Cartão BNDES Para MEI – Como Solicitar?

Se você é MEI pode solicitar um cartão BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para ter acesso a crédito com taxas de juros menores para investir no crescimento do seu negócio. O objetivo é oferecer crédito mais barato para empresas de pequeno porte que em muitos casos acabam se endividando por necessitar de aporte financeiro e buscar esse incremento em fontes que não conseguem pagar a médio e longo prazo.

Cartão BNDES: O que é?

Atualmente, o cartão BNDES representa uma das formas de crédito mais utilizadas por empresários que desejam aumentar a atuação das suas companhias no mercado. O crédito obtido por meio desse cartão somente pode ser para investimento corporativo, isto é, não pode ser usado para o pagamento de despesas pessoais. Esse cartão somente pode ser solicitado por pessoas jurídicas, como o MEI possui CNPJ pode ser fazer o pedido do cartão.

O que o cartão BNDES pode financiar?

A linha de crédito oferecida pelo cartão BNDES permite adquirir bens, insumos e serviços para a sua empresa. No escopo de possibilidades de compra com esse cartão estão desde veículos como carros e caminhões até computadores, maquinário, embalagens, materiais para a construção civil, serviços de avaliação entre outros.

Com esse crédito não é possível comprar terrenos, imóveis, produtos importados (com exceção de maquinário e equipamentos do segmento de vestuário e confecção) e serviços que não sejam devidamente autorizados pelo BNDES. Algo importante de esclarecer é que o cartão somente pode ser usado para a aquisição de bens novos, produtos usados não poderão ser financiados com o seu cartão. O mais importante é verificar no site do cartão quais são os itens que podem ser ou não financiados pelo BNDES.

Condições do cartão BNDES

Esse cartão oferece taxa de juros de 1,47% ao mês e a possibilidade de parcelar em até 48 vezes fixas. Lembrando que mesmo que as condições de crédito sejam melhores com esse cartão é essencial que o empresário tenha cuidado ao fazer a contratação desse empréstimo para não acabar tendo problemas com o pagamento dos valores solicitados a médio e longo prazo. As finanças da sua companhia devem ser bem cuidadas para evitar dificuldades no futuro.

Como solicitar o cartão BNDES?

Os interessados em solicitar o seu cartão BNDES devem estar com a sua documentação de MEI em dia além de ter certidões negativas, faturamento anual inferior a R$ 300 milhões de reais e uma sede em território nacional. Além disso, é necessário ter conta corrente aberta num dos bancos parceiros que listei abaixo com as suas respectivas bandeiras de crédito.

– Banestes (Cabal)

– Banco do Nordeste (Visa)

– Banrisul (Visa)

– Banco do Brasil (Elo)

– Bradesco (Elo)

– Banco Santander (Visa)

– Caixa (MasterCard)

– Itaucard (MasterCard)

– SICOOB (Cabal)

– Sicredi (Cabal)

– BRDE (Cabal)

Passo a passo para solicitar o cartão BNDES

Abaixo apresentarei o passo a passo de como solicitar o seu cartão BNDES:

1 – Site do cartão BNDES

O primeiro passo para a solicitação do seu cartão é acessar o site do cartão.

2 – Preencha os dados solicitados

Ao acessar o site clique em “Solicite seu Cartão BNDES” e então informe no local indicado o CNPJ de quem está solicitando, digite somente os números.

3 – Tipo de negócio

Nesse passo você deverá selecionar qual é o tipo de controle do seu empreendimento. Informe o CNAE Fiscal, se você não tiver conhecimento deste número quando estiver preenchendo os dados selecione qual é o seu setor de atuação, seu ramo de atividade e escolha a descrição de CNAE Fiscal que lhe parecer mais adequada.

4 – Banco emissor

O site então oferecerá a possibilidade de escolher um banco emissor para o seu cartão, acima apresentei as opções com as suas devidas bandeiras de crédito.

5 – Avançar

Confira os dados que foram preenchidos e então clique em “Avançar”.

Análise de crédito

É importante dizer que há análise de crédito para a concessão desse cartão sendo a mesma de responsabilidade do banco emissor. Todo o relacionamento com a companhia solicitante do cartão também fica a cargo da instituição. Eventuais cobranças serão realizadas pelo banco emissor bem como a aplicação de tarifas.

Atenção

Para que a sua organização possa solicitar o cartão BNDES é necessário estar em dia com o FGTS, INSS, RAIS e tributos federais. Existe a possibilidade de solicitar o seu cartão se estiver cumprindo acordo de regularização da situação fiscal da sua empresa. Verifique se há pendências registradas e lembre-se que em muitos casos isso é resultado de uma gestão descuidada que deixa escapar alguns detalhes que podem acarretar numa situação fiscal irregular.

Você é MEI e está pensando em solicitar o seu cartão BNDES? Espero ter te ajudado a esclarecer as suas dúvidas, compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright:  571272577 – https://www.shutterstock.com/pt/g/blacksalmon

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01