A Importância da Interação Entre a Marca e os Clientes
A qualidade do serviço de atendimento ao cliente deve estar entre as prioridades das empresas, pois é através dele que se cria um público fidelizado. As redes sociais criaram um ambiente muito mais propício para o desenvolvimento de interação entre as marcas e os seus consumidores, contudo, é determinante que elas saibam como usar essa ferramenta para construir relacionamentos sólidos.
Atendimento ao Cliente Que Gera Interação
O relacionamento com o cliente sempre foi visto como algo delicado pelas companhias que buscam a criação de um público fidelizado. Atualmente, com a difusão da internet, as ferramentas de atendimento se modernizaram e passaram a apresentar muito mais rapidez no tempo de resposta. Podemos dizer que, essencialmente, a diferença é a velocidade com que as demandas dos consumidores são atendidas. Empresas que sabem se valer de todo o potencial comunicativo das redes sociais chegam na frente dos seus concorrentes.
Uma das principais tendências, em termos de atendimento ao cliente, é a de trabalhar com um sistema de gestão dos canais de comunicação. Antes, as organizações tinham apenas um canal aberto para os seus consumidores, em geral esse canal era o telefone. Com o surgimento das redes sociais, se tornou mais comum que existam diferentes espaços em que os clientes podem ter respostas para as suas questões, de maneira que é crucial fazer a gestão dos mesmos. Todos os canais devem responder da mesma forma aos consumidores e manter um padrão de qualidade.
Entenda a Importância da Interação Entre Marca e Clientes
Abaixo listei alguns tópicos que indicam o quanto é relevante criar e administrar a interação entre marca e clientes.
Conhecimento do perfil do público-alvo
Uma empresa que tem apenas informações técnicas sobre o seu público-alvo não pode dizer que conhece o mesmo verdadeiramente. Saber quais são os produtos ou serviços que determinada parcela dos clientes adquire, é uma maneira de ter um conhecimento mais intrínseco da mesma. Uma estratégia, em termos de atendimento ao cliente, que tem sido muito utilizada por organizações de diferentes segmentos é a de programas de benefícios que incentivam a geração de pontos por meio de ações interativas.
Por exemplo, um programa de pontos pode ter uma dinâmica que ofereça uma quantia diferente de pontuação para os clientes que experimentarem produtos novos ou que realizarem compras em diferentes lojas da rede. Essa é uma forma de gerar interação que permite a criação de um arcabouço de informações a respeito dos consumidores. Quando se tem conhecimento, é mais fácil saber como manter os clientes interessados.
Personificação da marca
As pessoas gostam de sentir que sabem exatamente de quem estão comprando os produtos e serviços que fazem parte do seu dia a dia. Exatamente por isso, muitas marcas têm criado perfis em redes sociais na busca por uma personificação. Os perfis ajudam a criar uma identificação entre marcas e seus clientes, como se as próprias fossem pessoas. Esse tipo de perfil costuma agregar uma ideia de emissão de algo pessoal, as marcas se tornam quase pessoas que fazem parte da vida dos consumidores.
Acesso a dados através das redes sociais
O relacionamento com o cliente pode ser bastante fortalecido a partir do uso de dados gerados pela interação por meio de redes sociais. A forma como os usuários da rede reage a diferentes abordagens e postagens revela para as marcas quais são os produtos e serviços que têm mais proximidade com essas pessoas. Acima citei a importância de conhecer o seu público-alvo mais profundamente e, agora, apresento uma ferramenta muito interessante para tal forma de proceder.
Observação de problemas futuros
A gestão da interação e atendimento ao cliente permite que as empresas tenham uma visão mais clara a respeito de problemas que surgirão no futuro. Todos os dias, as necessidades dos seus clientes se transformam, acompanhando a evolução tecnológica e a forma de relacionamento entre as pessoas, que está cada vez mais dinâmica. As marcas que se mantêm abertas para a interação com os seus clientes conseguem ter uma percepção mais apurada dessas mudanças.
Retenção dos clientes
Sempre queremos voltar a lugares em que fomos bem tratados, isso vale também ao que diz respeito ao atendimento ao cliente, pois se uma companhia nos trata com mais respeito que sua concorrente, a tendência é que, na próxima compra, ela tenha a preferência. O poder da interação e da gestão do relacionamento com o cliente é inquestionável, no que concerne a manter uma carteira de clientes fieis.
Criação de um Relacionamento Entre Marca e Clientes
Tudo o que citei acima culmina nesse tópico, um relacionamento se baseia numa via de mão dupla, em que as duas partes entregam parte de seu tempo e dedicação. As marcas que compreendem que devem dar uma contrapartida para os seus consumidores se tornam as escolhas mais certas no momento da compra.
Você concorda que a interação entre marca e clientes é importante? Deixe o seu comentário contando a sua opinião sobre o assunto.