissional que busca saber como se vestir bem, deve estar preparado para todos os imprevistos possíveis, incluindo atender clientes.
 

Dica 02 – Na dúvida escolha os básicos

 
Algumas pessoas são dotadas de um estilo pessoal bastante marcante, porém, esse gosto que é bem visto na moda social deve ficar longe do escritório. Se você já tentou muitas vezes montar looks para trabalhar com as peças do seu guarda-roupa atual e não achou que foi bem-sucedido, está na hora de visitar uma loja que tenha peças sociais para comprar itens básicos.
 
As mulheres devem apostar na aquisição de camisa branca, calça preta de alfaiaria e/ou saia lápis preta e blazer preto. Os homens devem optar por camisas sóbrias e, preferencialmente, de cores claras, como branco, azul claro e creme, assim como calças, que devem ser de bom corte e, também, em tons sóbrios. Essas peças vistas como básicos do escritório podem ser usadas em looks com peças mais informais, no caso de quem trabalha num ambiente mais despojado.
 

Dica 03 – Mantenha sempre a adequação

 
O segredo de como se vestir bem na vida, de uma forma geral, é estar adequado aos ambientes e atividades que se pretende realizar. Então, independente de como seja o grau de formalidade da companhia para a qual se trabalha, é essencial estar atento à adequação das peças, sensualidade e peças com estilo muito street devem ser deixadas de fora das produções profissionais.
 
Para as mulheres, a recomendação é usar peças que tenham modelagem mais afastada do corpo, mesmo no caso de itens mais justos, como saias lápis, por exemplo. Os homens devem evitar regatas e bermudas, pois essas peças não conversam com o ambiente empresarial. Roupas com estampas muito chamativas ou que tenham uma modelagem muito diferenciada, também devem ser evitadas para que o funcionário não se torne o centro das atenções.
 

Dica 04 – Cuidado com a sexta-feira casual

 
Algumas empresas, buscando criar um clima mais descontraído e produtivo, permitem que os colaboradores usem roupa de trabalho mais informal na sexta-feira, o que ficou conhecido como sexta-feira casual. Porém, não se deve levar o casual do nome ao pé da letra, ainda é necessário manter a adequação da produção para o ambiente em que se está.
 
Nesse dia, é possível substituir a calça social por uma calça jeans – desde que essa tenha um corte reto, não seja demasiadamente justa e não tenha lavagens muito chamativas – e a camisa por uma camiseta sóbria. Mas, atenção que é ou uma coisa ou outra, isto é, se você vai usar a calça jeans, opte por uma camisa e vice-versa. Essas dicas são válidas para homens e mulheres.
 

Dica 05 – Saiba fazer compras inteligentes

 
Conquistou um emprego novo e está querendo montar um guarda-roupa adequado para demonstrar que está preparado para o desafio? É uma ótima ideia, mas é importante evitar fazer compras por impulso e levar para casa itens que não agreguem aos seus looks para trabalhar e, ainda, levem boa parte do seu primeiro salário.
 
Antes de entrar na loja, faça uma lista de itens-chave para criar looks para a semana toda. Não precisa comprar uma grande quantidade de peças e sim os itens certos para que suas produções estejam alinhadas ao ambiente empresarial.
 
Com essas dicas você acha que está preparado para se vestir bem para o seu ambiente de trabalho? Comente comigo, quero saber sua opinião!

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