Conheça o Conceito de Barbearia Moderna e o Potencial Desse Tipo de Negócio

O mercado de beleza masculina vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos e para quem deseja investir nesse segmento a dica é apostar no conceito de barbearia moderna que apresenta excelente potencial de consolidação. O homem moderno está preocupado com a sua imagem e deseja manter em dia os cuidados com sua barba e cabelo sem deixar de lado o seu estilo de vida.

Entenda o conceito de barbearia moderna

O aumento da preocupação masculina com a aparência desafiou até mesmo a crise econômica que se abateu sobre o Brasil nos últimos anos. De acordo com pesquisas de mercado desde 2015 o setor de beleza masculina apresenta crescimento de média de 7% ao ano e tende a se manter assim por um bom tempo.

Aproveitando esse bom momento do segmento, os brasileiros que se destacam pela criatividade na criação de novos modelos de negócios, deram origem ao que se conhece como barbearia moderna. Além de oferecer o básico de corte de cabelo e barba, esses estabelecimentos, também contam com serviços ao melhor estilo de SPA com direito até a barboterapia e dia do noivo.

A experiência é o diferencial

O ambiente da barbearia moderna é pensado para que o cliente relaxe então se tornou mais versátil contando com mais opções de serviços. Algumas barbearias oferecem chopp, drinks e até o atendimento de tatuadores. Os clientes não estão em busca apenas de soluções estéticas, mas também de vivenciar uma experiência.

Para os empresários que desejam investir nesse modelo de negócio é importante ressaltar a relevância de inovar e tentar oferecer aos seus clientes algo que os concorrentes ainda não têm. Por exemplo, uma barbearia temática de um clube de futebol pode ser um bom investimento desde que esteja situada próxima aos torcedores do mesmo.

Esse mercado se tornou tão relevante que o Prêmio Cabelos&Cia, o mais importante da América Latina, com foco em beleza criou uma curadoria específica para Barbeiro e Barbearia com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais gabaritados e estabelecimentos que estão se qualificando para um atendimento mais completo. O investimento nesse mercado deve ser feito com foco na qualidade e diversificação dos serviços.

Mix de serviços

O mix de serviços oferecidos pelo estabelecimento é um dos principais atrativos, como as pessoas não têm muito tempo disponível hoje em dia é importante ser multitarefa. Se o seu cliente puder realizar mais de um serviço e ainda encontrar com os amigos num espaço agradável terá mais vontade de voltar a sua barbearia.

Algumas barbearias estão inseridas em empreendimentos que oferecem mais serviços como aqueles focados em saúde. Poder ter acesso a uma ampla gama de opções num ambiente planejado e decorado para atender as demandas do homem moderno é o que conquista a fidelização do público. No momento em que estiver idealizando como será o empreendimento o empresário deve focar na melhor forma de abordar e entreter o seu cliente em potencial.

Conhecer o público é fundamental

Para aplicar o conceito de barbearia moderna ao seu negócio com sucesso é fundamental conhecer o perfil do público que irá frequentar o estabelecimento. Os clientes mais frequentes desse tipo de empreendimento tem o perfil do homem moderno que preza pela sua imagem e deseja ter acesso a serviços sofisticados e exclusivos para manter a sua aparência em dia aproveitando a experiência de estar num ambiente bonito e versátil.

Um dos fatores que impulsionaram o sucesso desse tipo de estabelecimento foi o fortalecimento da cultura hipster e do que se conhece como estilo ‘lenhador’ que demanda um cuidado mais ostensivo com a barba. Especialistas em beleza dizem que os primeiros sinais da popularização desse tipo de serviço tiveram início na década de 1990, mas somente agora estão sendo colhidos os frutos. O homem da atualidade compreendeu que não só pode como deve se preocupar com a sua imagem.

Potencial de crescimento para esse modelo de negócios

Os cuidados com a aparência masculina foram dissociados da questão da sexualidade quebrando um forte paradigma social que impedia o crescimento da busca por produtos e serviços de beleza por homens. O potencial de crescimento de barbearias está baseado também no aumento exponencial do mercado de produtos cosméticos voltados para os homens.

Para se ter uma ideia os produtos masculinos já somam mais de 10% de todo o mercado de cosméticos do Brasil. O homem moderno compreende que cuidar da beleza não é uma exclusividade das mulheres e boa parte do público masculino jovem frequenta salões e barbearias regularmente. As barbearias que no começo deste século pareciam ter perdido o fôlego para se manter no mercado moderno, passaram por uma reformulação e seguem mais fortes do que nunca.

Gostou de conhecer mais sobre o conceito e o potencial de mercado da barbearia moderna? Deixe seus comentários abaixo! 

Copyright:569535106 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01