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Estratégias de Negócio

Identificando Oportunidades – Como Estar Atento

Identificando oportunidades fica mais fácil conseguir emplacar um negócio de sucesso no mercado ou mesmo melhorar a performance de uma empresa já estabelecida. Embora muitos acreditem que o principal desafio para ser bem-sucedido como empreendedor seja encontrar os mecanismos mais assertivos para implantar uma ideia, tenho que dizer que, na realidade, a principal questão é encontrar as oportunidades mais destacadas.

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Identificando Oportunidades – Como Estar Atento a Grandes Chances

Para quem acredita que nunca teve a sorte de se deparar com uma grande chance, listei algumas dicas de como identificar oportunidades, tenho certeza que você irá mudar a sua percepção.

1 – Aprenda a identificar as mudanças de mercado

Nos últimos anos, observamos uma série de negócios disruptivos (que substituem produtos ou serviços, fazendo com que um setor do mercado desapareça) como a Netflix, que acabou de vez com as locadoras de vídeo, e como as câmeras digitais, que substituíram as câmeras analógicas e, posteriormente, foram deixadas no passado pelas câmeras dos smartphones.

Esse contexto deixa claro o quanto é importante saber analisar as tendências de mercado e que para ter uma ideia criativa não é necessário ter muitos recursos, apenas uma boa imersão no cotidiano da sua empresa. Apenas perguntar para os seus clientes que tipo de facilidades eles esperam para o futuro já pode acarretar em resultados excelentes.

2 – Transforme crises em oportunidades

Obviamente, nenhum empresário quer ver seu negócio passando por uma crise, porém, se o cenário é esse, não tem o que fazer além de aprender a como converter as dificuldades em oportunidades. Vou citar como exemplo a companhia aérea Gol, que foi no sentido contrário das companhias aéreas após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

Enquanto as concorrentes se retraíram vendendo aeronaves e demitindo funcionários devido à redução da procura do serviço, a Gol aproveitou para aumentar a sua frota de aviões por preços muito mais em conta e contratar os melhores profissionais. Assim que a crise se dissipou, a companhia estava muito à frente de suas concorrentes. A lição que fica é que se deve saber ler quando uma crise é passageira, se preparando para o momento seguinte em que o mercado voltará a crescer.

3 – Nem todo erro é ruim

Você já parou para pensar que é possível encontrar boas oportunidades nos erros cometidos diariamente? Para quem não está entendendo como isso é possível, basta tomar conhecimento da história de como nasceu o sistema de rodízio em churrascarias. O dono de uma churrascaria não sabia mais o que fazer para que seus funcionários levassem os pratos certos para as mesas que estavam sempre cheias.

Depois de muito tempo tentando organizar a rotina de uma forma que os enganos acabassem, ele percebeu que era mais interessante liberar os garçons para servir tudo o que vinha da cozinha em todas as mesas. Os clientes, com certeza, aprovaram esse sistema que faz sucesso até no exterior.

4 – Não use a falta de recursos como desculpa

Se você está no grupo de pessoas que não está identificando oportunidades por se esconder atrás de desculpas, como falta de recursos financeiros, humanos ou estruturais, saiba que está na hora de parar com isso. A dica para o sucesso é aprender a trabalhar com as ferramentas que se tem sem ficar observando o que está em falta.

No caso de uma organização em que o recurso em falta seja capital financeiro, a recomendação é traçar uma estratégia para consegui-lo usando o que se tem a mão. Perceba que um momento de dificuldade pode simbolizar a oportunidade para crescer com criatividade. O principal exemplo que posso citar é o da rede de fast food Mc Donalds.

Num determinado momento de sua história, a poderosa marca dos arcos dourados se viu quase falida mesmo com uma grande rede de lojas, isso porque recebia um valor muito baixo dos franqueados. A solução encontrada foi comprar imóveis para fazer deles sua principal fonte de renda, arredando-os para os novos franqueados por valores cerca de 500% mais alto que o valor de mercado.

5 – Aceite a visão de outras pessoas

Um dos principais erros de muitos empreendedores que não conseguem sair da estagnação no mercado é não ouvir a opinião de outras pessoas, como seus funcionários, por exemplo. É possível compreender o sentimento poderoso de amor que o fundador de um negócio sente pela sua companhia, contudo, isso não significa que ele está sempre certo.

Um caso que deixa essa situação bem clara é o da criação da poderosa Tupperware, marca de potes e vasilhas plásticas que se tornou líder de mercado. Earl Silas Tupper, fundador da companhia, trabalhava na gigante Du Pont e sempre relatava aos seus superiores que havia um grande desperdício de matéria-prima de qualidade na linha de produção.

Como seus avisos não foram considerados e aproveitados, Tupper saiu da empresa em que era empregado para se tornar empreendedor. Já pensou em como a Du Pont lamentou não ter dado ouvidos ao seu colaborador?

Quantas boas oportunidades você deixou passar por não estar atento? Comente abaixo e fique sempre com o radar ligado!

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