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Descubra a Importância do Design Gráfico Para as Empresas

Num momento em que diferenças técnicas entre marcas de um mesmo setor estão se tornando cada vez menores, o design gráfico aparece como um ponto decisivo na influência da escolha dos consumidores. Já existe o reconhecimento de que o design vai muito além da criação de logos e embalagens bonitas, a criação de uma identidade visual se tornou um assunto em pauta entre as empresas de todos os portes.

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Qual é o Papel do Design Gráfico nas Empresas?

Companhias de diferentes setores reconhecem a importância de ter um profissional de design ou uma agência de design atendendo as suas demandas criativas com um planejamento estrutural bem consolidado. Se, em grande parte dos casos, a programação visual será a responsável pela decisão final do consumidor no momento de compra, é essencial que ela seja desenvolvida com foco em beleza, legibilidade e, principalmente, atendimento dos desejos ocultos do público-alvo.

Dessa forma, o designer não é mais visto como alguém que organiza informações no layout das embalagens dos produtos e sim como uma figura estratégica para as companhias. Os produtos devem comunicar as suas finalidades e o seu potencial de solução de problemas assim que entram no campo de visão dos consumidores. Porém, o design começa muito antes, na ideia formada no inconsciente do público a respeito de determinada marca.

Agregando Valores ao Seu Produto

O bom design gráfico agrega valor aos produtos da empresa, de maneira que eles se tornam mais passíveis de desejo. Hoje em dia, as companhias que têm um designer interno já admitem que o profissional participe do desenvolvimento de produtos, contribuindo com sugestões valiosas quanto à versatilidade e inovação que o público espera. O designer tem uma visão holística dos produtos, encontrando, até mesmo, os pontos fracos e fortes de sua usabilidade.

Identidade Visual

Quando quase todas as empresas parecem equiparadas tecnicamente, se mostra fundamental que haja um ponto de diferenciação entre elas, o que, nesse caso pode ser a identidade visual. O design gráfico nunca foi tão relevante quanto agora, o fortalecimento de marcas tem ajudado a consolidar diferentes companhias como líderes de seus setores.

Um exemplo que demonstra claramente o poder do design é que crianças com menos de dois anos, que não sabem ler e ainda não desenvolveram totalmente seu vocabulário, reconhecem a marca Coca-Cola quando a veem, mesmo fora de contexto. A criação de uma identidade forte contribui para que as marcas estejam sempre no imaginário do consumidor.

Como o Design Gráfico Influencia na Venda de Produtos?

Para que produtos cheguem ao mercado e possam entrar na lista de consideração dos consumidores, é essencial que tenham embalagem e sejam anunciados. O desenvolvimento de embalagens é um processo muito mais complexo do que apenas estampar informações numa superfície.

Além de compilar as informações técnicas com clareza, é essencial que nessa embalagem estejam conceitos como seguranças, eficiência e satisfação. O design ainda planeja estratégias para o ponto de venda, como cartazes que apresentam ofertas facilitando o processo de assimilação pelo consumidor. O design gráfico acompanha o público de maneira a tornar a marca parte integrante do dia a dia do consumidor.

Unidade

Companhias que optaram por não ter um profissional ou departamento de criação, reconhecem a necessidade de trabalhar com uma agência de design fixa, pois isso permite que a mesma equipe realize os projetos prezando pela unidade necessária. As soluções encontradas pelo design devem criar um conjunto entre si para que se crie o reconhecimento de uma identidade visual.

Atualização da Empresa

Um dos pontos que tornam o design gráfico mais relevante para diferentes companhias é o fato de contribuir para que elas se atualizem com frequência. Organizações que estão no mercado há algum tempo podem se sentir impelidas a se manter sempre no mesmo lugar, contudo, com estratégias de design, é possível promover inovações significativas.

Diferenciais Competitivos

Além dos pontos levantados acima, devo destacar que o design ainda cria diferenciais competitivos mesmo em cenários equitativos de condições entre as companhias. O bom design constrói ferramentas e estratégias para que o público-alvo encontre no produto em questão uma solução pertinente para os seus eventuais problemas.

Planejamento

Empresas que atuam com foco em design ainda se destacam no mercado por ter um planejamento mais assertivo e que vislumbra cenários mais distantes. O conhecimento que o designer envolvido num projeto de criação de identidade tem dos consumidores permite que sejam desenvolvidas estratégias com maior poder de fixação da marca no imaginário.

Bom Design

Ao longo do artigo, me referi algumas vezes ao bom design e cabe deixar claro exatamente o que significa essa expressão. O bom design é aquele que consegue atribuir valores reais para produtos, serviços e marcas. Ter peças de design que juntas não significam nada, não contribui para ter um conjunto poderoso para o estabelecimento de uma identidade. O que considero bom design é aquele que diz alguma coisa quando as peças são dispostas juntas.

Comente sobre o que você pensa a respeito do design gráfico numa empresa!

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