feira-negocios
Estratégias de Negócio

Feira de negócios – Conheça alguns motivos para participar e expor o seu produto

Já ouviu a frase “Quem não é visto não é lembrando”? Ela é extremamente verdadeira, principalmente quando o assunto é o mundo dos negócios. Independentemente do que a sua empresa oferece, se são produtos, serviços, ou os dois, você precisa aparecer para que o seu público saiba e lembre-se que você existe e, assim, você possa ter o retorno necessário para o crescimento da sua organização.
 
Neste sentido, as feiras de negócios são umas das alternativas que você pode e deve utilizar como estratégia para mostrar os seus produtos ou serviços ao mundo, pois lá você terá a oportunidade de encontrar clientes, fornecedores, concorrentes e os principais stakeholders do seu negócio, que irão lhe fornecer o feedback que você precisa para se manter atuante no mercado.
 
Veja a seguir, alguns motivos para participar de uma feira de negócios e alavancar os resultados de sua empresa.
 

Motivos para participar de feira de negócios

 
Apesar de ser trabalhoso participar de um evento como este, que necessita do máximo de organização possível, com antecedência, preparação adequada dos colaboradores que representarão a empresa na feira, negociar com fornecedores, preparar materiais e o stand de exposição, não faltam razões para dedicar o máximo de esforço e expor seus produtos e serviços.
 
Fazendo isso, você verá que, em alguns meses, os resultados surgirão e isso será ainda mais gratificante para todos que puderam participar deste momento único. Confira os motivos que vou compartilhar agora e comece a organizar tudo para tornar a sua empresa ainda mais conhecida no mercado em que atua.
 

Tornar o seu negócio conhecido

 
Feiras e eventos dão à sua empresa a grande oportunidade de mostrar ao mercado o que você tem a oferecer. E quando digo isso, não estou falando apenas de seus produtos e serviços. Estou falando também da história da sua organização, como ela surgiu, seus objetivos, missão, visão, valores e assim por diante.
 
Além disso, as pessoas e investidores que visitam a feira e também o seu stand, é um público altamente segmentado e interessado no que você tem para mostrar. Sendo assim, trata-se de uma oportunidade única para tornar a sua empresa conhecida e fazer novos negócios.
 

Networking

 
Fazer novos negócios envolve a incrível habilidade de desenvolver e ampliar, significativamente o seu networking. Assim, o seu papel neste momento, enquanto empresário e empreendedor é de conhecer pessoas, distribuir cartões de visita, visitar o stand de concorrentes e parceiros, e por aí vai.
 
Nada de ficar no stand da sua empresa só esperando que os clientes apareçam. Seus colaboradores estão lá justamente para desempenhar esta função. Você fica a cargo de prospectar novos clientes, passeando pela feira e se colocando à disposição para novas parcerias e negócios promissores.
 

Conhecer os concorrentes

 
Investir na participação de feiras de negócios lhe oferece também a oportunidade de saber de que forma o mercado em que a sua empresa atua funciona. Quando falo que este tipo de evento lhe possibilita conhecer os concorrentes, estou falando de aprendizado, ou seja, de observar o que de melhor seus maiores concorrentes têm oferecido aos clientes que vocês disputam, para se inspirar e fazer ainda melhor.
 

Atualizar-se sobre as tendências de mercado

 
Outro grande benefício que você terá ao participar de um evento como este, é de se manter atualizado sobre o que será tendências nos próximos anos no mercado. Geralmente, em feiras de negócios, sempre acontecem palestras e workshops com especialistas, que trazem o que será tendência e de que forma empresários e empreendedores podem investir para se manterem competitivos.
 

Fortalecer a marca

 
Geralmente, em feiras e eventos de negócios, do segmento em que a sua empresa atua, as melhores organizações do mercado fazem questão de participar, pois sabem que isso lhe ajudará a fortalecer a sua marca perante o público-alvo, bem como diante de investidores. Diante disso, é importante considerar a sua participação, pois isso vai fazer com que o seu negócio passe a ser cada vez mais reconhecido e lembrado.
 
Como foi possível perceber, o que não faltam são razões para que a sua empresa participe da próxima feira de negócios de seu segmento. O meu conselho neste momento, é que, se você ainda não possui experiência ou nunca teve a oportunidade de participar de um evento como este, comece devagar e pelas feiras menores, para se tornar conhecido aos poucos.
 
Em seguida, pesquise pelos eventos maiores e invista em stands para feiras também maiores, para que assim, você ganhe ainda mais destaque diante de seus stakeholders e passe a obter os resultados que necessita para a sua empresa crescer.
 
As razões que listei aqui lhe convenceram a participar de uma feira de negócios Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

follow-up-vendas
Estratégias de Negócio

Follow Up de Vendas: Sua Empresa Realiza?

PR-Marketing-O-Que-E-e-Como-Implementar-efetivamente-na-sua-estrategia-de-negocios
Estratégias de Negócio

PR Marketing: O Que É e Como Implementar efetivamente na sua estratégia de negócios

Investidores
Estratégias de Negócio

Os Stakeholders e Sua Importância para as Empresas

Missao-valores-visao
Estratégias de Negócio

Missão, Visão e Valores de uma empresa – Conheça os conceitos