Análise de Mercado e a Tomada de Decisão
Todos os dias, os gestores de empresas se veem diante de situações que exigem a tomada de decisões. Quem conta com uma boa análise de mercado tem menos chances de errar no seu diagnóstico e, assim, fazer uma escolha mais assertiva. Trata-se de não estar no escuro em relação ao que acontece no mercado de atuação e, com isso, ter as ferramentas de conhecimento essenciais para se destacar.
Como Fazer uma Análise de Mercado Eficiente Para a Tomada de Decisão
O papel do estudo de mercado é determinante para chegar a soluções relevantes para problemas que ainda não estão em pauta. Seria, mais ou menos, como ter uma visão do futuro e poder prevenir que pequenas dificuldades se tornem grandes barreiras. A seguir, listei algumas dicas de como realizar essa análise de maneira mais completa.
Estabeleça um Sistema Formal de Coleta de Informações
Num mercado cada vez mais competitivo, em que um mínimo detalhe faz diferença para a escolha dessa ou daquela marca, é essencial ter acesso a informações pontuais. Pensando nisso, indico que sua organização trabalhe com um sistema formal de coleta de informações, em que se estabeleça uma análise completa dos clientes que vá além de somente saber quem é o público-alvo.
Determinar que se pretende vender um produto X para um público composto por homens e mulheres entre 20 e 30 anos não é o bastante. O gestor precisa ter informações mais amplas como, por exemplo, saber se esse público prefere comprar à vista com desconto ou a prazo, se está disposto a pagar um pouco mais para ter uma experiência de compra mais agradável e assim por diante. Contar com pesquisas qualitativas e quantitativas é uma forma de ter acesso a respostas mais palpáveis.
Mapeie Diferentes Públicos
Para que a análise de mercado seja completa e contribua positivamente para a tomada de decisões de posicionamento da marca, é essencial conhecer todos os públicos que são impactados pela organização. Isso inclui mapear aqueles grupos de consumidores que não se encaixam exatamente na definição preliminar de público-alvo. É assim que muitas companhias descobrem novos nichos de mercado em que investir, podendo, até mesmo, desenvolver outras linhas de produtos específicas para esses consumidores, aumentando as suas vendas.
Frequência de Compras
Uma informação essencial de se ter em mãos para tomar decisões, é observar a frequência com que os clientes fazem compras dos seus produtos. Entender mecanismos, como sazonalidade ou mesmo saltos de tendências, é fundamental para montar um cronograma econômico de produtividade. Muitas empresas se tornam mais lucrativas a partir do momento em que olham com mais atenção para o seu mercado consumidor.
Saiba Quais São as Novidades Que os Consumidores Querem
Empreender análise de mercado com foco nos desejos futuros dos consumidores é o que determina quais são as empresas que estarão em alta nos próximos anos. Contudo, deve-se ter um equilíbrio entre implementar essas mudanças na linha de produtos, não esquecendo de atender as necessidades do presente. Em parte, o que as organizações precisam para se manter como destaques em seus mercados é acesso a dados – alguns básicos – que fazem diferença e que determinam melhores escolhas para os próximos passos.
Estude a Concorrência
O estudo de mercado focado na concorrência é essencial para saber quais são as barreiras enfrentadas mais adiante. Os concorrentes, assim como a sua organização, estão empenhados em chegar ao posto de líder do setor e farão de tudo para conseguir isso. Porém, não esqueça que a sua empresa não pode se pautar somente pelos passos seguidos pela concorrência. As análises externas são tão essenciais quanto às internas.
Esteja Atualizado a Respeito das Inovações Tecnológicas
Uma das palavras-chave quando o assunto é produtividade é otimização. Basicamente, significa tornar um processo mais simples e rápido de ser feito com a ajuda da tecnologia. Atualmente, o processo de inovação tecnológica tem se tornado constante e o que era apenas um desejo hoje pode se tornar realidade amanhã.
Estar atualizado a respeito dessas novidades é uma maneira de estar sempre um passo a frente dos seus concorrentes. Decidir substituir um processo analógico por outro tecnológico ou, mesmo, trocar o equipamento que pode estar se tornando obsoleto é algo que exige bastante estudo, pois se trata de um investimento considerável.
Utilizando os Dados Obtidos em Análises de Mercado
Ter acesso aos dados é só o primeiro passo, para que decisões melhores sejam tomadas a empresa deve desenvolver um trabalho de conversão em informações. Dados soltos são apenas pontos, somente com a leitura correta deles é possível traçar linhas que dão origem a contornos de imagens. A informação é a melhor ferramenta para ser destaque no mercado e, para conseguir usá-la efetivamente, é necessário trabalhar com sua interpretação. Nada é mais poderoso do que o saber, lembre-se sempre disso.
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