O Que é Recorrência?

Recorrência é um modelo de pagamento que se caracteriza pela frequência com que é realizado e durante muito tempo esteve ligado somente a segmentos como assinatura de TVs e revistas, escolas, internet, academias entre outros. Contudo, a estabilidade que os pagamentos recorrentes conferem às empresas fez com que outros setores olhassem com mais atenção para essa possibilidade criando novos padrões de compras.

Entenda o que é Recorrência

Basicamente pagamento recorrente é aquele realizado para a aquisição de um serviço contínuo, uma espécie de assinatura com pagamento de mensalidades. Dessa forma durante o período em que o cliente se mantiver utilizando o serviço continuará realizando o pagamento das mensalidades.

Geralmente há um contrato em que se estabelece o prazo de duração dessa relação de compra recorrente, uma cláusula de segurança utilizada por muitas companhias é a do período mínimo. Se o cliente cancela o serviço antes do fim desse prazo paga uma multa por rescisão. Um exemplo é a assinatura de um clube de livros em que o consumidor paga um valor X mensalmente para receber uma obra em sua casa.

Características de pagamento recorrente

A seguir vou explicar com mais detalhes as principais características do chamado pagamento recorrente para que não fiquem dúvidas.

– Períodos predeterminados

Os pagamentos recorrentes de maneira geral se dão em períodos predeterminados que se refletem no uso ou entrega de produto dentro de um prazo. Os períodos podem ser semanais, mensais, semestrais, anuais e em alguns casos até diários. Normalmente esses serviços contam com planos de assinaturas em que o consumidor determina a recorrência com que deseja consumir o produto ou serviço.

– Automatização

Outra característica é que os pagamentos são realizados de forma automática, em boa parte dos casos por meio de cobrança no cartão de crédito ou débito automático, mas também pode acontecer no boleto bancário. Essa transação é capturada por um gateway ou sistema de pagamento.

– Não é parcelamento

A recorrência se caracteriza também por não tomar todo o limite do cartão de crédito do cliente haja vista que cobra somente uma parcela de cada vez e não o montante todo. Quando uma compra é parcelada significa que o cliente já efetuou o pagamento do item que é seu. No caso do pagamento recorrente o serviço continuará a ser entregue e cobrado com regularidade. Em caso de falha de entrega o consumidor pode buscar por seus direitos.  

O que é o pagamento de assinatura parcelada?

Ao falar sobre recorrência preciso mencionar ainda a categoria de pagamentos chamada de assinatura parcelada, em que há características de parcelamento e de pagamento recorrente. Nesse caso o valor da assinatura do serviço pode ser parcelada para que seja mais acessível ao orçamento do cliente. Por exemplo, o cliente adquire um curso web que dura seis meses e efetua o pagamento em 12 parcelas.

Meios de pagamento recorrente

Para quem deseja adotar o sistema de pagamento recorrente para os produtos ou serviços de sua companhia a dica é apostar no boleto bancário ou cartão de crédito. Embora quase todo mundo tenha cartão de crédito atualmente é interessante criar a opção de boleto para aqueles que desejam não comprometer o valor de crédito disponível para compras.

O ideal em termos de segurança é usar o sistema de carteira de cobrança com registro em que se deve efetuar o pagamento da taxa do boleto no momento da emissão (isto é, antes do cliente ter realizado o pagamento) garantindo o rastreamento do mesmo evitando a possibilidade de fraude.

Se preferir a companhia também pode usar o sistema de cobrança em cartão de crédito. Operadoras de crédito como a Cielo oferecem o serviço de cobrança de mensalidades por meio de sistema de débito automático ou cartão de crédito. Esse sistema torna mais fácil o acesso ao produto ou serviço porque não exige que o consumidor repita a operação de contratação todos os meses.

Por que a recorrência é uma boa alternativa?

Cada vez mais empresas têm utilizado o sistema de pagamento recorrente pelo fato de se mostrar uma solução sustentável para se manterem no mercado em médio e longo prazo. Um exemplo disso é a Amazon que passou a oferecer essa possibilidade para seus clientes. Se o indivíduo identifica que tem uma determinada demanda com prazo determinado pode cadastrar uma compra automática e recorrente no site.

Com tantas tarefas a realizar todos os dias é difícil tirar um tempo para passar escolhendo itens para comprar. O sistema de recorrência contribui para tornar esse processo mais simples e assim fidelizar o cliente. Talvez o seu público tenha o desejo de consumir seus produtos com maior frequência, mas não tem tempo para buscar por essas soluções com frequência. A recorrência entra nessa história como a solução ideal.

Gostou de saber o que é recorrência e como ela pode ajudar a impulsionar a sua empresa? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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