Aporte Financeiro: O Que Fazer Para Conseguir?

O aporte financeiro é uma chave vital para o crescimento de empresas, especialmente startups, que buscam escalar seus negócios. Este artigo pretende ser um guia passo a passo, explicando a análise e as ferramentas que devem ser usadas para obter apoio financeiro. Vamos mergulhar nisso!

O que é Aporte Financeiro?

O aporte financeiro é um investimento que uma parte (investidor) faz em outra (investido). As empresas que recebem este aporte financeiro podem usar este capital para diversos fins, desde o pagamento de dívidas até o investimento em um novo produto ou serviço.

A necessidade do aporte financeiro é evidente para as startups, pois muitas vezes elas não possuem capital suficiente para executar seus planos e premissas de forma autônoma, ou ainda, necessitam desses recursos para acelerar seu crescimento.

Tipos de Aporte Financeiro

Existem diferentes fontes de aporte financeiro disponíveis para as empresas. Alguns dos mais comuns incluem:

1. Investidor Anjo

Este é um indivíduo (ou empresa) com experiência nos mercados financeiro e empresarial que acredita no potencial de crescimento de uma empresa e está disposto a investir seu próprio dinheiro nela.

2. Fundos de Capital de Risco

Estes são fundos que investem em empresas com alto potencial de crescimento. Esses investidores buscam empresas de pequeno e médio porte que precisem de aporte financeiro para expandir sua atuação no mercado e que já possuam faturamento significativo.

3. Plataformas de Crowdfunding

Estas plataformas permitem que várias pessoas invistam pequenas quantidades de dinheiro em uma empresa ou projeto. Isso democratiza o acesso ao capital e permite que as startups captem dinheiro de vários investidores ao mesmo tempo.

A Importância do Aporte Financeiro para as Empresas

Sem um aporte financeiro, uma startup com alto potencial de escalabilidade e lucratividade dificilmente consegue sobreviver. Para desenvolver soluções inovadoras, muitas vezes disruptivas e radicais, esses novos negócios queimam muito caixa antes que os lucros apareçam.

O aporte financeiro, portanto, é o que garantirá a sobrevivência da startup até o break-even point, ou seja, o ponto em que a empresa começa a gerar lucro.

Como Conseguir Aporte Financeiro?

Para conseguir um aporte financeiro, você precisa estar preparado e ter um plano bem definido. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aumentar suas chances de conseguir um aporte financeiro:

1. Mantenha a documentação contábil em dia

Ter todos os seus documentos contábeis em ordem é fundamental para qualquer negociação de aporte financeiro. Isso mostra ao investidor que você está levando a sério o gerenciamento financeiro de sua empresa.

2. Crie projeções realistas

Ao procurar um aporte financeiro, você precisará mostrar ao investidor uma projeção financeira dos próximos passos de sua empresa. Essas projeções devem ser realistas e bem fundamentadas.

3. Determine previamente a aplicação do aporte financeiro

Antes de procurar um aporte financeiro, você deve ter uma ideia clara de como planeja usar o dinheiro. Isso demonstra ao investidor que você tem um plano sólido para o crescimento de sua empresa.

4. Conheça suas métricas

Entender as métricas financeiras de sua empresa é fundamental para qualquer negociação de aporte financeiro. Isso mostra ao investidor que você tem um bom controle sobre a saúde financeira de sua empresa.

5. Conheça o investidor

Antes de abordar um investidor potencial, faça sua pesquisa e entenda o que eles estão procurando. Alguns investidores têm preferências específicas em termos do tipo de empresas em que gostam de investir, então certifique-se de que sua empresa se encaixa nesse perfil.

Conclusão

Conseguir um aporte financeiro é um passo importante no crescimento de uma empresa. No entanto, é importante lembrar que o aporte financeiro é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios. Portanto, mantenha o foco em construir um negócio forte e sustentável, e o aporte financeiro virá como resultado de seu trabalho duro e dedicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01