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Ideias Criativas Para Fidelizar Clientes e Vender Mais

Os custos para fidelização da clientela são bem mais em conta em comparação com os custos para conquistar novos consumidores. Com ideias criativas para fidelizar clientes é possível aproveitar essa matemática mais amigável e ainda aumentar a quantidade de itens que esses clientes compram consequentemente tendo um faturamento mais alto no final do mês.

Confira 7 ideias criativas para fidelizar clientes

Abaixo listei 7 ideias criativas para quem deseja fidelizar clientes vendendo mais para eles, com essas sugestões sua empresa irá despertar o desejo desses indivíduos de comprar mais vezes.

1 – Cortesia de aniversário

Se a sua companhia ainda não tem um banco de dados dos clientes sugiro que providencie um imediatamente, pois é bastante útil em diversos momentos inclusive para a fidelização dos mesmos. Conhecendo a data do aniversário da sua clientela, pode ser apenas o mês, a sua marca pode oferecer uma cortesia especial como frete grátis a partir de um valor X em compras, desconto de 20% num departamento entre outros. No caso de não conseguir oferecer uma cortesia financeira nesse momento saiba que apenas demonstrar que lembrou da data enviando um cartão por e-mail já ajuda.

2 – Tenha um programa de fidelidade

Proporcionar vantagens para os clientes da sua marca quando eles compram seus produtos/serviços é a maneira perfeita de atraí-los para comprar mais. Ressalto que os custos para implementar e administrar um programa de fidelidade em sua companhia é relativamente baixo e os ganhos potenciais são significativos.

Basicamente esses programas registram às vezes em que os indivíduos realizaram compras oferecendo vantagens ao alcançar um determinado valor. É possível ainda usar um sistema de atribuição de pontos que podem ser trocados por produtos/serviços de parceiros. Mas, fica a dica de que a vantagem em questão pode ser descontos na sua própria loja ou um brinde.

3 – Atendimento atencioso

Tem coisa melhor do que receber um atendimento atencioso? Nos dias de hoje em que um sorriso de um vendedor está mais raro do que uma pedra preciosa certamente não. Quando o consumidor realiza uma compra está mais do que levando em consideração uma necessidade por um produto ou serviço está em busca de uma experiência positiva.

Sentir-se bem atendido e ter toda a atenção do vendedor no momento em que está decidindo o que vai levar faz toda a diferença. Não se deve tentar vender o mais caro o tempo todo e sim o que vai ser mais conveniente para o consumidor. O treinamento dos vendedores e demais atendentes da sua organização deve ser uma prioridade.

4 – Ofereça cupons de desconto

Sabe quanto aqueles clientes habituais diminuem o seu ritmo de compras? Nesses casos é interessante enviar cupons de desconto que nesse caso funcionam como uma ‘isca’ para que novas compras sejam feitas. Sua organização pode enviar por e-mail uma mensagem como “sentimos sua falta” ou “aproveite essa oportunidade” com cupons que deem um desconto especial. Só não exagere no envio desses cupons porque os clientes podem acabar ficando ‘viciados’.

5 – Surpreenda seu cliente

Marcas que surpreendem se mantêm no imaginário do cliente e passam a ser a sua primeira opção quando uma nova necessidade surge. Uma possibilidade é colocar um brinde surpresa na sacola ou entrega (caso de compras virtuais), algo que a pessoa não espera, mas que será útil. No caso da compra de livros é possível adicionar a compra marca-páginas, por exemplo. Não precisa ser um brinde com grande valor agregado, a ação é o mais significativo.

6 – Facilite as compras dos seus clientes

As pessoas estão cada vez mais sem tempo então tudo o que a sua companhia puder fazer para facilitar o processo de compra é mais do que bem-vindo. Ao observar que os seus clientes têm um padrão de compras, isto é, adquirem determinados produtos em certas quantidades num intervalo de tempo frequente é possível criar uma opção de pedido automático.

Ofereça as opções de facilidade e aguarde para saber se os seus clientes realmente as desejam. Vender através de WhatsApp ou pelo Instagram pode ser uma forma de tornar o sistema de compras mais simples. Ter um diálogo aberto com os clientes pode ser interessante para saber quais são as facilidades que eles esperam/precisam.

7 – Indicações que geram vantagens

Contando com uma base de clientes fidelizados é possível utilizar esse recurso para gerar ainda mais vendas para a sua organização. Ofereça vantagens para que os seus clientes atuais indiquem novos consumidores para a sua empresa. A indicação pode gerar, por exemplo, um brinde ou um desconto para a próxima compra. Fique atento para a limitação de descontos cumulativos para não acabar tendo prejuízo. Recompensar os seus clientes pela ajuda prestada é sempre uma boa ideia.

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