abertura-filial
Estratégias de Negócio

Abertura de uma Filial – O Que é Isso e Quais os Procedimentos Devo Tomar?

Expandir os negócios é uma meta para grande parte dos empreendedores. Entretanto, a abertura de uma filial é algo que requer muito planejamento para que se obtenha, de fato, resultados positivos.
 
Neste artigo vou abordar os aspectos que envolvem abrir uma segunda empresa e que vão te ajudar a descobrir se este é o momento certo para dar esse passo. Acompanhe.
 

Como Saber Se é a Hora Certa de Abrir uma Filial?

 
O primeiro passo é pensar se realmente é o momento para abrir uma filial. Pense nos seguintes fatores:
 
• Minha empresa está bem estruturada nos âmbitos administrativo e financeiro?
 
• Há oportunidade no mercado para mais uma empresa do meu segmento?
 
• Tenho um plano de negócios?
 
• Tenho disponibilidade para me dedicar quase que integralmente ao novo negócio pelo menos no início?
 
Se sua resposta for sim para todos os questionamentos acima, significa que realmente é hora de alçar novos voos e começar a pensar na abertura de uma filial.
 

O Capital Para a Abertura da Filial

 
Um ponto importante a ser levado em consideração na hora de abrir uma filial é pensar no capital que será necessário. A principal dúvida que vêm à mente dos empreendedores é se será melhor utilizar dinheiro próprio ou fazer um empréstimo.
 
Quando há pressa para realizar a expansão, um empréstimo pode não ser tão viável por causa da burocracia envolvida. Por outro lado, utilizar capital próprio pode acabar prejudicando o funcionamento da empresa matriz.
 
A verdade é que não há uma resposta pronta para a questão do capital e cada caso deve ser analisado individualmente. Claro que o ideal seria não precisar fazer nenhum empréstimo e utilizar capital próprio, mas sem prejudicar o caixa da matriz. Entretanto, esta é uma realidade um pouco distante para grande parte dos pequenos empresários.
 
Na hora de definir de onde virá o capital para abrir a sua filial, analise sua situação financeira e pesquise sobre quanto tempo essa segunda empresa irá demorar para dar retorno. Dessa forma você conseguirá obter a melhor resposta para agir correndo riscos calculados.
 

A Importância da Análise de Mercado

 
A realização de uma análise de mercado é outro ponto que deve ser levado em consideração ao decidir abrir uma filial. Descubra se há a real necessidade de mais uma empresa do setor na sua região ou na área que pretende abrir.
 
Reúna o máximo de informações que conseguir a respeito do mercado em questão. É importante fazer essa análise porque pensar apenas no sucesso que a primeira empresa faz é um tipo de informação muito rasa e não traz nenhuma garantia de que a filial irá repetir esse sucesso.
 

O Público-alvo

 
Pesquise e estude a respeito do público-alvo da sua filial e use essas informações para te ajudar na hora de definir a localização da nova empresa. Não é porque determinado produto é um grande sucesso em uma região que irá agradar aos consumidores de todo o país. Da mesma forma, um tipo de produto que tem uma quantidade de venda razoável em determinado local, pode ser um estouro em outros.
 
Prever o cenário requer muita pesquisa e dedicação ao novo projeto. Entrevistar pessoas, oferecer amostras e saber o que pensam os consumidores pode ser uma ótima forma de obter informações valiosas.
 

Mão de Obra Qualificada

 
Como diz o ditado, uma andorinha só não faz verão e você precisará ter uma equipe qualificada ao seu lado para trabalhar em prol do desenvolvimento da filial. Por mais que você já tenha uma certa experiência adquirida na primeira empresa, sempre existem situações novas que podem acontecer e te pegar desprevenido, nesses momentos, ter com quem contar é fundamental.
 
Um bom gestor deve saber delegar funções, já que é humanamente impossível conseguir fazer tudo sozinho. Por isso é importante contar com bons profissionais para te ajudar nessa missão.
 

Cuide da Sua Marca

 
Uma marca reconhecida é uma das maiores riquezas que uma empresa pode ter e conquistar o reconhecimento e a confiança dos consumidores não é algo fácil. Portanto, é fundamental abrir a filial tomando cuidado para continuar oferecendo o mesmo padrão de qualidade a fim de manter o sucesso de marca.
 
Esse é um tipo de cuidado ainda mais especial no caso de empresas que antes apenas eram fabricantes e agora vão passar a ter uma filial para comercializar os produtos. O atendimento deve estar alinhado com a qualidade do produto, pois um sem o outro acaba perdendo seu valor.
 

A Parte Burocrática Que Envolve a Abertura de uma Filial

 
Depois de fazer um estudo de mercado e levar em consideração todas as questões abordadas anteriormente, é hora de pensar na parte burocrática que a abertura de uma filial envolve. Você deve ir até a Junta Comercial da sua cidade e levar os seguintes documentos para arquivamento:
 
• Requerer o arquivamento na Junta Comercial do estado.
 
• Documento de alteração contratual para abertura de filial.
 
• Levar uma FCN (Ficha de Cadastro Nacional) para cada filial que for ser aberta.
 
• Comprovantes de pagamento dos serviços para registro do comércio.
 
Estes são os passos básicos que envolvem a abertura de uma filial dentro do mesmo estado da matriz.

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

follow-up-vendas
Estratégias de Negócio

Follow Up de Vendas: Sua Empresa Realiza?

PR-Marketing-O-Que-E-e-Como-Implementar-efetivamente-na-sua-estrategia-de-negocios
Estratégias de Negócio

PR Marketing: O Que É e Como Implementar efetivamente na sua estratégia de negócios

Investidores
Estratégias de Negócio

Os Stakeholders e Sua Importância para as Empresas

Missao-valores-visao
Estratégias de Negócio

Missão, Visão e Valores de uma empresa – Conheça os conceitos