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Gerente Comercial – Qual o Papel Dele em uma Empresa?

O gerente comercial é um dos profissionais mais relevantes para o crescimento de uma empresa no mercado em que está inserida. Trata-se do profissional responsável por elaborar e colocar em prática planos e diretrizes referentes a comercialização de produtos e serviços da companhia assim como determinar a necessidade de programas de treinamento e capacitação da equipe de vendas.

O Que Faz o Gerente Comercial?


No escopo de atividades que ficam a cargo do gerente comercial estão o gerenciamento de diretrizes que permitem a comercialização de produtos e serviços de uma organização com assertividade. Trata-se do profissional responsável por desenvolver e colocar em prática estudos e planos a respeito do crescimento comercial da empresa. Esse gestor deve ficar atento a equipe de vendedores observando sempre quando é necessário que eles passem por um novo treinamento de capacitação.

A frente das campanhas promocionais da organização esse gerente deve ainda ficar atento as correntes para verificar quais são as estratégias delas e como driblá-las conquistando então um lugar de maior destaque no mercado. Estabelece as métricas que serão usadas para verificar a assertividade da companhia no seu mercado assim como os índices de performance.

Qual é o Papel do Gerente Comercial?


Além de ter as funções gerenciais do departamento de vendas da companhia cabe a esse profissional ser o líder da equipe de vendedores e demais profissionais do seu setor. Nem sempre é fácil perseguir e realizar as metas estabelecidas para o setor comercial, nesse momento é fundamental ter um líder de confiança a frente. O gestor da equipe de vendas é o responsável também por detectar eventuais falhas dos membros do grupo para que possa remediá-las evitando que se chegue a um colapso.

Como é a Atuação de um Bom Gerente Comercial


A seguir vou dar algumas dicas de como é a atuação de um bom gerente comercial, explicando como ele ajudará a fazer com que a sua organização se destaque em seu setor.

1 – Planejamento completo


Um gerente, de qualquer área, só pode ser um bom gestor se conhecer completamente as ferramentas que têm à sua disposição. A partir desse conhecimento esse profissional consegue elaborar um planejamento que abranja todas as suas potencialidades e ofereça os melhores resultados para aumentar o volume de vendas. No planejamento devem estar metas e objetivos que sejam passíveis de serem alcançados pela equipe.

Se existe algo absolutamente frustrante para os profissionais de uma companhia é perceber que não importa o quanto se esforcem ainda assim não conseguirão bater as metas predeterminadas pelo seu gerente. Por fim esse planejamento deve ser elaborado já delegando tarefas para cada um dos membros da equipe com prazos predefinidos.

2 – Trabalho com total organização


O líder de uma equipe deve ter uma ação focada em estabelecer a organização do seu setor, ou seja, garantir que todos os membros estão realizando as suas tarefas com o máximo de assertividade. O gestor deve também fazer a distribuição das tarefas de acordo com o que cada indivíduo pode contribuir. Um bom gerente comercial é aquele que sempre sabe tudo o que está acontecendo em seu setor e percebe com antecedência que precisa mudar o curso das ações para conquistar um resultado positivo.

3 – Diferenciais em relação aos concorrentes


Um gerente comercial dedicado a tornar o seu setor mais produtivo consegue estabelecer diferenciais especiais em relação aos seus concorrentes de maneira que os clientes são fidelizados. Estamos num momento de grande competitividade no mercado sendo determinante ter estratégias que se valham de inteligência e economia de recursos para vencer os concorrentes.

4 – Desenvolvimento de pós-venda


Cabe ainda ao gerente comercial a incumbência de desenvolver com assertividade o setor de pós-venda da companhia em que atua. As empresas que mais crescem são aquelas que conseguem vender mais de uma vez para o mesmo cliente, isso acontece quando quem compra percebe que há um acompanhamento com o objetivo de tornar a sua experiência mais rica e interessante.

5 – Bom relacionamento com os subordinados


Uma equipe de vendas deve ser composta de pessoas que trabalham com o máximo de satisfação para que os clientes se sintam compelido a voltar a comprar. Para que esse cenário seja possível é fundamental que o gerente comercial seja um indivíduo que tem um bom relacionamento com os seus subordinados.

Observar o clima organizacional no setor de vendas é uma forma de saber o quanto o gestor está trabalhando bem. A equipe é sempre um reflexo do seu líder e no caso desse setor que atua diretamente com os clientes é importante que exista um clima respeitoso e pacífico.

O gerente comercial é um dos profissionais que mais tem recebido destaque atualmente haja vista que a competitividade no mercado está cada vez mais acirrada. Gostou de saber um pouco mais sobre o papel desse profissional para que uma empresa conquiste uma posição de liderança? Deixe seus comentários!

 

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