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Como Ser um Bom Vendedor Para a Sua Empresa e Para os Clientes

Você fica se perguntando como ser um bom vendedor imaginando que é necessário ter algumas características natas? Saiba que na verdade há muito que se pode aperfeiçoar na maneira como você leva seu dia a dia tornando-o excelente em sua atividade de vendas. O vendedor deve saber como se dedicar a se tornar mais eficiente para a sua empresa e também para os seus clientes.

7 Dicas de como ser um bom vendedor

Algumas mudanças de hábito e de perspectiva podem representar o seu upgrade da categoria de vendedores regulares para vendedores excelentes. A seguir listei 7 dicas de como adotar práticas mais assertivas para alcançar melhores resultados de vendas.

1 – Capacidade de observação de pessoas

Cada cliente tem um perfil único e seus próprios motivos para realizar a compra de determinados produtos ou serviços. Os vendedores que desejam se destacar devem aprender a observar as nuances que se sobressaem nas pessoas que irão atender. Saber quem são os clientes que já chegam decididos e aqueles que precisam de um pouco mais de persuasão.

Essa é uma técnica que pode ser desenvolvida ao longo do tempo a partir dos padrões de comportamento mais comuns como, por exemplo, pessoas ansiosas tendem a querer acelerar processos devendo ser atendidas da maneira menos burocrática possível enquanto que pessoas indecisas fazem muitas perguntas e desejam ser convencidas.

2 – Tem conhecimento amplo

A internet possibilitou um acesso mais amplo a informações por parte dos consumidores de maneira que eles chegam mais preparados ao momento de compra. Os vendedores que desejam se tornar melhores para a sua companhia e para o próprio público devem se dedicar a ter um conhecimento mais amplo que vai além de conhecer as linhas de produtos ou serviços.

O consumidor quer ser atendido por alguém que entenda os seus anseios e tenha respostas satisfatórias para lhe oferecer a respeito de como esses itens podem resolver a sua vida. Renovar sempre seu conhecimento e se manter a par das mudanças que acontecem no mercado fará de você um vendedor com maior capacidade persuasiva.

3 – Criação de vínculos

Estabelecer um relacionamento com o potencial comprador é uma maneira de garantir que os processos de venda aconteçam com mais facilidade. As pessoas tendem a fechar negócios de maior porte com vendedores por quem sentem simpatia e têm confiança. Se você seguiu os dois conselhos que citei acima saberá exatamente o que o seu cliente espera dessa compra e qual é o seu posicionamento no mercado. A partir desse conhecimento é mais fácil o estabelecimento de vínculos que permitirão inclusive a fidelização desses consumidores.

4 – Promove a educação dos clientes

O bom vendedor sabe que não basta ‘empurrar’ uma solução pronta num cliente que não entende porque precisa de determinado produto ou serviço. O ideal é educar o cliente a respeito dos motivos que levam a sua necessidade pelo o que a companhia oferece. Uma das consequências mais essenciais deste trabalho é a de fazer com que os clientes comprem mais vezes no futuro. A partir do entendimento real do porquê de adquirir tais itens o seu cliente se tornará mais confiante em continuar comprando, vale a pena gastar um pouco mais tempo para elaborar uma conversa mais longa.

5 – Saiba ouvir o seu cliente

Além de falar a respeito de como é necessário que o seu cliente realize a compra de determinado produto ou serviço aconselho que o vendedor saiba como ouvir o que essa pessoa tem a dizer. Mesmo quando o vendedor já conhece as necessidades do cliente pode se surpreender ao identificar em seu discurso novos caminhos e oportunidades para fechar outras vendas. O que os vendedores ouvem pode servir de base para pensarem em novas estruturações de atendimento.

6 – Apresentação do cenário futuro

As pessoas querem ter certeza de que estão fechando um bom negócio que terá um impacto positivo relevante e querem se eximir de correr riscos. O vendedor deve apresentar aos seus clientes o cenário de vantagens que eles terão futuramente e de quais riscos estão fugindo ao realizar essa compra. Quanto mais os potenciais compradores se sentirem seguros com a decisão mais fácil será conseguir aumentar os seus pedidos.

7 – Acompanhamento pós-venda

Os vendedores que desejam conquistar a excelência em seu trabalho devem focar também no acompanhamento pós-venda. Manter contato com os clientes tornará possível identificar eventuais falhas que esse processo teve para que possam ser corrigidas. Quando algo não sai como o esperado, mas é devidamente consertado pode ser esquecido pelo público. Se o seu cliente ficar com uma sensação de que alguma ponta ficou solta pode não ter vontade de voltar a comprar.

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