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Estratégias de Negócio

Como Fazer um E-book e Usá-lo Estrategicamente Para Gerar Oportunidades

Atualmente, saber como fazer um e-book e utilizar esse conteúdo de maneira estratégica pode ser a resposta para a formação de uma base de consumidores engajada. As oportunidades geradas pela difusão da internet permitem que se estabeleça um contato muito mais próximo com os indivíduos que podem vir a se interessar pelos seus produtos/serviços. O segredo para o sucesso é entender como utilizar esses conteúdos a favor da sua marca.

Dicas de Como Fazer um E-book e Utilizar Como Estratégia de Comunicação

A seguir vou explicar como deve ser planejado um e-book com conteúdo pertinente que ajude a converter e fidelizar os leads da sua marca.  

– Conteúdo de qualidade é fundamental

Na internet as pessoas têm a escolha de ter contato somente com os conteúdos que desejam ignorando com facilidade o que não lhes conquista a atenção. Sendo assim o primeiro ponto a ser trabalhado é entender que tipo de conteúdo é relevante para a sua audiência e está alinhado com a sua marca. A ideia de oferecer um e-book é posicionar a sua empresa como uma referência no seu segmento e engajar os leitores a concederem alguns dados em troca do conteúdo.

Não se trata apenas de escrever um bom texto do ponto de vista gramatical, mas também de considerar temas que são pertinentes e abordagens que sejam inovadoras e agreguem algo a audiência. Ter um produtor de conteúdo que entenda do assunto por trás da confecção do material é uma das bases para um trabalho bem feito.

– Diagramação

O conteúdo deve ser de qualidade e a forma como ele será apresentado também demanda cuidados. Investir no trabalho de um profissional da área de design para tornar a apresentação mais bonita e agradável fará com que seu e-book tenha melhor visibilidade dentre o público de interesse. A aparência faz diferença, basta que você considere se tem mais confiança num livro com uma diagramação que deixa a desejar ou numa edição mais bem acabada. A diagramação assertiva também contribui para a transmissão das mensagens mais relevantes.

– Quantidade não é qualidade

Quando uma empresa está trabalhando no desenvolvimento de um e-book para a divulgação da sua marca deve observar que a quantidade de páginas não significa qualidade. O mais importante é entregar uma obra que tenha utilidade no dia a dia de quem irá ler, independente de quantas páginas possua. Aliás, essa é uma das vantagens de entregar o livro digitalmente, não se tem o impacto do volume que um livro físico pode causar.

– Educação do público sobre os produtos/serviços da sua marca

Há uma série de oportunidades para organizações se inserirem no mercado, contudo, é crucial que haja um trabalho de educação dos potenciais consumidores para entender como esses produtos/serviços podem resolver um problema que talvez eles nem saibam que tem.

Um e-book pode funcionar como um guia para que o indivíduo identifique essa necessidade entendendo que a sua marca – que foi a responsável por ajudá-lo a entender essa questão – é a mais indicada. A abordagem deve ser focada na problemática e não na finalidade comercial haja vista que o reconhecimento do problema é que fará com que as pessoas se interessem pela sua companhia.

– Obtenção de informações por meio da oferta do e-book

Uma das principais motivações das companhias para a criação e distribuição de e-books é a de obter alguns dados dos seus leads. Na era da informação saber quem são as pessoas que se interessam por conteúdos relacionados aos produtos e serviços da sua organização se mostra crucial. A dica para utilizar o e-book de maneira estratégica é criar um formulário em que os interessados em ter acesso ao conteúdo forneçam alguns dados.

Lembre-se de não abusar da quantidade de dados que serão solicitados porque isso pode fazer com que muitos desistam e também porque pode gerar desconfiança em outras pessoas. Os dados que são obtidos por meio deste formulário tornarão mais fácil entender quem são os leads da sua companhia desenvolvendo dessa forma ações de marketings mais pertinentes. Conhecimento é o motor que fará sua empresa avançar em seu segmento de mercado.

E-book Pode Ser a Porta Para Várias Oportunidades

Saber como fazer um e-book de qualidade é uma forma de garantir que a sua marca chegue mais perto dos leads e cative novos interessados nos seus produtos ou serviços. Conteúdos digitais aproximam, geram engajamento e obtém divulgação gratuita, pois tenha certeza que se o seu conteúdo for mesmo bom muitas pessoas vão indicar para familiares e amigos.

A rede que se constrói por meio da divisão de conhecimento é imensa e posiciona a sua marca numa posição de destaque como uma das referências do mercado. Além disso, é muito mais barato investir na criação de um e-book do que em outros métodos de campanhas convencionais.

Gostou de conhecer mais sobre a criação de e-book e seu uso para fidelização de audiência? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

 

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