Case de sucesso – Saiba como a Cacau Show foi criada, por Alexandre Costa
A Cacau Show é uma das referências em termos de franquias nacionais por manter constante crescimento e se renovar para ampliar o seu público consumidor com base na qualidade dos produtos. Quem vê a gigante dos chocolates plenamente estabelecida no mercado talvez nem imagine todo o trabalho de seu fundador, Alexandre Costa. Levar a marca a um patamar diferenciado foi um desafio assumido pelo empreendedor desde a primeira encomenda.
Cacau Show: como Alexandre Costa criou sua empresa?
A primeira loja da marca foi aberta no ano de 2001, mas já tinha muita história antes disso. A ideia nasceu em 1988 quando Alexandre era um jovem de apenas 17 anos que queria empreender. O negócio em que ele decidiu investir foi a revenda de chocolates na páscoa, já de início conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas.
Contudo, o que parecia relativamente simples se complicou, Costa procurou uma fábrica de ovos de páscoa para ser a sua fornecedora e ouviu que produtos com esse peso não tinham como ser produzidos. Tendo consciência de que precisava entregar o pedido do seu cliente o jovem não se deixou abalar e partiu para um plano B. Alexandre contratou os serviços de uma senhora que trabalhava com chocolate caseiro e junto com ela produziu os 2 mil ovos em sua casa.
A encomenda foi entregue e o lucro de cerca de R$ 500,00 foi investido para criar a Cacau Show. Inicialmente a sede da chocolateria ficava numa sala vaga na empresa dos pais de Alexandre na região norte da capital paulista. Um dos grandes orgulhos do empresário é que não demorou para que a sua companhia pudesse começar a pagar aluguel pelo espaço. Em toda a trajetória da marca nunca foi necessário solicitar empréstimos bancários ou ter aporte de capital externo.
Da primeira loja ao estabelecimento de franquia
Em 2001, após um plano de estruturação, a Cacau Show finalmente abriu a sua primeira loja. A aceitação foi tão boa que em 2002 já havia 18 pontos da marca que cresceram para 46 e depois saltaram para 130. Em 2003 a rede contava com 230 lojas sendo então a maior rede focada em chocolates finos do país.
Esse trabalho magistral fez com que Alexandre Costa recebesse o prêmio de Melhor Franquia do Ano em 2005. Premiação concedida em parceria pela Editora Globo e a Fundação Getúlio Vargas.
Maior rede de chocolates finos do mundo
No ano de 2008 a Cacau Show se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos, deixando para trás a poderosa norte-americana Rocky Mountain. Dono de um verdadeiro império de chocolate, Alexandre Costa, ainda tinha metas ambiciosas para concretizar como chegar ao número de mil lojas da rede, algo que aconteceu em 2010.
Foco em marketing e recursos humanos
O trabalho de gestão empresarial foi imprescindível para que a Cacau Show chegasse à posição em que está, mas além de um excelente administrador de números, Costa, se mostrou um ótimo gerente de recursos humanos e de marketing. O empresário é um dos membros da Academia Brasileira de Marketing e se orgulha de gerir mais de 7 mil pessoas diariamente incluindo funcionários da fábrica, vendedores das lojas, colaboradores administrativos, franqueados entre outros.
Base produtiva
Atualmente, a Cacau Show conta com mais de 2 mil unidades franqueadas de maneira que precisa de uma sólida base produtiva. Para atender as demandas de todas as lojas a empresa conta com cinco fábricas sendo duas localizadas em Itapevi (SP) e as outras em São Paulo capital, Campos do Jordão (SP) e Curitiba (PR).
Anualmente, a empresa fabrica mais de 12 mil toneladas de chocolate. O crescimento sustentável da empresa é um dos pontos chave do seu sucesso, pois o aumento de lojas se deu em paralelo a ampliação do braço de produção.
Diferenciais
Os produtos da Cacau Show possuem preços competitivos e entregam experiências gustativas para os seus consumidores. Dentre os destaques do portfólio da marca estão as suas trufas que combinam chocolate a sabores contrastantes como maracujá e laranja, a caixa Intensidade com mini tabletes com graduações distintas de chocolate e a linha Mais Leite que acrescenta leite aos chocolates para que derretam na boca.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos é uma das bases do crescimento da marca, pois os consumidores têm acesso a novidades com frequência e se sentem convidados a viver uma experiência única ao morder os chocolates da marca. Alexandre Costa conseguiu fazer com que sua marca fosse lembrada pelos consumidores além de datas como Páscoa e Natal. Os chocolates da Cacau Show são a sobremesa cotidiana de muitas pessoas e aquele mimo especial para amigos e familiares mesmo fora de um contexto festivo.
Gostou de saber mais sobre a trajetória da Cacau Show e como Alexandre Costa fez desse negócio um grande sucesso?
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