Eneagrama Pode Ajudar a Sua Empresa de Forma Abrangente

A técnica de estudo da personalidade e autoconhecimento chamada Eneagrama tem sido uma das grandes aliadas de empresas de todos os portes para tornar o relacionamento dos seus colaboradores mais positivo e projetar resultados mais ambiciosos para o futuro. Grandes corporações como Itaú, Avon, Vivo, Alpargatas, Toyota e Unilever já empregaram o Eneagrama em seu cotidiano.

O que é Eneagrama?

A figura geométrica eneagrama possui nove pontas, composta por um círculo, uma hexade e um triângulo, pode ser usada para estudar qualquer processo contínuo haja vista que o fim sempre dá início a um novo ciclo. Para se ter uma ideia o eneagrama aparece nos estudos de Pitágoras, Platão, no Cristianismo, Islamismo, Judaísmo entre outros.

Eneagrama e os tipos de personalidade

A aplicação moderna do eneagrama foi pensada pelo filósofo armênio Gurdjieff que, no século passado, propôs que as nove pontas fossem usadas como base para uma filosofia de autoconhecimento. Após ter visto o símbolo numa viagem o filósofo passou a utilizá-lo como base para entender processos naturais.

Passados alguns anos o filósofo boliviano, Oscar Ichazo, fez uma ampla pesquisa e se interessou pela filosofia do eneagrama. Foi no começo dos anos 1950 que ele fez a associação das nove pontas da figura geométrica com novo atributos divinos ligados a natureza humana. Foi dessa compreensão que nasceu a relação entre o eneagrama e os tipos de personalidade.

No decorrer das décadas seguintes, Ichazo, se dedicou a estabelecer uma sequência de emoções nesse símbolo. Foram criado mais de 108 eneagramas que descreviam processos de maneira a estabelecer um verdadeiro mapa da psique humana. Nos anos 1970 foi a vez do psiquiatra Claudio Naranjo estabelecer a correlação dos eneagramas com características psiquiátricas resultando então num intrincado sistema de tipologias.

Eneagrama e as empresas

A técnica do eneagrama que promove o autoconhecimento tem sido apontada por gestores de mais de 20 países como uma das melhores para potencializar a capacidade das companhias. Dentre as lições que são apontadas como aprendidas nesse processo estão: espírito de liderança, melhor capacidade de feedback, comunicação mais efetiva, melhor capacidade de negociação, tomada de decisão com mais segurança, reconhecimento da importância da equipe, gestão de conflitos, inteligência emocional e maior segurança.

Os gestores que se valem da técnica do eneagrama também apontam que a metodologia permite ainda desenvolver fatores essenciais como o sucesso como maior integração com a equipe, liderança inteligente, qualidade do trabalho desempenhado, identificação das demandas e preparação do ambiente corporativo para situações competitivas.

Autoconhecimento e possibilidade de melhoria

Existem diversos métodos aplicáveis a equipes de empresas que têm como objetivo a promoção do autoconhecimento dos indivíduos, contudo, a técnica do eneagrama se diferencia por oferecer além da identificação de características de personalidade indicativos de como melhorar o que não está contribuindo para o sucesso da equipe. Há também o fato de que nessa técnica há a preocupação de que os membros da equipe possam se ajudar entre si, a melhora de um elemento se reflete na melhora de todos.

Diagrama

A metodologia que as companhias estão aplicando consiste em usar o diagrama de nove pontas chamado eneagrama para realizar o estudo da personalidade promovendo dessa forma o autoconhecimento. Em cada uma das pontas da figura geométrica está indicado um tipo diferente de crença e motivação que acarreta em padrões de comportamento distintos. Dentre esses padrões estão: Profundidade, Perfeição, Prazer, Presteza, Paz, Poder, Prazer, Privacidade, Performance e Perigo.

A ideia é que os membros da equipe entendam a sua maneira de agir e também a dos colegas. Pode ser que algumas atitudes das pessoas que trabalham com você pareçam enigmáticas, porém, após essa investigação com base no eneagrama pode ser mais fácil compreender porque cada indivíduo age como age e quem sabe até prever os seus próximos passos estando mais preparado.

Ferramenta de desenvolvimento

Companhias de diferentes setores e portes estão utilizando o eneagrama como uma ferramenta para identificação de pontos fortes e fracos da personalidade de cada colaborador visando o seu desenvolvimento profissional pleno. As pessoas tendem a não prestar atenção que em suas vidas pessoais e profissionais tendem a repetir alguns comportamentos que podem ser bem danosos.

A partir da compreensão dos comportamentos falhos que você mantém em sua vida é possível ter mais empatia e preparo para lidar com as outras pessoas. Além disso, o eneagrama de personalidades observa os dois lados da relação corporativa, o dos gestores e dos colaboradores. O autoconhecimento é essencial para que os profissionais empreguem as suas qualidades na busca pela maior produtividade corporativa e consigam reduzir os seus pontos fracos.

Conclusão

O eneagrama é uma ferramenta bastante interessante para melhorar o autoconhecimento e também oferecer uma compreensão mais efetiva daqueles com quem se trabalha. Dessa forma muitas companhias podem se beneficiar da metodologia de estudo das personalidades melhorando inclusive seu ambiente organizacional.

Gostou de saber mais sobre eneagrama? Deixe seus comentários abaixo! 

Copyright: https://pixabay.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01