Descubra o significado de macroambiente no ambiente empresarial
No contexto geral de uma empresa, existem fatores que influenciam, negativa e positivamente o seu funcionamento. Fatores estes que precisam ser levados em consideração, para que assim, seja realizado um planejamento estratégico com ações eficientes, que visem manter a equipe preparada para lidar com os desafios que cada um destes elementos traz para o dia a dia empresarial.
São situações que acontecem internamente, como a produtividade da equipe, que precisa ser satisfatória, para entregar bons resultados, de uma maneira geral, à empresa e aos clientes; e também os fatores externos, que devem ser acompanhados e monitorados constantemente, para que o empresário e empreendedor não seja pego de surpresa e acabe sendo impactado de uma forma que não estava em seus planos.
Neste artigo, os fatores externos que vamos analisar e influenciam diretamente nos resultados organizacionais, são aqueles relacionados ao macroambiente empresarial. Acompanhe-me nesta leitura e confira:
Macroambiente empresarial, o que significa?
Tudo aquilo que é externo à empresa, ou seja, que acontece em uma zona que está fora de seu controle, é o que pode ser chamado de macroambiente empresarial. São forças relacionadas ao seu ambiente externo, mas que precisam ser acompanhadas e monitoradas constantemente, como eu disse anteriormente, pois são altamente mutáveis e influenciam diretamente a tomada de decisão dentro da organização, e, consequentemente, seus resultados.
Estas variáveis trazem à organização como um todo diversos desafios, que precisam ser superados a todo momento, como a necessidade de se adaptar a elas, para que assim seja possível se manter competitivo no mercado, bem como encontrar oportunidades de negócios e crescimento, que, não fossem estes elementos, seria um pouco mais difícil enxergar.
Quais são estes fatores?
São fatores específicos que exigem o máximo de atenção do empresário ou empreendedor, para que este, junto à sua equipe, possa elaborar estratégias eficientes para lidar com as ameaças e desafios, que estas variáveis macroambientais trazem à empresa. Veja quais são elas, a seguir:
Demográfico
Este é o ponto em que é necessário estar atento à população do local onde a empresa realiza suas atividades, no sentido de conhecer o tamanho, ou seja, a quantidade de pessoas existentes no lugar, sua idade média, gênero, raça, sua ocupação, entre outros dados estatísticos, que serão fundamentais para que a organização crie estratégias eficientes de penetração e envolvimento com o público-alvo com o qual deseja trabalhar.
Cultural e social
Este item é quase como se fosse uma continuação do anterior, pois ele visa analisar os costumes, crenças, religiosidade, hábitos, valores, comportamentos, entre outros fatores, que tenham a ver com as preferências de determinada sociedade e a forma como esta enxerga o mundo a seu redor. Este estudo é fundamental, para que seja possível se aproximar ainda mais do consumidor alvo, visando oferecer-lhe exatamente aquilo que ele deseja adquirir.
Econômico
Aqui a análise a ser feita tem a ver com os fatores relacionados à economia do local onde a empresa deseja se estabelecer ou já tem suas atividades estabelecidas. Assim, é importante ter conhecimento do poder de compra da população, dos índices de desemprego, do Produto Interno Bruto – PIB, distribuição de renda, taxas de juros, e assim por diante. Entendo os hábitos de gastos do consumidor, é possível oferecer-lhe produtos e serviços que estejam de acordo com aquilo que ele pode comprar.
Tecnológico
Os avanços tecnológicos têm feito com os hábitos da população mundial se modifiquem constantemente. A consequência disso é que os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, desejando ter acesso ao processo produtivo da empresa como um todo, para que assim possam escolher por uma em detrimento de outra. Esta mudança de comportamento obriga as organizações a se adaptarem de forma acelerada, para que não percam posicionamento no mercado em que atuam.
Natural
Assim como a variável tecnológica, a natural tem ganhado cada vez mais atenção por parte dos mais diversos tipos de organizações. Isso porque os consumidores, de uns anos para cá, passaram a valorizar ainda mais as empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente, realizando ações de sustentabilidade, que visem a preservação do mesmo. Além disso, muitos empreendimentos foram e ainda são obrigados a repensar e pensar os locais onde desejam se estabelecer, pois caso suas instalações agridam a natureza, mesmo que sem querer, esta ação pode ser mal vista por seu público-alvo, bem como pelo mercado de uma forma geral.
Político
A influência política, legislativa e governamental no macroambiente de uma empresa acontece por meio incentivos fiscais, assim como através das leis que regulamentam as atividades empresariais de um país. Ou seja, a legislação ou determinada intervenção política, tem o poder de viabilizar ou não as operações organizacionais, independentemente do porte ou segmento em que um negócio atue.
Após esta leitura, é possível perceber o quanto a análise do macroambiente empresarial é de extrema importância para que um negócio seja competitivo ou não no mercado em que atua. Sendo assim, o acompanhamento e monitoramento constante de cada um destes pontos se faz necessário, para que assim, sejam elaboradas estratégias eficientes para lidar com estes desafios com eficácia e assertividade.
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