Digital Influencer – A bola da vez! Saiba mais sobre essa profissão

Nos últimos anos digital influencer passou a ser entendido como uma profissão e o preconceito inicial com as atividades de influenciadores da internet diminuiu consideravelmente. Quando os primeiros grandes influenciadores começaram a chamar atenção na web no final da década passada houve uma grande discussão a respeito da validade desse trabalho que, atualmente, é uma das profissões com mais chances de sucesso.

Digital influencer: como nasceu a profissão?

Como o próprio nome indica, digital influencer, é um indivíduo que utiliza os seus recursos de comunicação online para influenciar a opinião de terceiros. No começo dos anos 2010 a figura dos blogueiros (quem tinha blog) estava se tornando forte na web em segmentos como moda e beleza.

Nesse momento as redes sociais estavam se fortalecendo, o Facebook ainda tentando assumir o lugar do Orkut, o Twitter se limitava a 140 caracteres e o Instagram era um aplicativo de fotos disponível apenas para quem tinha iPhone. Conforme essas ferramentas foram se tornando mais presentes na vida das pessoas os outrora blogueiros passaram a utilizá-las para um diálogo mais direto.

O boom do YouTube também contribuiu para a mudança na relação entre os influenciadores e seu público. Hoje em dia, é possível se sentir viajando com os seus digital influencers favoritos acompanhando os seus vlogs, assistindo aos Insta Stories ou até ter uma opinião a respeito de um produto que nem chegou ao Brasil ainda.

O poder da influência para o marketing das marcas

Ao perguntar sobre influenciadores digitais para as pessoas que te cercam, especialmente as que têm entre 15 e 35 anos, você se surpreenderá com o número de conhecidos que segue e valoriza a opinião de pessoas com quem não convive pessoalmente. As redes sociais são a base do trabalho do digital influencer, pois é através da construção de uma relação próxima e cotidiana que a influência se dá.

No começo do fortalecimento dos blogs as marcas ainda tinham certa apreensão em investir em parcerias com pessoas que não eram celebridades como modelos de passarela ou atores de cinema e televisão. No entanto, conforme a valorização da opinião de pessoas no melhor estilo “gente como a gente” se tornou expressiva com o alcance das redes sociais as grandes empresas perceberam o potencial dessa publicidade.

O digital influencer trabalha com a sua percepção e avaliação de produtos e serviços buscando oferecer ao seu público respostas quanto a qualidade do item. Para as marcas se trata de uma chancela relevante para alcançar os seus nichos de mercado. Os influenciadores conseguem conversar diretamente com grupos específicos.

Como se tornar um digital influencer?

Para muitos adolescentes o sonho dourado é se tornar um digital influencer de sucesso. Contudo, antes de conquistar uma vida aparentemente glamourosa recheada de viagens e com o recebimento dos tão aclamados “mimos” é fundamental entender que se trata de um trabalho que como outros demanda esforço e dedicação. A seguir listei alguns dos pontos essenciais para iniciar a sua caminhada rumo a ter um lugar consolidado como um influenciador.

1 – Você terá que trabalhar (e muito)

Ao acompanhar os perfis dos seus influenciadores favoritos você pode ter a impressão de que essas pessoas estão o tempo todo viajando e curtindo a vida, porém, isso não é necessariamente verdade. Para influenciar pessoas é necessário demonstrar conhecimento em sua área de atuação bem como se tornar uma referência. Ninguém se torna referência descanso o dia todo.

Você precisará estudar e conhecer os pormenores do nicho com o qual trabalha. Além disso, terá que ter disposição para comparecer a inúmeros eventos e entregar sempre o seu melhor para as pessoas que o acompanham. Os seguidores querem ter pessoalmente o mesmo que lhes é oferecido online.

2 – Assiduidade

A frequência dos posts independente das redes que você esteja utilizando para se comunicar com seu público é crucial para mantê-los interessados. Um influenciador de sucesso precisa ter conteúdo relevante para postar todos os dias. Aliás, esse é um ponto importante, para se tornar influenciador você precisa ter o que dizer as pessoas que o acompanham.

Usar mais de uma rede social é interessante para a construção de uma narrativa mais completa. As pessoas podem amar os seus vídeos para o YouTube, mas certamente também irão querer ver como é o seu dia a dia nas interações pelo InstaStories que nada mais é do que a vida real apresentada em fotos e vídeos curtos.

3 – Parcerias inteligentes

Quando os seus perfis das redes sociais começarem a se tornar mais conhecidos será natural que parcerias sejam propostas. Esse é o momento de colocar a sua credibilidade acima de qualquer coisa. Escolha trabalhar somente com produtos ou serviços que realmente tenham qualidade, não observe somente o valor monetário de uma campanha. Um arranhão na sua imagem pode custar muito caro em médio e longo prazo.

Gostou de saber mais sobre a profissão de digital influencer? Qual sua opinião a respeito? Conte-me no espaço para comentários abaixo!

 

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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