Conhece a lei de Pareto? Ela vai facilitar a sua vida

A Lei de Pareto é também conhecida como Princípio 80/20 por formular que 80% dos resultados advêm de 20% das causas. Embora leve o nome do economista italiano Vilfredo Pareto e se baseie numa percepção dele, esse conceito foi elaborado por Joseph Moses Juran que o acompanhou durante sua passagem pela Universidade de Lausanne, na Suíça.

Conheça a Lei de Pareto

O principal ponto abordado pela Lei de Pareto se refere a observação de que em muitos casos 80% das consequências se relaciona a apenas 20% dos fatores causadores. O economista italiano sempre mencionava que 80% das terras produtivas de sua terra natal estavam concentradas nas mãos de 20% da população.

Outra proporção de 80/20 levantada por ele dava conta de que 20% das vagens plantadas resultava em 80% das ervilhas colhidas. Uma pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento concluiu que 80% da renda mundial está concentrada num grupo de apenas 20% da população. No âmbito corporativo estima-se que 80% do volume de vendas seja resultante de apenas 20% dos clientes.

Como a Lei de Pareto pode facilitar a minha vida?

Você gostaria de ser mais produtivo e ter melhores resultados para os projetos em que se engaja? Então comece a empregar a lógica do 80/20 para elaborar o seu cronograma de atividades. Basicamente essa regra diz que 80% das respostas obtidas virão de 20% de tudo o que você faz. O segredo está em saber identificar os 20% mais relevantes, quais as tarefas que demandam mais da sua atenção para que os resultados possam ser potencializados.

Para quem é gestor de empresa e/ou de uma equipe a dica é usar essa lógica para aumentar a produtividade dos colaboradores e também para compreender como ter resultados de venda mais significativos. Transformar essa percepção em sucesso depende apenas de identificar os fatores responsáveis pelos 80% dos resultados. Quem são os membros da equipe que oferecem melhores resultados e quais os clientes que mais compram?

Essa descoberta permite dar um passo além, ao identificar quem são os integrantes desse seleto grupo de 20% é possível se perguntar como refletir esses bons resultados nos 80% restantes. Por que os demais clientes não se mantêm comprando com a mesma frequência dos 20%? Qual a diferença entre os colaboradores mais produtivos e aqueles que entregam menos?

Traçando uma estratégia

Após ter realizado o diagnóstico que mencionei acima com base na Lei de Pareto é importante tomar uma decisão estratégica, concentrar seus investimentos de recursos e de tempo nos 20% mais relevantes ou focar em alavancar os outros 80%? Não há uma regra ou uma única resposta certa para esse questionamento, afinal cada caso é um caso.

O ideal é conhecer mais profundamente os dois grupos, procure avaliar os obstáculos de bons resultados para os 80% menos relevantes assim como os motivos que contribuem para o sucesso dos outros 20%. Talvez os membros da equipe que estão nos 80% menos produtivos precisem de capacitação ou estejam com dificuldades de relacionamento com um gestor sem tato para liderança.

Os clientes que não compram tanto quanto aqueles posicionados nos 20% podem não ter sido impactados devidamente pela mensagem da sua marca. Se você estiver olhando para o seu quadro de atividades profissionais talvez os 20% em questão estejam dentro do que você tem mais talento para desempenhar. O conhecimento a respeito dos dois grupos permite traçar uma estratégia mais assertiva quanto a validade de se concentrar mais em um ou outro.

3 Dicas para aplicar a Lei de Pareto na sua carreira

Ao longo deste artigo, foquei em esclarecer do que se trata a Lei de Pareto e como essa proporção de 80/20 pode ser enquadrada em diferentes contextos da sua vida profissional. Continue lendo e confira observações práticas que listei para quem deseja empregar o conceito em sua carreira.

1 – Relação custo/benefício

O ponto que pode e deve ser usado como diferencial na hora de determinar a concentração de tempo e recursos é a relação custo/benefício. Sua dedicação a uma determinada atividade vai contribuir significativamente para o seu sucesso?

2 – Tenha métricas como base

A melhor forma de chegar a uma resposta segura a respeito de dedicação a uma tarefa é ter como base o uso de métricas, isto é, de números que demonstrem a situação real.

3 – Faça reavaliações constantes

Vale a pena verificar constantemente se as suas metas estão se encaminhando para a realização. Ter um planejamento é essencial, contudo, se deve tirar algum tempo para tirar a prova real de que ele está funcionamento efetivamente. Com o passar do tempo alguns elementos podem migrar do grupo de 80% para o de 20% e vice-versa.

Gostou de conhecer mais sobre a Lei de Pareto? Você consegue perceber essa relação de 80/20 em sua vida? Deixe seus comentários abaixo! 

 

Copyright:  431813488 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marekuliasz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01