Anna Melo, conheça a história da empreendedora que vende doces para alérgicos.

Anna Melo é um exemplo de que as oportunidades de empreendedorismo muitas vezes surgem de aparentes desafios. A ideia de criar uma empresa de doces para alérgicos surgiu quando a filha da empresária nasceu com restrição alimentar. No dia a dia ela descobriu que havia poucas opções de doces sem glúten, leite, soja e ovo. Mais do que o dilema de como oferecer esse doces saborosos para a sua filha, Anna, se deu conta de que havia encontrado um buraco no mercado.

Doces para alérgicos: o case de sucesso de Anna Melo

Dona da marca A Loloçura, Anna Melo iniciou sua jornada empreendedora praticamente no susto. Apaixonada por vendas a empresária se viu sem emprego e com o desejo de oferecer ao mercado aquilo que ele não entregava para a sua filha com restrição alimentar. Quando foi demitida ela conseguiu capital para dar início ao fabrico de doces sem leite, ovo, soja ou glúten.

As etapas seguintes acabaram transcorrendo mais rapidamente devido a sua participação num programa de televisão com outras mães que assim como ela tinham um objetivo focado no bem-estar de seus filhos. Em apenas 15 dias ela saiu do estágio de não ter nem um nome para a sua marca para a participação no primeiro evento. É interessante mencionar que mesmo não tendo tido tempo de estruturar o negócio no papel, Anna já conhecia bem o mercado do ponto de vista de consumidora.

O mercado

O período que Anna dedicou a procurar opções de doces para a sua filha contribuiu significativamente para os seus acertos nesse início acelerado do seu negócio. Ela já sabia quais empresas restringiam cada tipo de fator alérgeno de maneira que entendia onde o seu público em potencial estava. Foi dessa forma que a A Loloçura nasceu e chegou ao mercado.

Anna soube gerenciar a necessidade de uma estruturação mais rápida e que queimou algumas etapas com procedimentos práticos. As redes sociais e o canal de vendas foram criados posteriormente, teria sido bom chegar ao mercado com essas estruturas prontas, mas a oportunidade para se divulgar chegou primeiro. Essa é uma lição importante para quem deseja empreender, as oportunidades precisam ser aproveitadas em seu máximo.

Ingredientes: o principal desafio

Cada tipo de negócio tem suas próprias particularidades, no caso de uma marca de doces para alérgicos o ponto crucial diz respeito à compra de ingredientes. Por se tratar de produtos muito específicos, Anna, precisa fazer pedidos maiores quando faz as compras e isso gera uma oscilação significativa nas finanças d’A Loloçura.

Em alguns momentos, a empresária tem gastos muito elevados e em outros mantém a produção a partir do estoque com gastos mais baixos. Estar preparada para os momentos em que é necessário fazer reinvestimento em estoque e trabalhar para escoar a produção dentro do prazo é um diferencial para manter a companhia financeiramente saudável.

O desafio aumenta pelo fato de que Anna é a responsável por todo o trabalho da marca, isto é, ela produz os doces, capta clientes, responde demandas dos consumidores, faz os pedidos de insumos, agiliza as entregas, administra o negócio e ainda é mãe. No dia a dia a empresária tenta distribuir seu tempo com inteligência para conseguir resolver todas as pendências com assertividade.

Dificuldades

O fato de gostar de vender contribui para que a rotina de Anna como empresária não seja tão pesada para ela, contudo, acumular as funções de produção e gerenciamento realmente dificulta o caminho. No seu dia a dia a empresária dedica as suas manhãs para a sua filha, a tarde ela estuda novas receitas para incrementar o seu portfólio de produtos e a noite efetivamente produz.

Embora reconheça que as coisas acontecem num ritmo cansativo, Anna, considera que essa é a melhor vida que poderia ter, afinal pode se dedicar a cuidar da sua filha e ainda fazer algo significativo. Nesses casos a preocupação do empreendedor deve ser a de profissionalizar cada vez mais a sua produção para deixar as dificuldades mais simples de gerenciar.

Redes sociais

Negócios como a A Loloçura dependem da divulgação boca a boca, que nos tempos modernos acontece clique a clique. Quando um cliente posta que comprou os doces e está satisfeito acaba chamando a atenção de outros potenciais interessados. As redes sociais são cruciais para marcas que trabalham com produtos tão segmentados porque conseguem chegar aos seus nichos consumidores.

No momento em que um alérgico descobre a marca e identifica toda a dedicação de Anna em desenvolver produtos de qualidade e que atendam as suas demandas tende a indicar para seus conhecidos. A conquista de novos clientes constantemente é o que sustenta empresas que caseiras como essa e contribuem para o fortalecimento da cultura empreendedora.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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