O Que é o Ciclo Financeiro de uma Empresa?

O ciclo financeiro de uma empresa diz respeito às suas atividades rotineiras para que a sua produção possa se converter em capital e recursos para o seu crescimento. O objetivo de qualquer negócio é se estabelecer no mercado gerando assim valores por meio daquilo que produz e entrega ao público consumidor, isto é, a manutenção de um ciclo financeiro estável e lucrativo.

Mas, afinal o que é ciclo financeiro?

Basicamente o conceito de ciclo financeiro diz respeito à transformação de estoque em vendas e as suas vendas por fim em capital. O tempo de duração desse ciclo é correspondente ao tempo necessário para que o capital possa ser convertido em matéria-prima, a matéria-prima em produção, a produção em recebíveis e esses recebíveis em capital. 

Ciclo de produção: Intimamente relacionado com o ciclo financeiro

A partir da conceituação de ciclo financeiro que citei acima fica evidente a relevância do ciclo de produção para a sua manutenção então cabe explicá-lo também. O ponto de partida do processo de produção é o encaminhamento das matérias-primas do setor de estoque para a área de produção. Os colaboradores (mão-de-obra) então utilizam esses recursos para chegar a produtos acabados que têm potencial para se tornarem lucrativos para as organizações.

De maneira geral o ciclo de produção (no âmbito físico) está dividido em três etapas fundamentais que são: estoque de matérias-primas, conversão de matérias-primas em produção e estoque da produção acabada. Um ciclo de produção transcorre entre o tempo em que a matéria-prima (compra) chega até a sua saída na forma de produtos acabados (venda). Já o ciclo financeiro transcorre entre o pagamento da compra das matérias-primas (saídas de caixa) e recebimento das vendas (entradas no caixa).

Administrando os ciclos de produção e financeiro

Gerenciar os ciclos de produção e financeiro pode ser um tanto complexo, mas é essencial para que a companhia se mantenha sustentável. Para que o fluxo de produção possa se manter constante a organização precisa ter bons níveis de estoque de matéria-prima, recursos produtivos e claro produtos acabados para chegar ao mercado.

Em paralelo a isso a companhia deve manter uma rigorosa gestão do pagamento aos fornecedores e contas a receber, fatores que variam de acordo com os resultados obtidos com as vendas. Boas políticas de gestão do estoque e melhor aproveitamento dos recursos se refletem em resultados mais positivos para a sua empresa a médio e longo prazo. O segredo está em administrar o estoque com inteligência e alinhado com as necessidades da sua empresa.

Custos

De maneira geral, as matérias-primas compradas pela companhia são incluídas na categoria de contas a pagar. Os custos para converter a matéria-prima em produtos acabados assim como o da mão-de-obra e custos operacionais como um todo são direcionados para a manutenção do estoque de itens acabados que por sua vez são vendidos a prazo através do crédito que se concede aos clientes, ou seja, está no contas a receber.

Equação de relação entre ciclo financeiro e ciclo de produção

A seguir vou apresentar a equação que faz a relação entre os ciclos de produção e financeiro de acordo com a gestão de custos.

Ciclo financeiro = Ciclo de produção + tempo necessário para converter recebíveis em capital – tempo médio para realizar o pagamento dos fornecedores.

Ciclo financeiro: Conhecendo a sua lógica

O ponto inicial do ciclo financeiro consiste na compra de matérias-primas considerando o período necessário para que os fornecedores sejam pagos. Esse ciclo prossegue com a transformação das matérias-primas em produtos acabados (criação de estoque) e na sequência em recebíveis por meio da venda a clientes. Para fechar o ciclo os recebíveis são transformados em capital.

Em resumo o ciclo financeiro mensura, em dias, o tempo que a organização leva para produzir e vender o estoque, receber os valores relativos aos produtos acabados e realizar o devido pagamento aos seus fornecedores. Assim se pode saber qual o ritmo do negócio para que seus estoques de matérias-primas sejam transformados em produtos que irão se tornar recebíveis.

Embora haja uma relação direta entre os ciclos de produção e financeiro é possível perceber que há uma defasagem entre ambos, pois o capital advindo das vendas dos produtos chega à companhia em datas posteriores às de compra de insumos e até das próprias vendas. Do ponto de vista gráfico é possível representar o ciclo financeiro como uma combinação do ciclo econômico, prazos para formação estoque, recebimento das vendas e pagamento dos fornecedores.

Conclusão

O gestor precisa ter pleno conhecimento a respeito do ciclo de produção e do ciclo financeiro da sua empresa para que possa então estabelecer um equilíbrio entre ambos para não ter dificuldades de manter a sua operacionalidade. Há muitas possibilidades de desalinhamento entre o período de compra de matérias-primas e o de vendas dos produtos acabados. Evitar que haja esse desalinhamento com estratégias financeiras assertivas é crucial para a manutenção da sua lucratividade.

Gostou de entender o que é ciclo financeiro e como ele se relaciona ao ciclo de produção? 

Copyright:  475267699 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ahasoft

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01