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O Que é a Imagem Empresarial?

No cotidiano corporativo, a imagem empresarial é de grande relevância, pois não adianta se dedicar a ter um bom produto ou serviço se isso não está claramente demonstrado para os consumidores. Grande parte das marcas de sucesso no mercado conquistaram seu lugar de destaque devido a estratégias de criação de imagens positivas. O público-alvo precisa ver na empresa um objetivo na empresa para que se interesse em comprar dela.

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O Que é Imagem Empresarial?

Antes de qualquer coisa, deve ficar clara a diferença entre imagem e identidade empresarial. A imagem é tudo o que a companhia parece ser, aquilo que o público-alvo entende dela. Já no caso de identidade, estamos falando a respeito de tudo o que a organização efetivamente é.

De uma forma mais conceitual, digo que imagem empresarial é o conjunto de significados que são observados pelos indivíduos em busca de conhecer um objeto. Está dentro do conceito de imagem tudo aquilo que as pessoas descrevem, comentam, lembram e relacionam com a sua companhia.

A constituição de uma imagem empresarial é resultante de diferentes interações, como dos materiais gráficos e de comunicação da companhia. Embora seja uma percepção externa, a imagem é fruto também das interações internas. Formando o que entendemos como imagem estão elementos gráficos, como os conteúdos das publicidades, bem como a missão, valores e formas como os públicos são atendidos.

Qual a Importância da Imagem Empresarial?

Um dos bens mais valiosos que as organizações possuem não é tangível, a imagem influencia no valor agregado que essa instituição terá diante de seus consumidores. O trabalho de construção de imagem é incessante e um pequeno deslize pode colocar facilmente tudo a perder. A percepção da marca como positiva e agregadora de mais do que somente produtos e serviços, é o que torna uma companhia a escolha perfeita para os consumidores na hora da compra.

Nos últimos anos, com o advento de redes sociais e o desenvolvimento do imediatismo, a imagem das corporações passou a exercer maior influência sobre os consumidores. Hoje em dia, as pessoas estão em busca de compras que tenham mais significado, a qualidade do produto ou serviço não chega a ser um critério de decisão, uma vez que é entendida como obrigatória. Se não há uma imagem positiva e consolidada, a marca não tem como se manter numa posição sólida no mercado.

Imagem é Resultado de Diferentes Esforços

A construção da imagem de uma empresa não começa e não termina na sua publicidade, os empresários devem compreender que tudo o que é visto e percebido pelo público externo ajuda a compor a imagem empresarial, isto é, desde um problema no sistema fabril que reduz a qualidade do item produzido, até um atendimento ineficaz por parte dos funcionários.

Para que se tenha uma imagem positiva, é necessário ficar atento a todas as pequenas questões que ajudam a formar o panorama de serviços da companhia. Além de fiscalizar com rigor o sistema de produção e entrega dos produtos, é essencial fazer avaliações constantes do atendimento que os funcionários prestam para os consumidores. Novamente cito que um pequeno deslize é mais do que suficiente para fazer com que todo o trabalho bem feito até então seja esquecido.

Conceito de Marca

Para ter uma boa imagem, é necessário que se tenha uma marca forte, algo que não surge do nada e que depende de muito esforço. A primeira coisa a se saber é que as marcas consideradas fortes têm uma filosofia que seguem incansavelmente. Também se deve compreender que marcas possuem características que devem ser transmitidas através da sua comunicação e do seu método de trabalho.

A palavra-chave para a construção de uma marca é coerência, a organização deve fazer exatamente o que prega para que o consumidor não encontre ‘furos’ na imagem que está sendo difundida. Fidelização é o resultado de um trabalho constante de reafirmação de algo positivo. Sendo assim, é necessário que a companhia tenha momentos reflexivos sobre como tem se posicionado no mercado.

Invista em Comunicação

Para que a imagem da companhia seja de conhecimento geral de todos os públicos relacionados, é importante que ela seja difundida por meio de comunicação. Dessa forma, o gestor deve ficar atento aos investimentos nesse setor. Ao perceber que há pontos que não estão exatamente bem resolvidos, é possível trabalhar com uma estratégia de comunicação que vise reverter o quadro.

Mas, é claro que não adianta investir massivamente na comunicação de algo que não é palpável e real. Uma imagem construída sobre algo falso não se sustenta a longo prazo, pois as pessoas inevitavelmente descobrem que o que está sendo dito não é exatamente o que acontece na realidade. A conclusão é que a imagem de uma companhia precisa ser pensada para ofertar algo realmente positivo para o seu público-alvo e que seja verdadeiro.

Você já tinha pensado a respeito da importância da imagem empresarial para o sucesso de um negócio? Deixe o seu comentário!

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