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Clientes

Gestão de clientes – sua empresa já realiza?

Empreendedor, me responda uma coisa: de maneira geral, você tem se preocupado mais com os valores que vai faturar ao final de cada mês ou em prestar um atendimento cada vez mais próximo e personalizado aos seus clientes? Trago esta reflexão logo no início deste, pois ela é extrema importância para que eu possa seguir com o assunto que irei abordar hoje.
 
Acontece que diversas transformações ocorreram nos últimos anos e com elas muitas mudanças no comportamento do consumidor de diversas marcas no mercado. Isso, de certa forma, obrigou um grande número de empresas, pequenas, médias e grandes a se readaptarem para não perderem posicionamento diante de seus clientes e também de seus concorrentes.
 
Por isso, diante deste contexto, é fundamental abordar o tema gestão de clientes, para que empresários e empreendedores entendam a importância de oferecer não só um produto ou um serviço bem feito, mas também um atendimento eficiente, personalizado e de qualidade, pois só assim é possível fidelizar os clientes de sua carteira e conquistar muito mais consumidores no mercado.
 
Acompanhe-me nesta leitura e veja de que forma uma gestão eficiente de clientes pode transformar os resultados de seus negócios.
 

O que é Gestão de Clientes?

 
Quando você ouvir falar em gestão de clientes, saiba que é tudo aquilo que é feito para deixar o consumidor de sua empresa feliz e satisfeito com o serviço que ela presta no mercado. E quando falo em serviço, não estou falando apenas daquilo que o cliente compra e leva para casa, existem muitos mais coisas por trás disso e nestes fatores que eu vou focar ao longo deste texto.
 
Assim, um gerenciamento de clientes realizado de forma eficiente visa fidelizá-los por meio de um atendimento personalizado, ou seja, que faz com que o consumidor sinta-se único para o seu negócio e por este motivo volte a procurar a sua empresa sempre que precisar do produto ou serviço que ela oferece no mercado.
 
Sendo assim, o foco é muito mais em construir um relacionamento real e duradouro com o público-alvo, do que apenas empurrar para cima do cliente aquilo que talvez ele não queira consumir.
 

A importância de uma gestão de clientes eficiente

 
Existem vários fatores que tornam esta gestão de relacionamento com o cliente algo realmente importante no contexto em que estamos vivendo atualmente. Um deles diz respeito à concorrência, que, conforme o tempo vai passando, vai se especializando muito mais e buscando formas de atender cada vez melhor o cliente que vocês disputam no mercado. Diante disso, para vencer este mercado altamente acirrado, é necessário oferecer diferenciais competitivos, que chamem verdadeiramente a atenção do consumidor para o seu negócio, caso contrário você e sua empresa vão acabar perdendo posicionamento e deixando outros lhe ultrapassarem.
 
Além disso, o avanço tecnológico tem aproximado ainda mais consumidores e marcas, fazendo com que estas tenham muito mais informações do que tinham antigamente, quando não vivíamos em um era de redes sociais e internet em geral. Este elemento é determinante no processo de compra do cliente, pois hoje ele pesquisa ainda mais antes de efetivar a compra, levando em consideração a opinião de outros consumidores, a reputação da marca no mercado, se ela tem ou não um bom relacionamento com seu público-alvo e assim por diante.
 
É neste cenário que surge a gestão de clientes, pois é ela que vai ajudar empresários e empreendedores a elaborarem estratégias eficientes para continuarem atuando no mercado, sem perder o posicionamentos que suas empresas já conquistaram.
 

Como se posicionar?

 
Ao meu ver, uma das formas mais eficazes de realizar uma gestão de clientes é prestar atenção no que o seu cliente tem a lhe dizer. Saiba que em um mundo repleto de indivíduos com diferentes pensamentos e formas de enxergar tudo ao seu redor, sempre vai existir alguém que não se agradou daquilo que a sua empresa lhe ofereceu. Este é um dos clientes que você precisa focar, pois ele tem muito a contribuir para o crescimento do seu negócio, trazendo feedbacks de melhoria aos seus produtos e serviços.
 
Sendo assim, a minha dica é que você invista, principalmente, em pesquisas de satisfação, pois elas vão lhe fornecer informações valiosas, de seus principais stakeholders, para que assim você possa implementar melhorias em seus processos internos e externos e possa conquistar ainda mais clientes no mercado.
 
Uma das coisas que mais fazem com que empresas, dos mais diversos portes e segmentos, fidelizem seus clientes, é quando elas demonstram que realmente têm o foco totalmente voltado para as necessidades e desejos de seus consumidores. Ao se sentirem especiais e únicos para as marcas que escolheram, diante de tanta outras no mercado, a probabilidade de que voltem a consumir seus produtos e serviços aumenta significativamente. Por isso, esteja sempre atento às expectativas de seu público-alvo, pois as chances de assertividade e permanência no mercado são muitos maiores.
 
Gostou das minhas dicas? Então continue acompanhando meus conteúdos, pois todos os dias compartilho novidades para que você aprimore ainda mais o seu dia a dia empreendedor.

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