Bem-estar no local de trabalho para otimizar os resultados da sua empresa. Saiba mais

Investir em estratégias focadas na promoção do bem-estar dos colaboradores da empresa pode significar um aumento substancial na produtividade. Quando os profissionais estão inseridos num contexto corporativo desagradável e tóxico tendem a ter menos foco na realização de suas atividades com o máximo de seu potencial bem como ficam doente com maior frequência passando muito tempo ausentes.

Bem-estar no local de trabalho: por que faz diferença?

Começo destacando que ambiente de trabalho não se resume as instalações físicas da empresa, estende-se para a cultura organizacional e benefícios oferecidos para os colaboradores. Obviamente que uma estrutura bonita e com espaço adequado para que os profissionais tenham conforto no decorrer de sua jornada de trabalho é essencial, mas os cuidados de bem-estar não param por aí.

Companhias que oferecem bons salários, programas de vantagens, plano de carreira, flexibilidade de horários, estrutura horizontal (com menos hierarquização) entre outros tópicos se tornam mais atraentes para os seus colaboradores (aumentando a retenção de talentos) e para os melhores profissionais do mercado. Ouvir as sugestões dos funcionários para melhorias na organização é o primeiro passo para construir um ambiente mais sadio.

5 Dicas de como melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho

Continue lendo e confira as dicas que listei a respeito de como oferecer mais bem-estar no ambiente de trabalho da sua organização otimizando assim os resultados dos seus colaboradores.

1 – Diagnóstico da estrutura

O primeiro passo para melhorar a sensação de bem-estar no ambiente de trabalho da sua empresa é fazer um diagnóstico da situação atual. Avalie, por exemplo, como é a acústica do escritório. Dificilmente as pessoas conseguem trabalhar com tranquilidade e concentração num ambiente muito barulhento. Mudanças como o isolamento acústico das salas com mais ruídos já contribui para uma sensação de conforto.

Prossiga fazendo uma avaliação criteriosa da ergonomia do mobiliário do escritório bem como da assertividade da luminosidade. Essas inadequações podem acarretar no desenvolvimento de problemas de saúde e com certeza não ajudam ninguém a se tornar mais dedicado as suas atividades. Fique atento ainda a qualidade do ar, ambientes com muito pó e ácaros podem agravar quadros alérgicos assim como ar-condicionado muito gelado pode incomodar pessoas mais sensíveis.

2 – Investimento em atividades de bem-estar

Já faz algum tempo que empresas de diferentes setores vem investimento na criação de uma estrutura voltada para o aumento da sensação de bem-estar dos seus colaboradores seja na forma de uma área para a realização de ginástica laboral, cadeiras de massagem ou cursos de capacitação como de idiomas ou softwares.

É interessante destacar que os benefícios podem ser oferecidos dentro da organização ou fora dela por meio de parcerias com escolas, academias, restaurantes (com descontos para os funcionários) entre outros. Os seus funcionários podem inclusive dar sugestões a respeito do que desejam receber como incentivo. Isso faz com que as pessoas trabalhem com mais motivação.

3 – Flexibilidade de horários e home office

Preocupar-se com a qualidade de vida do funcionário é uma forma de lhe oferecer mais bem-estar no ambiente corporativo. Muitas empresas já oferecem a opção de trabalho home office em um ou dois dias da semana. Basicamente se trata de permitir que o funcionário realize as suas tarefas remotamente.

A produtividade deve ser colocada em primeiro lugar deixando de lado convenções como a presença física no escritório, claro que quando esse sistema funciona para a realidade da companhia. Uma alternativa mais alinhada com a realidade de grande parte das organizações é a flexibilização de horários, a possibilidade de entrar ou sair mais cedo repondo as horas em outro momento. O uso de banco de horas pode ser uma forma de gerir essa flexibilização.

4 – Opções de alimentação saudável

Se a sua companhia tiver espaço vale a pena considerar construir ou reformar o refeitório permitindo que os funcionários tenham um estilo de vida mais econômico e saudável podendo levar suas refeições prontas de casa. O ritmo acelerado do horário de almoço pode fazer com que boa parte dos funcionários acabe se alimentando mal. Ter uma alimentação mais saudável contribui para melhorar o humor e a saúde dos seus funcionários.

5 – Clima organizacional saudável

O respeito entre os funcionários deve ser estimulado com uma série de políticas de observação de perto dessas interações com a correção de situações com algum viés abusivo ou fora do aceitável. Permitir que haja a formação de picuinhas, fofocas e bullying no escritório faz com que se perca o foco na produtividade e na qualidade do trabalho realizado. É importante focar na contribuição e respeito mútuo como bases para o funcionamento da empresa formando um ambiente com maior motivação.

Gostou das dicas de como aumentar o bem-estar no ambiente de trabalho? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright:  528930796 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01