Apresentação de Empresa – Dicas de Como Apresentar a Sua de Forma Correta

Saber fazer uma boa apresentação de empresa em diferentes situações do contexto corporativo é essencial para captar um amplo leque de clientes, com diferentes perfis e motivações. Às vezes numa rápida apresentação feita durante um café é possível fechar um negócio com mais vantagens do que numa reunião formal, no entanto, é crucial saber utilizar as palavras corretas para convencer o consumidor.

Dicas Para uma Boa Apresentação de Empresa: Feche Mais Negócios em Diferentes Momentos

Abaixo vou explicar como fazer uma apresentação focada nos pontos fortes da sua companhia em contextos diversos. A capacidade de explanação e persuasão é essencial para ter maior sucesso comercial.

– Toda oportunidade é uma oportunidade válida

O dia todo estamos em contato com pessoas, falando com elas a respeito dos mais variados temas e não se surpreenda se perceber que em boa parte dos casos você acaba falando a respeito da sua organização. Seja numa fila de banco, no elevador, numa viagem aérea enfim em qualquer contexto é importante saber como apresentar o seu negócio com assertividade e sem que o tema se torne enfadonho para quem ouve.

Mesmo que a pessoa com quem você está conversando não tenha interesse direto na sua empresa pode ser que ela indique seu empreendimento para algum conhecido de maneira a se tornar um divulgador. Como não há como saber quando uma conversa irá gerar uma oportunidade é interessante se dedicar a fazer o seu melhor em todas.

– Fale sobre o começo do negócio

Ao apresentar a sua empresa para alguém que não teve nenhum contato com a sua marca até então não deixe de falar a respeito de como a ideia nasceu, isto é, como você identificou a oportunidade para se inserir no mercado. No entanto, tenha cuidado para não dar muitos detalhes que podem deixar o interlocutor entediado com o passar do tempo. A boa apresentação de empresa é aquela que mantém a outra pessoa interessada no tema.

– Evite obviedades

Uma das piores atitudes que podemos tomar durante uma conversa é presumir que a pessoa que nos ouve não sabe nada a respeito do que estamos falando e acabar dando muita ênfase em detalhes óbvios. Conforme o assunto for fluindo você conseguirá identificar o quanto a outra pessoa sabe ou tem entendimento de maneira a poder evitar criar uma situação desagradável em que pareça que o outro está sendo subestimado.

– Conheça o perfil das pessoas com quem está conversando

Ao iniciar uma conversa, uma palestra ou uma reunião para apresentar a sua companhia é essencial saber quem é o público que está ouvindo para adequar a linguagem bem como as informações de acordo com o seu interesse. Em situações mais específicas como reuniões em que estão sendo apresentados projetos que serão realizado em parceria com outras organizações é essencial ter esse cuidado para que a outra parte tenha acesso a todas as informações pertinentes read moreÂ…

– Explane sobre os benefícios da sua empresa

Para ‘vender’ a ideia de que negociar ou comprar da sua companhia é um bom negócio é importante falar a respeito dos benefícios que a sua marca pode oferecer. Antes de começar a explicar quais são os preços e condições é necessário deixar claro para a outra parte porque é interessante para ela fazer essa aquisição. Ninguém compra algo que acredita que não necessita, não se esqueça disso.

– Bom humor e simpatia

Todo mundo tem uma predisposição maior para ouvir uma pessoa bem humorada e simpática do que alguém que parece estar o tempo todo com vontade de terminar logo o discurso. Contudo, saiba que a descontração deve ter a medida correta, evite ser o ‘engraçadinho’ que nunca fala nada concreto e definitivo. O cliente não pode ficar em dúvidas se você está falando sério ou brincando. Conquiste o interlocutor com simpatia para que ele assimile melhor a mensagem a respeito da sua organização.

– Cuidado com os números

Falar a respeito de números é importante na apresentação de um negócio, mas deve ter moderação, pois com o passar do tempo vai desviando a atenção dos interlocutores. Muitos números acabam criando uma sensação de desconfiança e impedem que informações mais importantes sejam devidamente retidas. Sendo assim faça sempre uma peneira dos números e gráficos que farão parte da sua apresentação.

– Desenvolva a apresentação da sua empresa

Muitos empreendedores copiam modelos de apresentação da internet, não seja uma dessas pessoas, pois a apresentação da sua companhia deve ser exclusiva e focada na sua maneira de atuar no mercado. A identidade da apresentação é um ponto diferencial que fará com que sua organização consiga se destacar no mercado, então não se renda as cópias, crie seus próprios slides e textos. O encanto está no que temos de peculiar e não no que temos de igual.

Como você apresenta a sua empresa? Comente abaixo!

 

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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