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Estratégias de Negócio

Hábitos de empresas de sucesso

Existe fórmula para o sucesso nos negócios? Eu gostaria de dizer que sim, que ao seguir um passo a passo pré-definido você alcançaria os resultados positivos tão almejados na sua empresa. Porém, ainda não inventaram uma fórmula mágica que se encaixe em todos os modelos de negócio.
 
No entanto, acredito que apesar de não existir uma fórmula pronta que garanta o sucesso de uma empresa, o caminho pra se chegar lá funciona como em uma receita de bolo, há ingredientes que não podem faltar para que o bolo saia do forno fofinho e saboroso. Agora, para decorar esse bolo existe uma infinidade de coberturas com diversos sabores, cores e texturas. Cabe a você escolher a cobertura que mais lhe convém.
 
A seguir vamos analisar juntos quais ingredientes as empresas de sucesso têm em comum? Listar algumas destas características poderá ajudá-lo a direcionar melhor o seu negócio.
 

Pensamento a longo-prazo

 
O imediatismo pode matar qualquer negócio! É preciso maturidade e paciência para entender que leva tempo para que a empresa se destaque no mercado, resultados e lucros são conseqüência de dedicação, de erros e acertos, de foco e de persistência, não vêm da noite para o dia. Faça um planejamento de médio a longo prazo e sobre tudo acredite nele! Que tipo de concorrência vai enfrentar a médio prazo? Quais serão os seus pontos fortes para se manter na crista da onda? Onde quer ver seu produto daqui a 3 anos? Como você quer que seus clientes percebam a sua marca daqui a 10 anos? Estas são perguntas que deve tentar responder para poder definir a estratégia.
 

Capacidade de adaptação

 
O mercado passa por constantes mudanças e muitas vezes elas são rápidas e inesperadas. Uma importante característica das empresas bem-sucedidas é a capacidade de ajustar suas estratégias à essas mudanças de cenário. Esta capacidade de se adaptar pode ser nata, mas também pode ser adquirida por meio de treinamento. Manter o “radar” sempre ligado para acompanhar as tendências, fazer análises SWOT, avaliando as fraquezas e as forças da empresa, oportunidades e ameaças, ouvir os clientes, fornecedores e os concorrentes deve fazer parte da rotina de qualquer gestor
 

Resiliência do empreendedor

 
Resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades. Ao trazer esse conceito para o ambiente corporativo, ser um empreendedor resiliente significa tiver a habilidade de persistir nos seus objetivos e contornar as situações que não saem como previsto. É preciso ter a capacidade de perseguir suas idéias
 

Atraia talentos

 
Conseguir atrair e reter os melhores profissionais, nas várias áreas, é uma condição essencial para manter a competitividade em qualquer sector do mercado, seja na indústria, comércio ou serviços. Colaboradores diferenciados são recursos essenciais para o sucesso de uma empresa. Vale lembrar que nem sempre o fator financeiro é o único atrativo para manter um colaborador, flexibilidade de horários e envolvimento no ambiente empresarial são fatores que podem contar muito na estratégia de retenção de talentos.
 

Vínculo com o cliente

 
Conhecer bem quem compra seus produtos e serviços é um importante passo para ver seu negócio se tornar um empreendimento de sucesso. Muitos fracassam porque imaginam um produto e acham que a sua tarefa é convencer as pessoas a comprar-lo,quando na realidade sua tarefa é identificar a necessidades do cliente e, a partir daí, desenvolver um produto.
 

Investimento em tecnologia

 
Fique sempre de olho nas inovações na sua área de atuação! As tecnologias podem ser importantes aliadas na missão de transformar empresas dos mais diversos ramos em líderes de mercado. Ao contrário do que muitos empresários imaginam, tecnologia nem sempre é sinônimo de altos investimentos e soluções complexas de serem implantadas. Um serviço de comunicações unificadas pode ajudar a agilizar o fluxo de informações dentro da empresa e contribuir para uma melhor comunicação com clientes e fornecedores, reduzindo, por exemplo, o tempo de resposta. Soluções podem ser contratadas na Cloud de forma flexível para ajudar a controlar a contabilidade, ou para gerir as contas de clientes. Infelizmente, empresa que não investe dificilmente consegue avançar o negócio.
 

Visão de retorno sobre o investimento

 
É preciso sempre ter em mente qual o retorno você terá ao investir em determinada área na sua empresa. Encarar investimento como gasto não é uma mentalidade inteligente quando se trata de negócios. Evite o pensamento imediatista de ganhos e perdas no negócio, o certo é pensar qual caminho você deve seguir para continuar tendo lucros no futuro.
 

Responsabilidade social e civil

 
Companhias de sucesso sabem a importância de se contribuir para o bem da sociedade e agir de maneira ética e responsável. Essa postura perpassa por compromissos fiscais importantes desde pagamento dos impostos em dia até ações de sustentabilidade que tenham por objetivo causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

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