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Pequenas e Médias Empresas

Os testes psicológicos no Processo seletivo

É fato que o processo de recrutamento e seleção para encontrar o candidato ideal para ocupar uma vaga de emprego dentro de uma empresa, é algo que exige bastante habilidade perceptiva do profissional que executa esta tarefa. É necessário encaixar, quase que com perfeição, as exigências e o que a organização precisa do colaborador, bem como os conhecimentos técnicos, operacionais e comportamentais deste indivíduo, com que ele também espera alcançar com sua carreira dentro do negócio.
 
Para facilitar este processo seletivo, existem testes psicológicos, que auxiliam os profissionais da área de recursos humanos, a encontrar os candidatos ou o candidato perfeito para a vaga, que ajudará a empresa a alcançar as resultados que almeja, por meio da contribuição que o futuro colaborador dará à organização.
 
Com isso em vista, hoje vou compartilhar com você um pouco de como funcionam os processos seletivos para contratação de um novo colaborador, bem como os testes psicológicos mais comuns realizados pelos departamentos de recursos humanos – RH de grande parte das empresas, para que assim, você possa implementar esses processos também em sua organização.
 

Recrutamento e seleção, como funciona?

 
Tudo começa pela necessidade de preenchimento de determinada vaga em uma empresa. Em seguida, é feita a divulgação desta mesma vaga em diversos locais, inclusive em sites especializados e nas redes sociais, que têm ajudado bastante a encontrar os profissionais adequados para ocupar cargos nos mais diversos tipos de organizações.
 
Passado este processo, é chegado o momento de fazer a análise dos currículos recebidos, para realizar uma triagem e convidar para a entrevista aqueles profissionais que mais se adequam ao que a empresa busca, que tenham as habilidades e competências necessárias, para contribuir com o crescimento da organização.
 
Algumas empresas adotam etapas diferenciadas para selecionar profissionais, que podem ocorrer em momentos distintos e necessitar que as pessoas compareçam à sede da organização mais de uma ou duas vezes. Entre estas etapas, estão as dinâmicas de grupo, a entrevista com o responsável pelo RH, entrevista com o gestor da área que tem a demanda pelo profissional, em alguns casos, entrevista com o dono da empresa, os testes psicológicos, entre outros procedimentos.
 
Não há um processo obrigatório, que deva ser seguido por todas as empresas. Cada uma define as normas de recrutamento e seleção, de acordo com critérios e procedimentos interno, para atender suas reais necessidades.
 

Qual o objetivos dos testes psicológicos?

 
Durante muito tempo, os profissionais mais valorizados dentro de uma empresa eram aqueles que se destacavam principalmente por suas habilidades técnicas e operacionais, que têm mais a ver com o conhecimento adquirido nos cursos, na graduação, pós-graduação, bem como na experiência profissional obtida ao longo da carreira do indivíduo.
 
Hoje em dia, o que as empresas mais têm buscado no mercado de trabalho, são pessoas que tenham melhor desenvolvimento no que diz respeito às habilidades comportamentais, que basicamente são aquelas que lhes ajudam a tomar decisões de forma mais rápida e assertiva e lhe auxiliam diante das adversidades, para encontrarem soluções criativas e inovadoras, para resolver problemas da melhor maneira possível.
 
É para avaliar tais habilidades, entre muitas outras, que o teste psicológico é aplicado. O responsável pela condução dos testes, bem como de grande parte das etapas referentes ao processo de recrutamento e seleção dentro de uma empresa, é o psicólogo organizacional, que deve estar devidamente preparado para encontrar o profissional que a empresa necessita.
 
Além disso, os testes avaliam e mensuram as características psicológicas do indivíduo, com o objetivo de entender como ele se comporta no dia a dia, frente a situações de pressão, no trabalho em equipe, quando precisa tomar decisões com rapidez, assumir a liderança de suas atividades, perante o grupo, e assim por diante.
 

Os testes mais comuns

 
Existem testes, utilizados para fazer uma espécie de avaliação psicológica do candidato, que são frequentemente aplicados pelos mais diversos tipos de empresas, com a finalidade as principais habilidades do profissional, bem como a sua desenvoltura no dia a dia de trabalho. Veja, a seguir, quais são eles:
 

Palográfico

 
Também realizado no exame psicotécnico, para avaliar as pessoas que desejam tirar Carteira Nacional de Habilitação – CNH, o Teste Palográfico baseia-se na realização de traços pequenos e paralelos, em uma folha de papel, e tem o objetivo de analisar a personalidade de um indivíduo, por meio de alguns comportamentos expressados ao longo do teste.
 

Bateria de Provas de Raciocínio – BPR

 
Trata-se de um teste que pode ser aplicado, primeiramente, para entender se realmente o candidato é o mais adequado para ocupar determinado cargo dentro de uma empresa, já que as provas de raciocínio avaliam a orientação vocacional do profissional, de maneira geral.
 
Além disso, a Bateria de Provas de Raciocínio, analisa qual a capacidade e habilidade que o profissional tem de resolver os problemas utilizando a lógica, algo que é bastante comum e muito exigido dos colaboradores dentro das empresas.
 

Atenção Concentrada

 
Este teste, como seu próprio nome diz, tem o objetivo de avaliar a capacidade do candidato de manter a sua atenção concentrada, em detrimento dos diversos acontecimentos que estão ao seu redor. Trata-se de uma avaliação feita por meio de materiais gráficos, que, também, considera o tempo que o profissional leva para realizá-lo.
 

Teste de Lipp ou Inventário de Sintomas de Stress

 
O stress é um dos grandes problemas enfrentados, tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental entender e saber qual o nível de stress que o candidato se encontra, para avaliar se ele está apto ou não a ocupar o cargo que a empresa está necessitando.
 
Compreender de que forma os testes podem ajudar na hora de realizar o recrutamento e seleção de pessoal para a sua empresa, é essencial, para que assim, você possa, em conjunto com o departamento de RH, encontrar os profissionais mais adequados para trabalhar e auxiliar o seu negócio a crescer.
 
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