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O Que é Automação Comercial e Quais Vantagens Ela Oferece Para uma Empresa?

O empresário que deseja estabelecer uma gestão eficiente em sua empresa deve saber o que é automação comercial e quais são as vantagens que ela oferece para o seu empreendimento. O dia a dia de trabalho de uma companhia, independente de seu porte, gera um número expressivo de informações que precisam ser armazenadas e geridas assertivamente. A automação comercial tem se mostrado uma solução prática para essa tarefa.

O que é automação comercial?

Basicamente a automação comercial utiliza o potencial tecnológico para automatizar tarefas que antes eram manuais. Antes do desenvolvimento de softwares, por exemplo, os colaboradores ou gestores, precisavam redigir notas fiscais a mão assim como realizar os cálculos por si. Com as ferramentas da informática esses e diversos outros processos passaram a ser realizados automaticamente.

As soluções informatizadas além de serem mais práticas poupam o tempo dos colaboradores que podem se dedicar a atender melhor os consumidores. Além disso, a tecnologia reduz significativamente as chances de erros e permite cruzar informações com mais rapidez e eficiência. Os softwares facilitam o encontro de informações permitindo a tomada de decisões estratégicas que podem acarretar em avanços no mercado.

Quais as 7 vantagens da automação comercial para as empresas?

O processo de automação comercial tem se mostrado essencial para as organizações que desejam garantir a sua permanência no mercado a longo prazo. A seguir listei as 7 vantagens de adotar esse sistema na sua companhia.

1 – Armazenamento e cruzamento de dados

Uma das principais vantagens que a automação comercial oferece para as organizações é a possibilidade de integrar e cruzar dados gerando informações que funcionam como diferenciais. Os softwares podem registrar dados dos compradores e do seu comportamento de compra, por exemplo. Esses dados podem ser usados pelos vendedores para oferecer os itens de maior interesse para os consumidores em potencial.

Além disso, os vendedores poderão usar a integração do sistema para verificar se os produtos que são do interesse dos compradores estão disponíveis e se não estiverem qual a previsão para voltarem ao estoque. O trabalho fica bem mais ágil e prático com a possibilidade de acessar informações a qualquer momento.

2 – Trabalho em conjunto de diferentes setores

Departamentos distintos dentro de uma companhia podem trabalhar em conjunto com mais facilidade com a automação. O uso das ferramentas tecnológicas facilita o intercâmbio de informações, em tempo real é possível saber o que acontece em outra filial da organização.

3 – Prospecção e fidelização de clientes

Já existem softwares pensados exclusivamente para garantir um bom atendimento aos clientes desde a prospecção dos indivíduos mais relevantes até o desenho de estratégias de fidelização. Os recursos tecnológicos podem contribuir também para estabelecer e manter uma comunicação sem ruídos antes, durante e depois da compra ser efetivada.

4 – Gestão com menores chances de erros

Uma das principais dificuldades que os gestores enfrentavam era a possibilidade de que erros humanos alterassem a sua percepção da realidade financeira das suas companhias. Com sistemas informatizados ficou bem mais simples evitar esses potenciais erros, o computador tem muito mais eficiência para chegar a respostas corretas. Agora a preocupação dos gestores pode se voltar para questões mais estratégicas e menos técnicas.

5 – Automação para a folha de pagamento

Uma das tarefas mais importantes do setor de recursos humanos de uma empresa é elaborar a folha de pagamento dos funcionários. Um trabalho bastante complexo antes da automação comercial era necessário observar uma a uma as folhas ponto para determinar quem tinha feito hora extra entre outros. Com softwares que registram a entrada e a saída dos colaboradores fica bem mais simples efetuar os pagamentos corretamente.

6 – Facilidade para a tomada de decisões

A todo momento é necessário que o gestor tome uma decisão que pode trazer consequências positivas ou negativas para a sua companhia. Quando se tem em mãos dados que tornam o cenário mais claro é mais simples decidir por qual caminho seguir. Se tem mais facilidade para tomar as decisões certas no que concerne aos rumos da organização.

7 – Mensuração de resultados

Por fim, mas não menos importante devo mencionar o quanto a automação comercial facilita o processo de mensuração de resultados. Os dados armazenados e cruzados entre diferentes setores permitem realizar a verificação do impacto que cada ação teve para o alcance ou não das metas. Diferentes parâmetros de avaliação podem ser adotados a partir de um universo mais amplo de informações disponíveis. Contudo, é fundamental que a organização saiba como utilizar os dados para gerar informações pertinentes.

A automação comercial permite tornar o trabalho cotidiano das empresas mais eficiente e menos passível de erros representando um excelente investimento a médio e longo prazo. A sua companhia já utiliza algum sistema automatizado? Deixe seus comentários abaixo!

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