Funil de recrutamento – O que é e por que fazer?
A rotatividade de colaboradores é alta na sua empresa? Então você precisa conhecer o funil de recrutamento, uma sequência de procedimentos que permite a escolha do candidato mais alinhado com a vaga tanto em termos de talento quanto de potencial para permanecer no quadro de funcionários. Trata-se de uma adaptação do funil de vendas, abordagem do marketing digital que acompanha a trajetória do lead desde a primeira visita ao site até o fechamento da compra.
O que é funil de recrutamento?
Como mencionei acima o funil de recrutamento é uma adaptação da ferramenta conhecida como funil de vendas do marketing digital, seu objetivo é fazer o acompanhamento do indivíduo de interesse do ponto inicial até o final. Nesse caso o foco está nos concorrentes a uma vaga de trabalho na companhia.
O método permite acompanhar os profissionais desde a sua candidatura à vaga passando pelos procedimentos padrão de entrevistas e exames médicos até a assinatura do contrato efetivamente. Essa ferramenta funciona como um guia com visual gráfico em que todas as etapas do processo seletivo estão representadas e podem ser estudadas com mais assertividade.
Usando essa abordagem fica mais simples fazer o gerenciamento dos candidatos reconhecendo então aqueles que estão mais preparados para os desafios. Também permite mensurar dados relevantes para a otimização do processo de seleção como a quantidade mais relevante de candidatos para cada etapa, qual o momento com a maior taxa de conversão, quais os perfis que se dão melhor nas entrevistas e posteriormente no trabalho entre outros.
Três etapas do funil de recrutamento
A metodologia do funil de recrutamento é dividida em três etapas que incluem topo, meio e fundo. A seguir vou explicar melhor cada uma dessas etapas e como elas influenciam na melhor escolha de candidatos para diferentes postos na sua companhia.
Etapa 1: Topo de funil (recebimento e análise de currículos)
O primeiro passo para realizar um processo seletivo bem-sucedido é realizar a divulgação da vaga em questão de maneira a atrair candidatos relevantes e alinhados com o que se espera. Uma forma de verificar a eficiência da divulgação é analisar quantos interessados estão entrando em contato, anúncios eficazes tendem a apresentar uma taxa de pelo menos 10% considerando o número de acessos x número de candidatos.
Se perceber que há poucos interessados na vaga verifique a linguagem usada, se os dados estão completos e faça uma comparação dos benefícios e salário com os anúncios de outras empresas do mesmo segmento. Lembre-se de que o setor de atuação da companhia e o perfil da vaga demandam um tipo de linguagem específico. Quando a divulgação é realizada corretamente se tem a disposição um número significativo de currículos para analisar.
Estabeleça um filtro focado nas necessidades da organização para poder determinar quais são as melhores alternativas, pode ser um filtro focado em habilidades técnicas e/ou em traços de personalidade. Em ambientes de trabalho com muita pressão por cumprimento de prazos pode ser mais interessante conseguir manter a tranquilidade do que já ter bem desenvolvida uma técnica que poderá ser aprendida com o tempo.
Etapa 2: Meio do funil (período de entrevistas e mensuração de retorno)
Após ter realizado a etapa de filtragem dos currículos será necessário iniciar as entrevistas. Faça uma análise da proporção de currículos adequados para a vaga de acordo com o número total de candidatos. Se essa relação estiver baixa é interessante revisar os canais de divulgação, condições da vaga e linguagem usada. O objetivo é ter o maior número possível de currículos de profissionais qualificados.
De acordo com as atribuições da vaga aberta determine quais são os testes mais efetivos para fazer uma seleção com maior potencial de acerto. Podem ser realizados testes de habilidade, entrevista individual, dinâmicas de grupo, aplicação de jogos interativos, testes psicológicos entre outros. O método deve ter como base o que é mais relevante para um resultado de sucesso.
Etapa 3: Fundo do funil (escolha do melhor candidato)
Seguindo os processos das duas etapas anteriores do funil de recrutamento fica mais fácil escolher o melhor candidato para ocupar a vaga em questão. Contudo, tenha bem claro que o processo não termina nesse ponto. O contratado precisará ser inserido adequadamente no contexto organizacional pelo RH e pelo líder do seu setor bem como ter a sua trajetória analisada para a verificação de sua efetividade.
Por que fazer o funil de recrutamento?
Antes de mais nada preciso dizer que nenhuma etapa ou procedimento é obrigatório ou imutável, são apenas sugestões para otimizar o processo de contratação reduzindo a taxa de rotatividade da sua companhia. O motivo pelo qual vale a pena adotar a metodologia do funil de recrutamento é ter mais eficácia na divulgação, triagem e contratação de candidatos mais interessantes.
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