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Estratégias de Negócio

O Que é uma Newsletter? Como as Empresas Trabalham Com Ela?

Numa tradução livre, newsletter pode ser boletim informativo, uma ferramenta de comunicação que evoluiu paralelamente à internet e se tornou uma grande aliada na fidelização do público-alvo. Na era do conteúdo como diferencial para as marcas se consolidarem no imaginário dos consumidores, nada melhor do que contar com um boletim focado na oferta de algo a mais para aqueles que já simpatizam com a empresa.

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O Que é Newsletter?

Basicamente, newsletter é uma publicação periódica feita pelas empresas para manter um vínculo comunicativo com os seus clientes e potenciais clientes. Trata-se de uma publicação que possui design padrão, linha editorial e, até mesmo, colunas fixas. Para que seja bem-sucedida, a publicação deve se mostrar relevante para quem vai recebê-la.

Antes da popularização da internet, era comum que as companhias apostassem em newsletters impressas que podiam ter o formato de revista ou jornal. Atualmente, essas publicações periódicas são enviadas através de e-mail. A newsletter não deve ser confundida com e-mail marketing, pois as duas peças eletrônicas têm funções distintas. A primeira tem como foco a oferta de conteúdo para o público, enquanto a segunda dá destaque para os produtos, buscando conversão de vendas.

A Era do Conteúdo

O novo século trouxe consigo novos desafios, a internet se tornou presença constante em nossas vidas e novos canais de comunicação foram criados. Com a possibilidade de acessar tantas informações e realizar tantas tarefas ao mesmo tempo, as pessoas se tornaram muito mais ocupadas.

Isso fez com que a relação dos consumidores com as marcas se modificasse. Hoje em dia, as empresas que conseguem cativar mais significativamente seu público são aquelas que lhes oferecem conteúdo de qualidade. Mais do que vender produtos, as companhias precisam aprender a vender uma imagem e isso pode ser feito com uma ferramenta dinâmica e interessante como a newsletter.

Como as Empresas Trabalham Com Sucesso Com as Newsletters

Agora que você já tem a compreensão do que é uma newsletter, chegou o momento de saber qual é a melhor maneira de trabalhar com ela. Abaixo vou explicar com mais detalhes as principais características de uma publicação de sucesso.

1 – Conteúdo relevante

A publicação deve focar em oferecer conteúdo que tenha qualidade e relevância para o público-alvo da marca. Por exemplo, uma rede de lojas de roupas pode trabalhar com informações sobre tendências de moda, dicas de como levar composições das passarelas para as ruas e, até mesmo, como cuidar melhor das peças para que durem mais tempo.

Já uma organização que trabalhe com a revenda de produtos odontológicos para consultórios, pode focar em apresentar as novidades e, até mesmo, falar sobre novos procedimentos. O mais importante é focar em atender às demandas dos seus clientes e potenciais clientes através de textos bem escritos e informações assertivas.

2 – Conteúdo de rápida leitura

Esse boletim informativo da sua companhia não deve ser longo, precisa ter uma linguagem clara e objetiva e ir direto ao ponto para que os assinantes não sintam que estão perdendo tempo em parar para ler. A diagramação faz toda a diferença, independente de ser uma peça digital ou física, o design faz com que a leitura pareça mais dinâmica e prazerosa. A sensação que o indivíduo sente ao ler é essencial para que ele mantenha seu desejo de receber a newsletter.

3 – Assinatura da newsletter

Um dos motivos que tornam a newsletter tão especial como meio de comunicação é o fato de que os interessados assinam o conteúdo, isto é, concordam em recebê-lo. Apesar de não ser uma regra, essa questão da assinatura é válido que as companhias trabalhem dessa forma, pois, caso contrário, o público pode se tornar resistente e descontente de receber a publicação.

Além disso, a newsletter funciona como um meio de conseguir dados do público-alvo, pois, ao assinar, ele informa seu e-mail e outras informações que permitirão criar promoções segmentadas. Algumas lojas virtuais oferecem desconto na compra seguinte caso o usuário cadastre-se para receber a publicação. Pode ser uma forma interessante de usar essa ferramenta para converter vendas.

4 – Cuidado com o Spam

No momento em que o interessado assinar a newsletter, é importante avisá-lo sobre a periodicidade do mesmo e enviar um e-mail de confirmação para que ele veja se foi ou não parar no spam. Nada pior do que sentir que jogou trabalho fora sabendo que boa parte dos interessados não chega a ler a newsletter porque nem sabe que ela chegou.

5 – Interatividade

Uma forma de saber se a newsletter da sua organização está sendo bem-sucedida em cativar o público é deixar um link para que as pessoas que a recebem possam emitir a sua opinião e, assim, dizer o que gostam e o que pode melhorar. Uma vez que esse conteúdo é feito para os assinantes, nada mais assertivo que saber deles como se sentem.

A sua empresa já tem newsletter? Como utiliza essa ferramenta? Deixe seus comentários!

 

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