Dicas Para Usar o Método de Entrevista Por Competência Para Selecionar Profissionais Para Sua Empresa

O método de entrevista por competência tem sido cada vez mais utilizado para realizar a seleção de profissionais para empresas de diferentes segmentos. Os colaboradores de uma companhia precisam estar alinhados com a forma como a marca está inserida no mercado tendo atitudes e pensamentos condizentes com essa realidade. A observação e avaliação mais assertiva dos candidatos é essencial para fazer melhores contratações.

6 Dicas de como utilizar o método de entrevista por competência para a seleção de colaboradores

A sua companhia está com vagas abertas para integrar a equipe e precisa determinar de que maneira vai escolher os melhores profissionais? Então continue lendo e confira as dicas que listei a respeito dessa metodologia de entrevista que se mostra bastante assertiva.

1 – Competência não é o mesmo que ser competente

A primeira questão que deve ficar clara para quem deseja utilizar o método de entrevista por competência. Quem é competente tem um bom desempenho numa atividade específica, já aquele que possui competência conta com um conjunto de características que lhe permite ter um bom desempenho de maneira geral.

Uma forma de entender isso com facilidade é observar a possibilidade de ter resultados bem diferentes em termos de satisfação com grupos que possuem as mesmas condições de trabalho apenas se diferenciam em suas características. A conclusão é a de que se deve procurar por profissionais que tenham características alinhadas com as necessidades da companhia.

2 – Competências comportamentais e competências técnicas devem ser avaliadas separadamente

O recrutador deve ter a compreensão de que a avaliação de competências comportamentais é bem diferente da avaliação por competências técnicas. No âmbito técnico são observadas questões pertinentes à formação acadêmica do indivíduo, onde ele estudou, em que se formou, se possui cursos de qualificação extras entre outros.

Já a avaliação de competências comportamentais diz respeito à observação das experiências pessoais e profissionais do candidato. Entram nesse escopo as habilidades sociais dos potenciais contratados para agir frente a demandas que podem surgir no dia a dia da organização. Dentre as questões que podem ser avaliadas estão curiosidade, interesse, sensibilidade, capacidade empática, ousadia, otimismo, determinação entre outras.

3 – Multiavaliação

A base da entrevista por competência é conseguir identificar todas as questões pertinentes que tornam um candidato melhor preparado para as funções do que outro. Pensando dessa forma é fundamental contar com um sistema de multiavaliação em que são adotados diferentes métodos avaliativos como a aplicação de testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas pessoais entre outros.

Inicialmente é necessário traçar o Mapeamento das Competências, ou seja, o Perfil de Competências ideal para a vaga que precisa ser preenchida. Uma das grandes vantagens de usar essa metodologia é a possibilidade de encontrar profissionais que parecem feitos sob medida para determinadas vagas. Além disso, qualquer profissional de recrutamento pode empregar o método desde que faça um estudo prévio.

4 – Entrevista com foco nas atividades passadas do candidato

O recrutador que utiliza o método de entrevista por competência deve estimular o candidato a falar a respeito de suas experiências anteriores, com foco nas situações e na forma como agiu diante das mesmas. A ideia é que a partir desse relato seja possível mensurar algumas características pessoais do indivíduo e também saber se ele terá condições de ter uma experiência mais positiva dentro da sua organização.

No momento da realização da entrevista propriamente dita é essencial que o recrutador mantenha seu foco em saber a respeito da entrega, isto é, do resultado que o indivíduo obteve a partir da sua maneira de agir no passado. Uma das competências que mais fazem a diferença para as companhias, atualmente, é o foco em resultados. Ter um profissional brilhante no desenho de estratégias, mas que não se mantém focado na obtenção do resultado não adianta muito.

5 – Peça que o candidato fale sobre objetivos frustrados

Conhecer a capacidade de entrega de resultados do indivíduo é importante, no entanto, também é crucial saber de que maneira ele age diante de uma frustração. De maneira prática o recrutador deve pedir que o candidato relate uma passagem profissional em que não conseguiu cumprir um prazo ou em que as oportunidades identificadas não foram alcançadas. Saber como a pessoa agiu diante de tal situação é crucial para entender como ela poderá contribuir para que a equipe da sua empresa não se entregue num momento difícil.

6 – Perfil é muito importante

Para fechar a lista de dicas sobre como utilizar com o assertividade o método de entrevista por competência devo deixar claro que é bem mais relevante encontrar um profissional que tenha um perfil alinhado com a organização do que alguém que seja muito tecnicista e engessado sem a devida flexibilidade para se adequar diante das situações distintas que se apresentam no cotidiano.

Gostou dessas dicas de como utilizar o método de entrevista por competência? Deixe seus comentários abaixo!

Copyright: 1432945316 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bnenin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01