Etiqueta Empresarial – Melhor Tratamento Entre Pessoas e Empresas
O conjunto de regras e comportamentos regidos pela boa educação, que recebe o nome de etiqueta empresarial, tem se tornado cada vez mais relevante para o crescimento de companhias no mercado, assim como tem se sobreposto a questões, como conhecimento e capacitação profissional. Embora estejamos vivendo em plena era digital, nunca foi tão importante ter um tratamento mais educado e respeitoso entre pessoas e empresas.
Etiqueta Empresarial: Um Diferencial Relevante
Nos últimos anos, começou a se desenvolver um comportamento interessante no mercado, alguns profissionais bastante competentes e capacitados passaram a ser demitidos, simplesmente por não conseguirem desenvolver um comportamento pessoal dentro das regras da etiqueta exigida no âmbito corporativo enquanto outros indivíduos não tão capacitados assim conseguiram promoções. Logo, fica claro que a etiqueta empresarial tem se mostrado um diferencial.
O Que é Etiqueta Empresarial?
Conceitualmente, trata-se do conjunto de regras e cerimônias de tratamento entre indivíduos e empresas. Trata-se de ser bem educado, respeitar a outra parte, guiar-se pela ética empresarial, entre outras questões. O objetivo de adotar essa etiqueta a nível corporativo é reduzir o surgimento de conflitos, atitudes preconceituosas, mal-entendidos públicos e assim por diante.
Para que fique mais simples de entender, posso dizer que se trata de saber qual é o comportamento e atitude adequados para cada situação e para cada público de interação. A imagem é um dos bens mais relevantes que uma organização pode ter e, por isso, seus colaboradores devem ser os primeiros a mantê-la intacta. É importante destacar, ainda, que o comportamento educado e ético deve se estender por toda a estrutura hierárquica da empresa.
Dicas de Etiqueta Empresarial
Agora que você já reconhece a importância desse comportamento regido pela boa educação e atitudes éticas no âmbito empresarial, vou dar algumas dicas práticas de como torná-lo presente em sua corporação.
1 – Seja pontual
O tempo é considerado um dos bens mais preciosos que muitos indivíduos possuem e, por isso, é visto como um grande desrespeito não chegar no horário marcado para uma reunião ou outro compromisso. Sendo assim, a dica é organizar a sua agenda de maneira inteligente, considerando os deslocamentos por cidades com trânsitos cada vez mais caóticos e estabelecendo horários que podem ser cumpridos.
No caso de ter algum imprevisto e perceber que não conseguirá chegar no horário combinado, avise com o máximo de antecedência para que a outra parte esteja ciente do ocorrido. Todo mundo pode se atrasar uma ou duas vezes, o que não pode acontecer é essas situações se tornarem comportamentos frequentes. Respeite o tempo do outro.
2 – Pequenos detalhes
Ao chegar num ambiente, cumprimente a todos os presentes, mas somente lhes estenda a mão se a outra parte fizer esse movimento primeiro. Fique atento para somente se sentar se o indivíduo dono do lugar lhe oferecer essa possibilidade. A forma como você senta também poderá chamar atenção negativamente, não sente na beirada da cadeira e não se “jogue” de qualquer forma no mobiliário. Mantenha uma postura com as costas retas, evitando dessa forma ficar torto.
3 – A roupa passa uma mensagem
No âmbito corporativo não há espaço para modismos ou roupas extravagantes, o que vestimos passa uma mensagem a respeito da forma como nos mostramos para o mundo. Dessa maneira, é recomendável adotar um estilo sóbrio de se vestir, evitando decotes, fendas, roupas justas, calças curtas que deixem a meia toda à mostra ou, ainda, camisas que marquem manchas de suor. Cuide também de questões referentes à higiene, como estar com o cabelo ou pele oleosos, etc.
4 – Seja organizado
A organização é uma característica muito pertinente no que diz respeito à etiqueta empresarial, contudo, ela não pode ser desenvolvida pensando somente em você. É importante que os documentos físicos da sua mesa, assim como os digitais do seu computador, estejam catalogados e armazenados onde possam ser localizados pelos demais colaboradores.
5 – Respeite seus colegas
Uma pessoa falando o tempo todo desconcentra até o indivíduo mais atento, então evite conversas paralelas durante o expediente. Não significa que você precisa entrar mudo e sair calado da empresa, mas evite puxar assuntos polêmicos ou de fora do trabalho. Se houver um laço de amizade com alguns colegas vocês poderão seguir para um happy hour depois do trabalho e conversar sobre os temas de seu interesse.
6 – Saiba ouvir os outros
Uma das principais regras da boa educação é aquela que observa que temos dois ouvidos e apenas uma boca, o que indica que é sempre positivo ouvir o que as outras pessoas têm a dizer antes de falar. O profissional que tem a etiqueta empresarial bem desenvolvida entende a relevância de ouvir o que os demais envolvidos têm a dizer a respeito das mais variadas situações para chegar a uma solução pertinente. Isso se chama jogo de cintura e tem se tornado cada vez mais um diferencial para o sucesso.
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