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Gestão de Pessoas

5 Dicas Para Motivar Sua Equipe em Tempos de Crise

Os tempos de crise são complicados para a sociedade de uma forma geral. Nas empresas, o desafio está em saber como manter os colaboradores motivados mesmo com um cenário de incertezas. No artigo de hoje darei dicas de como motivar uma equipe mesmo em momentos de recessão econômica ou, mesmo, de crise interna. Saiba como lidar com os seus funcionários para que se mantenham produtivos e empenhados em dar o seu melhor.
 

Como Motivar uma Equipe em 5 Passos e Vencer a Crise

 
Os momentos de crise já não são muito favoráveis e, se os funcionários desanimarem, poderá ficar ainda pior. Então, saber como motivar pessoas é fundamental para vencer a maré negativa e conseguir bons resultados. O segredo do sucesso é enxergar oportunidades onde os outros veem crise.
 

1 – Assuma uma Postura Otimista

 
O gestor é o cabeça da equipe e é natural que suas atitudes reflitam em todos, então, nada de se mostrar desanimado e sem esperanças. É muito importante que o líder assuma uma postura otimista, para mostrar aos colaboradores que se trata de uma fase e que, juntos, vocês irão passar por ela.
 
Vale dizer que esse otimismo deve ser genuíno e não adianta se mostrar confiante e, por dentro, estar cheio de medos. Ter uma pouco mais de cautela é necessário em qualquer época, principalmente em tempos de crise, mas confie no seu trabalho e incentive os seus funcionários a agirem da mesma forma. Por fim, não confunda otimismo com excesso de confiança, mantenha os pés no chão para que a equipe se sinta segura.
 

2 – Estipule Metas Para a Equipe

 
Todos nós precisamos de objetivos que nos deem motivos para continuar, então, faça isso pela sua equipe e estipule metas a serem alcançadas. Quando há uma razão pela qual trabalhar, todos se sentem mais motivados para fazer o que for preciso para alcançá-la. Incentive o trabalho em equipe, para que todos contribuam com a conquista dos objetivos propostos.
 
Um ponto importante a ser dito, é que é fundamental analisar bem a situação para traçar metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Elas podem, e devem, ser desafiadoras, mas se estiverem muito longe da realidade o efeito pode ser o contrário, pois os funcionários irão se sentir incapazes e desanimados.
 

3 – Faça Uso do Feedback Como uma Ferramenta de Crescimento

 
O feedback é uma forma simples e gratuita de motivar os seus funcionários e incentivá-los a se desenvolverem. Chamar cada um deles para uma conversa e dizer o que está achando do trabalho que vem realizando é uma ótima maneira de ressaltar os pontos fortes e mostrar aqueles que precisam ser melhorados.
 
Não se deve esquecer de que a intenção do feedback é o crescimento dos profissionais e nunca a punição ou o foco nas falhas. Então, tome bastante cuidado com as palavras que irá utilizar para não os desmotivar. Não foque em erros, mas sim em pontos que podem ser desenvolvidos. Dessa forma, eles se sentirão motivados a se aperfeiçoarem e verão na empresa o apoio necessário para isso.
 

4 – Faça Uso do Job Rotation

 
A técnica do job rotation consiste em fazer uma espécie de rodízio com os funcionários, alternando as suas funções. Assim, todos poderão conhecer melhor o trabalho dos colegas e, consequentemente, adquirir novos conhecimentos e habilidades. Essa é uma ótima maneira de motivar os funcionários e trazer frescor para a rotina da empresa.
 
Através do job rotation é possível descobrir talentos ocultos, que nem os seus colaboradores sabiam que tinham. Além disso, é uma excelente ferramenta para promover a empatia, já que, ao conhecer as dificuldades de outras funções, os profissionais passarão a ver o trabalho dos colegas sob uma perspectiva diferente.
 

5 – Invista em Treinamentos

 
Quando se fala em crise, a grande maioria das pessoas associa ao corte de custos, entretanto, isso não precisa significar que os treinamentos devem ser esquecidos. É sempre possível encontrar formas econômicas, ou mesmo gratuitas, de oferecer aos colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos e, com isso, mantê-los motivados.
 
Não deixe que o momento de crise atrapalhe o desenvolvimento dos seus funcionários e da empresa de uma forma geral. Peça a ajuda do responsável pelos recursos humanos e encontre formas de promover o conhecimento, que pode acontecer por meio de cursos online, palestras, dinâmicas, etc.
 

Faça da Crise Uma Oportunidade

 
Depois de conferir essas dicas é hora de começar a planejar como irá colocá-las em prática. Pode parecer difícil, em um primeiro momento, se manter confiante diante de uma situação de crise, mas basta dar o primeiro passo para começar a mudar a situação. Quanto mais positiva for a sua atitude em relação aos seus funcionários, mais eles irão responder da mesma forma, resultando em uma atmosfera motivadora para todos.
 
Os tempos de crise podem pedir que sejam feitas alterações no planejamento inicial, o que pode trazer novos caminhos e novas oportunidades de sucesso. Reúna a sua equipe e, juntos, poderão definir quais serão esses caminhos e como farão para segui-los. Acredite, os resultados podem te surpreender!
 
Você já passou por situações de crise na sua empresa? Como fez para manter a motivação dos colaboradores? Conte-me sobre sua experiência nos comentários abaixo.

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