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Avaliação de Produtos – Como Fazer na Sua Empresa?

Ter um sistema de avaliação de produtos consistente em sua empresa é fundamental para garantir o crescimento de sua participação no mercado assim como manter o seu foco no ponto que interessa, o público consumidor. Marcas que não fazem uma avaliação da aceitação dos seus produtos com alguma frequência tendem a ter dificuldades de se manter a longo prazo no mercado.

Como Fazer Avaliação de Produtos?

Para quem está se fazendo essa pergunta listei algumas dicas que tornarão mais fácil esse processo de se colocar sob o ponto de vista dos consumidores entendendo o que eles esperam e como enxergam a sua organização.

– Usando as redes sociais como termômetro

Uma técnica relativamente simples para fazer a avaliação da aceitação de um determinado produto é através da observação de como ele está se saindo nas redes sociais. Quando os consumidores ficam satisfeitos com algo que compraram tendem a compartilhar a aquisição, marcar amigos, colocar legendas com mensagens positivas enfim demonstram a sua alegria.

Se o item em questão não está sendo bem recebido pelo mercado consumidor os posts referentes ao produto terão um viés negativo como mensagens que declarem o quanto há insatisfação ou até mesmo comentários na página da marca. A partir desses relatos de como está sendo o relacionamento dos compradores com os produtos é possível determinar se existe ou não aceitação pelo público consumidor.

– Reúna e mensure dados

Todos os dias o seu negócio gera dados que podem ajudar a fazer um diagnóstico de sua situação no mercado assim como a respeito da aceitação dos produtos, contudo, se o empresário não está atento a isso essas informações podem acabar se perdendo. Para que fique mais claro vou exemplificar da seguinte maneira, quando uma venda é realizada ela gera o dado em relação ao item que foi comercializado assim como pode se tornar informação sobre o perfil do público consumidor.

O primeiro passo é estabelecer o uso de softwares para o controle das vendas e das rotinas do seu negócio. A segunda etapa é começar a fazer a mensuração dos dados que são coletados, incluindo as informações extraídas das redes sociais. O objetivo é que esses dados passem a contar histórias indicando o quanto os seus produtos têm conseguido atender as demandas dos consumidores e em que momentos as vendas têm crescido substancialmente.

– Realização de pesquisas de mercado

Esse é o método tradicional de avaliação de produtos, por assim dizer, permitindo obter respostas a respeito da aceitação dos itens diretamente com a fonte, isto é, os clientes. As pesquisas permitem que tenha resultados com credibilidade e que apontem quais são os pontos que podem ser melhorados para que a companhia expanda a sua participação no mercado.

Dentre os pontos positivos dessas pesquisas estão a compreensão do quanto a concorrência influencia na perda ou conquista de novos clientes assim como os motivos que levam alguns consumidores a deixar de comprar da sua marca. Tendo os resultados de uma pesquisa de mercado é possível até mesmo elaborar novos produtos para fortalecer a companhia diante dos concorrentes.

É interessante ressaltar que essas pesquisas podem ter caráter quantitativo (por meio de preenchimento de formulários, questionários, ligações etc) ou qualitativo (pesquisas exploratórias que visam fazer a interpretação de informações profundas). A escolha do perfil de pesquisa depende muito do momento pelo qual a companhia está passando, se os seus produtos comparativamente estão no mesmo nível de qualidade da concorrência, mas ainda assim não conseguem se estabelecer diante do público pode ser válido fazer uma pesquisa qualitativa investigando questões subjetivas do relacionamento com os compradores.

– Tenha um serviço de atendimento ao consumidor eficiente

O acompanhamento dos clientes no pós-compra tem grande impacto para a construção da imagem da sua marca assim como para o conhecimento da maneira como os consumidores estão avaliando os seus produtos. É uma etapa que permite ficar a par dos principais problemas que os consumidores costumam ter com os itens da sua companhia. Com essas informações é possível fazer alterações pertinentes.

Contratando uma Empresa Terceirizada Para a Avaliação

A avaliação de produtos é fundamental para organizações de todos os segmentos, no entanto, em alguns casos pode ser interessante contratar um serviço terceirizado para fazer essa avaliação. Essa é uma medida relevante em especial para as companhias de maior porte e com mais linhas de itens no mercado. Dependendo da quantidade de braços que a corporação possui, pode se tornar uma missão complicada avaliar todos eles.

As respostas relativas ao desempenho dos produtos de uma marca diante do seu público-alvo influenciarão na condução dos rumos da organização. No caso de empresas de menor porte, é possível realizar esse processo de avaliação internamente desde que sejam utilizados métodos profissionais e haja assertividade no procedimento.

Gostou dessas dicas a respeito de como fazer avaliação de produtos na sua companhia?

 

 

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