Como Consultar Score de Crédito de Clientes

Consultar score de crédito dos clientes da sua empresa é uma forma de evitar conceder crédito para maus pagadores. O serviço oferecido por organizações de análise de dados financeiros ajuda a conhecer o histórico daqueles que estão prospectando crédito junto a sua companhia. Trata-se de uma nota de 0 a 1000 que é atribuída aos consumidores de acordo com o seu comportamento adimplente ou inadimplente. Mais do que saber se a pessoa tem pendências é possível saber se ela tem um perfil de bom pagador.

Saiba como consultar score de crédito dos seus clientes

Na hora de decidir pela concessão ou não de crédito para clientes cada companhia tem seu próprio método, seja tomando por base consultas a instituições de análises ou por meio de um padrão de mercado. Uma ferramenta que funciona como uma grande aliada para essa tomada de decisão é o score de crédito, a seguir vou dar dicas de como realizar essa consulta e avaliar as respostas oferecidas por ela.

Score de crédito: Índice de confiabilidade

Essa nota atribuída ao comportamento do consumidor enquanto pagador nada mais é do que um índice da sua confiabilidade. Com essa avaliação é mais fácil para o empresário saber se é seguro ou não conceder a linha de crédito solicitada. Quanto menor for a pontuação do indivíduo menos seguro é lhe oferecer o crédito.

Esse método de avaliação está sendo bastante utilizado no mercado por organizações de diferentes setores e portes. O índice de bom pagador pode ser usado como base para a decisão de concessão de financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e até de crediários. A nota é estipulada através de informações disponíveis em bancos de dados públicos como os de organizações de análise de crédito.

Dados avaliados para a formação do score de crédito

Acima mencionei que a nota do consumidor é atribuída de acordo com informações de bancos de dados públicos, basicamente o que o sistema verifica é se o consumidor se encontra inadimplente, emitiu cheques sem fundo, está protestado judicialmente, se possui histórico de busca e apreensão e/ou se está envolvido em processo de falência ou de recuperação judicial. As companhias de análise de crédito contam também com listas de bons pagadores que podem ser formadas com base no score de crédito.

Avaliação completa

O score de crédito permite que seja feita uma avaliação mais completa do perfil dos clientes indo além da concessão ou restrição das linhas de crédito. O empreendedor passa a conhecer o histórico daquela pessoa que está pedindo o crédito e pode pensar com mais assertividade quais são as linhas mais indicadas. Os consumidores também saem ganhando, pois o sistema contribui para evitar que sejam assumidas dívidas maiores do que se pode arcar.  

Oriente seus clientes

As companhias podem aproveitar o uso dessa ferramenta para orientar os seus clientes e potenciais clientes a cuidarem melhor do seu acesso a crédito. Ao se deparar com um perfil que terá o crédito negado vale a pena dar algumas orientações a respeito de como reverter esse quadro. Educar os consumidores quanto ao melhor uso do acesso ao crédito permite que se crie um movimento muito positivo para o mercado como um todo.

Quando contas básicas como luz, água e telefone são mantidas em dia é mais fácil manter um bom score de crédito, isso eleva a pontuação. Não ter pendências também é crucial para que sua nota seja alta. Mesmo quem não tem pendências pode ter um score baixo caso tenha o mau hábito de pagar as contas após a data de vencimento.

Consultando o score de crédito

Para as empresas que desejam ter acesso ao score de crédito de potenciais clientes indicamos a contratação desse serviço de consulta junto a uma companhia de análise de crédito como a Boa Vista ou Serasa.  Informe-se sobre as condições de contratação de cada instituição para escolher aquela que está mais alinhada às suas necessidades. Há opções de planos pré e pós-pagos para realizar as consultas de score.

É válido também se informar a respeito de quais informações são usadas para formar o score de crédito do cliente que está sendo informado. De maneira geral as instituições de análise de crédito levam em consideração inadimplências, dados do indivíduo como o local em que reside e se participa de empresas e histórico de pendências passadas – mesmo que já quitadas.

Critérios próprios

O score é uma ferramenta bastante interessante para considerar sobre a concessão ou não de crédito, porém, não precisa ser a única. A sua companhia pode ter uma política própria de avaliação para determinar se é interessante e seguro oferecer uma linha de crédito para determinados clientes. Os critérios devem ser definidos de maneira a evitar cair na armadilha de abrir linhas de crédito para clientes que bem provavelmente não manterão seus pagamentos em dia.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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