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Captador de Clientes x Vendedor – Quais as Diferenças?

A figura do captador de clientes está cada vez mais presente dentro de empresas de diferentes portes e segmentos. Porém, ainda há muitas dúvidas a respeito da diferença entre as funções desse profissional e as de um vendedor. Compreender exatamente o que faz parte do escopo do trabalho do captador é fundamental para distinguir com assertividade o seu papel daquele que cabe ao vendedor.

Captador de clientes: O que esse profissional faz?

A função principal do captador de clientes é prospectar e qualificar os leads para que a equipe de vendedores receba uma lista com os que são mais ‘quentes’, isto é, mais propensos a realizar a fechar o negócio. Os captadores sabem qual é o perfil de cliente ideal da companhia para a qual trabalham bem como entendem quais são as suas demandas.

Faz parte do trabalho desse profissional saber qual é o porte das potenciais empresas clientes bem como outros detalhes que as qualificam como leads mais relevantes. Com a lista de características dos potenciais clientes devidamente elaborada os captadores passam para a segunda etapa que consiste em prospectar. Para que a escolha dos leads aconteça com assertividade são usadas técnicas e estratégias específicas.  

Atividades do captador de clientes

A seguir elaborei uma lista com as atividades que fazem parte do dia a dia de trabalho do captador de clientes:

1 – Estudo do perfil de cliente ideal;

2 – Prospecção;

3 – Comunicação com os potenciais clientes (via ligação telefônica, e-mail, redes sociais entre outros), geralmente esses profissionais trabalham com metas nesse quesito;

4 – Qualificação de leads, a verificação da adequação dos contatos selecionados ao perfil de cliente ideal;

5 – Contato para agendar visitas e apresentação da equipe de vendedores (os que efetivamente vão atender os clientes);

6 – Cadastramento dos clientes no sistema da companhia bem como a alimentação com outros dados relevantes que surjam durante os contatos iniciais.

Essas são apenas algumas das funções assumidas pelos captadores de clientes dentro de uma companhia, ficou evidente que eles muito importantes para o empreendimento pelo fato de prospectar e selecionar clientes com mais foco reduzindo as chances dos vendedores investirem tempo em perfis furados.

Captador de clientes x vendedor: Quais são as diferenças?

As funções de captador de clientes e vendedor são diferentes, mas complementares, aliás, o bom desempenho do segundo depende da dedicação do primeiro. A seguir vou apresentar as principais diferenças entre eles.

1 – Objetivo

Os dois profissionais têm objetivos distintos, embora, complementares. O captador irá focar na definição do perfil ideal, bem como buscar por potenciais clientes que estejam dentro dessas características. Por sua vez o vendedor irá atender efetivamente esses indivíduos, ou seja, vai realizar o trabalho de venda propriamente dito.

2 – Acompanhamento da jornada do cliente

O captador analisa e conhece os potenciais clientes no processo inicial, porém, não se mantém acompanhando a jornada do cliente como um vendedor faz. O relacionamento que os dois profissionais estabelecem com os clientes também se mostra diferente. O primeiro contato do potencial interessado (na fase de prospecção) é com o captador enquanto que num segundo momento e em longo prazo passa a ser com o vendedor.

Porém, não subestime a importância dessa ‘triagem’ inicial para chegar aos melhores perfis de clientes para a sua companhia. Os dois profissionais – captadores e vendedores – têm funções essenciais.

Essas são as duas diferenças mais marcantes entre o captador de clientes e o vendedor, ambos são relevantes dentro das empresas e contribuem para impulsionar as vendas bem como consolidar a marca da sua empresa diante do público de interesse. A especialização das atividades ligadas ao setor de vendas contribui para que os clientes se sintam mais satisfeitos com o atendimento.

Um captador de clientes pode ser vendedor também?

Tecnicamente não há nenhum impedimento para que as duas funções sejam realizadas por um mesmo profissional, mas é necessário atentar para o fato de que são atividades profissionais que demandam grande foco para que sejam corretamente realizadas. Sendo assim é interessante que as funções sejam separadas deixando tempo hábil para que o captador se dedique a investigar melhor o perfil dos clientes bem como para que o vendedor possa somente prestar atendimento.

Além disso, poder contar com um profissional especializado em captar clientes fará toda a diferença para o sucesso da sua companhia no setor de vendas. Ao se dedicar exclusivamente a uma tarefa o profissional passa a encará-la com mais naturalidade bem como tende a se aprimorar mais frequentemente. A divisão da equipe em dois grupos (um responsável pela captação e outro pelo fechamento de negócios) ainda contribui para agilizar os processos tornando a organização mais bem-sucedida.

Gostou de saber quais são as diferenças entre captador de clientes e vendedores? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais.

 

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