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Entenda o Que é Cashback e Como Esse Sistema Pode Ajudar a Atrair Mais Clientes

Você sabe o que é cashback e como esse sistema que devolve parte do dinheiro investido pelos clientes pode ser atrativo para conseguir um índice mais elevado de fidelização? Num momento em que cada vez mais os consumidores estão em busca de vantagens competitivas e diferenciadas é essencial apostar em programas de benefícios e fidelidade.

O que é cashback?

Como o próprio nome sugere, cashback, nada mais é do que um sistema que devolve parte do dinheiro para os consumidores de uma determinada marca. Trata-se de um serviço que é prestado por organizações independentes ou administradoras de cartões de crédito que fazem a devolução de parte do crédito de uma compra realizada numa determinada parceira.

Todas as compras realizadas numa loja X podem representar uma porcentagem de retorno para o cliente. Em alguns momentos específicos do ano é possível realizar campanhas em que o cashback seja mais alto para contribuir para acelerar o volume de compras dos consumidores. Um paralelo que permite explicar com efetividade é o de programa de pontos em que as compras oferecem pontuação, nesse caso a diferença está que é oferecido dinheiro de volta.

Como funciona o sistema de cashback?

O mecanismo de funcionamento do sistema de cashback depende da prestadora do serviço. Em algumas dessas companhias basta que o cliente realize uma compra com um valor X numa loja predeterminada para que possa então receber uma porcentagem de volta na forma de crédito em sua próxima fatura.

Já em outras organizações que atuam nesse mercado o sistema consiste no clique do consumidor em links específicos dentro da sua plataforma para que possa ser feito o direcionamento para realizar uma compra válida. Há casos em que é realizado também o cruzamento de dados em que basta que o consumidor forneça o número do seu CPF ou do seu celular para que possa então ser notificado do recebimento de dinheiro de volta.

Quais são as vantagens que o cashback oferece para as empresas?

É bem fácil saber quais são as vantagens que o cashback oferece para os clientes, contudo, o que será que a sua organização tem a ganhar ao passar a usar esse sistema para alavancar as suas vendas?

– Aumento do alcance de público-alvo

Estratégias como a de cashback permite ampliar significativamente o seu escopo de alcance de público. Pessoas que talvez nunca ficassem sabendo da existência da sua companhia podem ver a sua marca presente na lista de lojas que oferecem devolução de parte das compras no site da sua bandeira de cartão de crédito. O caminho inverso da chegada de clientes pela plataforma de cashback é bastante interessante e não demanda mais investimentos em publicidade.

– Aumento da visibilidade da marca

A possibilidade de investir em promoções que tenham o cashback como foco faz com que haja mais chances de promover o seu empreendimento diante do seu público-alvo. Em determinados períodos do ano, quando as vendas apresentam queda, pode ser interessante usar essa estratégia para incentivar os consumidores a aumentarem as suas compras unitárias.

– Formação de banco de dados

Ao adotar o sistema de cashback é possível montar um banco de dados valioso dos seus clientes, pois eles necessariamente precisarão fornecer informações a página da companhia parceria de devolução. Isso permite inclusive traçar um histórico de compras realizadas por essas pessoas. Faça uma observação focada nos perfis e tipos de produtos adquiridos por pessoas diferentes dentro do grupo de consumidores da sua marca.

– Mais satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos são clientes que sempre retornam e o programa de cashback pode ter grande impacto nisso. As pessoas se cansaram dos programas de pontos porque querem poder ter um leque de possibilidades mais amplo para determinar como irão usar os seus benefícios. Quando o retorno é em dinheiro isso fica bem mais simples.

– Mais possibilidades de fidelização

Seguindo na lógica apresentada acima a sua companhia pode contar com mais possibilidades de fidelização e chances de novas compras.

Como usar o cashback para atrair mais clientes

O uso do sistema de cashback pode ser uma excelente ferramenta para as companhias que desejam atrair novos clientes, fidelizar os que já possuem assim como aumentar a visibilidade da sua marca. Trata-se de uma forma de incentivar que as pessoas queiram comprar cada vez mais da sua organização, quem não gosta de receber parte do que investiu de volta?

Uma forma bastante prática de utilizar o sistema de cashback é por meio da criação de um programa de fidelidade em que nas compras a partir de um valor X se fará o retorno em forma de dinheiro de volta. Na prática isso significa estabelecer uma parceria com empresas que prestem esse serviço de devolução de dinheiro. Observe que é fundamental fazer um cálculo assertivo de qual a margem de lucro que se deve manter evitando assim recair num eventual prejuízo.

Gostou de saber o que é cashback e como ele pode contribuir para alavancar as suas vendas e atrair mais clientes? 

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