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Dicas e Cuidados ao Renovar Certificado Digital da Sua Empresa

No momento de renovar certificado digital da sua empresa é essencial ficar atento a alguns cuidados relevantes. O e-CNPJ está cada vez mais presente na rotina legal de companhias de diferentes setores. Pela sua versatilidade e importância é crucial que sejam tomados alguns cuidados quando a renovação se mostrar iminente. O procedimento de renovação não é complexo, mas demanda atenção.

5 Dicas e cuidados para renovar certificado digital

O certificado digital nada mais é do que um documento de identidade virtual que pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas para conferir autenticidade a transações que sejam realizadas online garantindo a proteção das informações trocadas durante essas operações. A seguir listei dicas e cuidados que devem ser tomados no momento da renovação desse documento digital tão essencial para o cotidiano das companhias.

1 – Atente para mudanças realizadas no contrato social

Mudanças no contrato social da sua companhia devem ser observadas no momento de renovar o e-CNPJ. Dentre as mudanças que devem ser consideradas estão alterações na estrutura societária da companhia, mudanças de capital social, endereço de sede, alteração da razão social da organização, mudança de objeto social entre outras.

Esse é um ponto essencial porque essas informações sempre são comparadas com os dados do certificado digital. Haja vista que se trata de um documento de ratificação de transações digitais deve estar completamente alinhado com a realidade.

2 – Conserve a mídia

Certamente já está clara a importância que o certificado digital possui para que transações digitais possam ser realizadas com segurança e mais facilidade. A assinatura digital da sua companhia deverá ser guardada com o máximo de segurança em um cartão criptografado ou em um e-Token. As mídias devem ser bem conservadas para evitar inconvenientes como danos ou perda. Além disso, se as mídias estiverem bem conservadas podem até mesmo ser reaproveitadas para a emissão do novo certificado.

3 – Atenção ao prazo de validade do certificado digital

Em média um certificado digital de empresa tem validade de 1 a 5 anos, vale a pena anotar no planejamento corporativo o momento em que será necessário fazer a renovação. Geralmente as fornecedoras desse serviço avisam seus clientes de que chegou o momento de renovar o certificado.

Fique atento ainda a possibilidade de aproveitar promoções em que ao renovar o certificado dentro do prazo de validade são concedidos descontos. Informe-se sobre os procedimentos de renovação adotados pela certificadora escolhida.

4 – Agendamento da compensação de pagamento

A renovação do certificado digital da sua organização pode ser realizada com o pagamento por meio de cartões de diferentes bandeiras. Usar o cartão de crédito lhe garante mais comodidade e praticidade, contudo, é fundamental prestar atenção para os prazos de compensação dos pagamentos. A seguir vou explicar melhor como funcionam os prazos de compensação para cada forma de pagamento.

– Boleto Bancário

Efetuando o pagamento da renovação do certificado digital da sua organização por boleto bancário o prazo de compensação é de até 3 dias úteis após o pagamento ter sido realizado.

– Cartão de crédito

De maneira geral o prazo de validação do pagamento feito por cartão de crédito é de até 24 horas, mas isso varia de bandeira para bandeira. As empresas de certificação digital podem oferecer condições de parcelamento para pagamentos realizados através de cartão de crédito, assim é uma alternativa interessante para não ter um rombo financeiro no momento da renovação não precisando pagar o valor integral de uma vez só.

– Débito em conta corrente

Algumas companhias que oferecem certificação digital têm a opção de pagamento através de débito em conta corrente, porém, geralmente apenas para alguns bancos, confira se o seu está dentre as opções. Depois de ter adquirido o certificado digital da sua empresa agende a validação com um prazo de pelo menos dois dias úteis.

5 – Validação presencial

Os empresários devem atentar para o fato de que desde o dia 1° de janeiro de 2016 a renovação do certificado digital de pessoa jurídica somente pode ser feita presencialmente. A solicitação e finalização do processo não podem ser feitas online, o procedimento geralmente consiste em fazer a solicitação da renovação com posterior comparecimento no posto de atendimento para a validação do documento.

O titular deve apresentar os documentos solicitados para que seja feita a conferência das informações constantes no certificado. É um procedimento padrão que visa aumentar a segurança da emissão de certificados digitais. Quando estiver no processo de escolha de uma companhia certificadora para contratar é interessante conferir qual possui unidades de atendimento próximas ou fáceis de chegar.

O certificado digital é um documento essencial para que sejam realizadas transações online cotidianas para empresas de todos os segmentos e manter a sua renovação em dia é crucial para não ter perda de validade. Gostou das dicas? Deixe seus comentários abaixo! 

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