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O Que é Picking e Packing? Evite Gastos e Ganhe Agilidade

As operações de picking e packing, respectivamente, separação e embalagem são especialmente relevantes para o dia a dia de um e-commerce. Trabalhando com foco e assertividade nessas etapas é possível reduzir os gastos e ganhar agilidade fidelizando o seu consumidor e aumentando os lucros da sua empresa. A logística é a base para uma loja virtual bem-sucedida.

Picking e Packing: Entendendo os processos

A seguir vou explicar com mais detalhes o que são essas operações de logística e de que maneira elas podem tornar a sua companhia mais enxuta e ágil.

Processo de Picking (separação dos pedidos dos clientes)

Esse é um dos processos mais relevantes de logística, pois consiste na separação do que foi pedido pelos consumidores de maneira a tornar possível que eles recebam adequadamente em casa o que compraram. Na etapa de picking é realizada a coleta dos itens nas quantidades solicitadas e se algo dá errado nesse momento acarretará na insatisfação dos consumidores.

É importante ressaltar que o processo de picking pode representar um custo de até 55% do valor total dos gastos com logística de um e-commerce. Observando que diferentes organizações demandam de estratégias diferentes para atender demandas distintas foram desenvolvidos alguns modelos de picking.

Modelos de picking

Abaixo listei os diferentes modelos de picking para que a sua companhia possa escolher aquele que tem mais a ver com a sua realidade.

– Modelo picking discreto

Recebe esse nome o processo de picking que é realizado do início ao final por um colaborador único. Esse modelo é ideal para negócios de menor porte, boa parte dos e-commerce iniciam com um volume de vendas relativamente pequeno de maneira a poder adotar esse sistema.

– Modelo picking por zona

Esse método é interessante para empresas que têm um volume relativamente maior de pedidos para atender, nesse caso cada colaborador é alocado numa zona sendo responsável por apenas uma Unidade de Manutenção de Estoque ou SKU (Stock Keep Unit).

– Modelo picking por lote

Basicamente nesse modelo cada profissional é responsável por um conjunto de SKUs, vários SKU formam um lote.

– Modelo picking por onda

Nessa metodologia cada indivíduo envolvido no processo atende somente um SKU, porém, com um intervalo de tempo predeterminado para que não haja acúmulo na expedição.

Automatização do picking

Nos últimos tempos temos observado o aumento da automação no processo de picking com o uso de equipamentos que permitem aumentar as taxas de assertividade. Porém, antes de realizar um investimento considerável em equipamentos é crucial desenvolver um projeto sólido em que estejam definidos o escopo do que se deseja, os custos e quais serão os retornos em termos de redução de custos. Os casos em que a automatização se mostra mais necessária são aqueles em que se tem grande volume de itens diferentes que exigem processos específicos.

Processo de packing (embalagem)

É o processo seguinte ao picking e tão essencial quanto, a forma como os pedidos serão empacotados para serem enviados pode mudar a percepção que o consumidor tem da sua organização. Trata-se de uma operação realizada na logística de itens fracionados e que deve atentar para pequenos detalhes como a segurança da integridade do produto dentro do pacote para o transporte.

Outra função que a embalagem tem no contexto de separação e envio de produtos é unitizar os pedidos, ou seja, garantir que tudo o que foi solicitado pelo cliente estará na mesma caixa. Há casos em que os pacotes devem descaracterizar o que está contido dentro da embalagem seja para evitar furtos ou para preservar a intimidade do comprador.

Automatização do packing

Assim como o picking, o processo de packing, vem sendo cada vez mais automatizado buscando manter a identidade do fornecedor até que os itens comprados cheguem ao consumidor. A embalagem tem um grande poder de impacto no comprador, o momento em que a entrega é feita deve ser valorizado ao máximo, pois é o primeiro contato que se terá com aquilo que foi comprado. Ao receber algo que foi comprado online numa embalagem que seja inadequada ou simplesmente feia faz com que o consumidor perca um pouco do encanto.

Processos de intralogística

A intralogística é a logística realizada dentro das organizações para que os produtos adquiridos pelos consumidores através de e-commerce cheguem em perfeito estado. Os processos de picking e packing são apenas duas etapas dentro desse contexto. A primeira ação desse sistema é o recebimento do pedido seguida pela conferência do estoque para verificar que o item está disponível.

Com tudo certo chega o momento de ir até o estoque para a separação (picking), para garantir que tudo dê certo é essencial que haja uma etapa de conferência. Se até esse momento estiver tudo certo chegará o momento de fazer a embalagem (packing). Por fim chega a etapa da expedição e saída do produto do estoque diretamente para o comprador.

Os processos de picking e packing são fundamentais para qualquer e-commerce e devem ser realizados sempre com foco em garantir a melhor qualidade para os consumidores!

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