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Entenda o Que é Sinergia Empresarial e Sua Importância Para o Negócio Prosperar

Num momento em que a palavra colaboração ganha cada vez mais destaque é válido saber o que é sinergia e de que maneira incorporá-la ao cotidiano do seu empreendimento. Os profissionais estão deixando no passado a competitividade acima dos resultados e focando em concentrar os seus esforços para a conquista de um bem maior para o negócio.  

Mas, afinal o que é sinergia empresarial?

A palavra sinergia vem do grego e significa a realização de esforços simultaneamente, ou seja, colaboração. Um movimento sinérgico é que aquele que resulta da soma de forças distintas, diferentes pessoas trabalham para chegar a um resultado final único em que todo mundo colabora de alguma forma. De maneira prática a sinergia pode ser observada nos relacionamentos pessoais quando as duas partes se esforçam para que se tenha uma boa convivência, por exemplo.

No âmbito empresarial, a sinergia, é uma combinação de esforços para que haja integração entre os colaboradores de maneira que as suas metas sejam devidamente alinhadas e se alcancem resultados mais efetivos. Seis pontos funcionam como a base para se ter um ambiente empresarial sinérgico: lealdade, respeito, cooperação, união e comprometimento. Quando não se tem essas características fortalecidas entre os funcionários não é possível chegar a uma prática sinérgica.

Qual a importância da sinergia empresarial para as companhias?

A harmonia e a colaboração entre os funcionários e diferentes departamentos de uma organização são essenciais para que se tenha um ritmo de trabalho satisfatório. Como mencionei no início do artigo vivemos uma fase em que a colaboração se tornou primordial para que as empresas mantenham um diálogo mais assertivo com seus públicos e se posicionem corretamente.

Hoje em dia um empreendimento em que os colaboradores de setores diferentes não trocam informações e experiências acaba perdendo boas oportunidades. Quanto mais veloz for o processo de tomada de decisão em diferentes cenários, sem deixar de prezar pela coerência, mais chances se tem de deixar a concorrência para trás. Muitas organizações perdem oportunidades de conquistar e fidelizar o público porque demoram para dar uma resposta aos anseios do mercado.

Além disso, não posso deixar de citar que a harmonia no relacionamento entre os colaboradores é um fator a mais para ajudar na consolidação da sua marca. Quando os indivíduos envolvidos no processo produtivo da companhia não estão empenhados verdadeiramente com os resultados não se tem o ponto diferencial para que os consumidores optem pela sua marca em detrimento dos concorrentes.

Como desenvolver a sinergia empresarial no seu negócio

Agora que você já sabe o que é sinergia empresarial e qual a sua importância para companhias de todos os setores pode estar se perguntando como estimular esse comportamento colaborativo entre os seus funcionários. A seguir vou dar algumas dicas para criar um ambiente organizacional favorável à sinergia.

1 – Estímulo dos colaboradores

A sinergia só existe quando os funcionários da empresa decidem atuar em conjunto unindo suas forças e expertises em prol de resultados melhores. Dessa forma fica evidente que o primeiro ponto a que os gestores devem se atentar é a difusão do pensamento colaborativo entre os seus contratados. Os profissionais devem compreender as vantagens que têm ao realizar a constante troca de informações com seus pares.

2 – Apresentação das metas para toda a equipe

Além do desejo de atuar em conjunto com os colegas, os funcionários, devem ter pleno conhecimento a respeito de quais são as metas que a empresa está perseguindo num espectro mais amplo.

Já se foi o tempo em que a alta administração das corporações ou gestores de pequenos negócios tomavam decisões a respeito dos rumos do empreendimento sem comunicar os seus funcionários. Toda a equipe deve conhecer o plano geral do que se está tentando conquistar para saber qual é a sua contribuição para o resultado final.

3 – Tenha líderes de equipe com inteligência emocional

Os líderes de equipe têm um papel fundamental para fortalecer a sinergia no ambiente corporativo. É importante que aqueles que estão à frente das equipes consigam identificar os problemas e as necessidades dos seus liderados. Somente num ambiente em que há confiança e diálogo se pode estabelecer um comportamento sinérgico. Uma companhia precisa do melhor que seu capital humano tem a oferecer para chegar a resultados melhores.

4 – Reconhecimento

Embora sinergia tenha a ver com uma combinação de esforços para chegar a um resultado é importante que exista reconhecimento individual. Isso quer dizer que o gestor da equipe deve elogiar e destacar o bom desempenho dos colaboradores, quando as pessoas sentem que seu trabalho está sendo reconhecido tendem a se esforçar ainda mais para realizar bem as suas atividades. Num ambiente composto por profissionais confiantes é mais fácil ter um trabalho sinérgico, afinal ninguém precisa puxar o tapete de ninguém.

Gostou de saber o que é sinergia empresarial? Deixe seus comentários abaixo! 

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