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Pequenas e Médias Empresas

Principais Atitudes Que Atrapalham o Crescimento de Sua Empresa

O Brasil é um dos países do mundo com maior número de empreendedores, muitas pessoas optam por ter sua própria empresa. Contudo, a gestão empresarial nem sempre é desenvolvida da forma como deveria nesses empreendimentos, o que resulta em estagnação e, em alguns casos, até fechamento das portas antes de completar 5 anos no mercado. Saber como fazer sua empresa crescer fugindo dos principais erros cometidos nessa área é fundamenta para o sucesso.
 

Principais Erros da Gestão Empresarial Que Impedem o Crescimento

 
Para ajudar muitos empresários que se perguntam por que suas empresas se mantêm estagnadas, listei as principais atitudes que levam a esse cenário.
 

Não Pensar nos Eventuais Problemas

 
Alguns empreendedores se acomodam numa situação tranquila em que se têm clientes batendo na porta e esquecem que o mercado vive de altas e baixas. O simples otimismo não é bem-vindo para administrar uma empresa, a realidade e, até mesmo, os eventuais problemas devem ser observados e resolvidos.
 
É essencial compreender que dificuldades fazem parte do caminho do sucesso e, dessa forma, pode acontecer de o mercado passar por uma queda de semanas e até de meses. Estar preparado para enfrentar um período sem ou com poucos clientes é fundamental. Para isso se deve ter capital de giro que garanta a sobrevivência da empresa nos momentos mais difíceis.
 
Outro ponto importante do planejamento para situações difíceis é evitar o acúmulo de dívidas, bem como ter um relacionamento ruim com possíveis credores. Pense que ter uma boa relação com os fornecedores, além de render bons frutos nos momentos de alta da sua empresa, pode te ajudar a negociar mais prazo num futuro mais obscuro.
 

Falta de Organização Financeira

 
Para alguns empreendedores, o sonho de ter um negócio próprio ofusca o fato de que eles não têm nenhum conhecimento a respeito de gestão empresarial. Abrir e manter uma empresa no mercado exige um mínimo de organização financeira. Saber quanto entra e quanto sai do caixa é essencial para fazer o seu planejamento a longo prazo. Além disso, é fundamental ter controle sobre o estoque e informações, como quais são os produtos que tem vendido mais ou menos.
 
Para ter mais organização financeira a dica é contar com ferramentas específicas, como softwares e planilhas. Os registros de vendas, estoque e finanças permitem saber como está a saúde da empresa, assim como identificar novas oportunidades de crescimento. Um empresário que não sabe como está a estrutura do seu negócio não tem ideia como fazê-la crescer potencialmente.
 

Falta de Plano de Negócios

 
Assim como a gestão financeira faz falta para que uma empresa seja bem-sucedida no mercado, também faz falta o plano de negócios. Os empreendedores que não têm experiência com a administração podem achar que não é tão importante projetar os objetivos da companhia, no entanto, faz toda a diferença. Saber onde a empresa quer estar daqui 5 anos ajudará a traçar um plano de como fazê-la chegar a esse lugar.
 
Além disso, o plano de negócios permite observar quanto de investimento financeiro e de tempo será necessário para ter uma organização constituída no mercado. Ter um guia de como fazê-la crescer é realmente muito positivo para alcançar bons resultados. Sendo assim, é bom tirar algum tempo para pensar nos objetivos a curto, médio e longo prazo da sua companhia.
 

Não Aprender Com os Tombos

 
Como já disse acima, a sua empresa enfrentará momentos difíceis na sua trajetória no mercado e saber como sair dessas situações com aprendizado e sabedoria é o que diferencia negócios bem-sucedidos daqueles que ficam estagnados. Ao identificar um momento de crise, é válido fazer uma análise da situação para saber por que se chegou a tal ponto e de que maneira sair desse momento.
 
Ao encontrar essas respostas, o empreendedor poderá, então, organizar o seu método de trabalho para evitar uma nova crise. Saber aprender com os momentos ruins ao invés de vê-los como um empecilho ao crescimento faz toda a diferença. Então, antes de reclamar da queda do volume de vendas por que você não se dedica a entender o que está errado para poder consertar?
 

Não Valorizar a Equipe

 
Sabe como fazer sua empresa crescer sem precisar de novos investimentos financeiros? Simples, basta valorizar e reconhecer o capital humano, muitas empesas têm grandes talentos em seus quadros de funcionários, mas não sabem disso. É interessante manter uma política de reconhecimento e bonificação dos funcionários que obtiverem melhores resultados. Essa atitude estimula os funcionários a se dedicarem mais às suas tarefas, bem como a cultivarem um sentimento de pertencimento à empresa.
 
Outras atitudes que são bem-vindas nesse sentido são as de manter avaliação de desempenho regularmente, dar bonificações para os funcionários que baterem suas metas, entre outras. Evitar a grande rotatividade de funcionários também é uma forma de garantir mais equilíbrio para a sua empresa, pois ela somente poderá crescer se tiver pessoas com total conhecimento de suas estruturas e dedicadas.
 
Ao ler esse artigo você identificou alguma atitude cometida na sua empresa? Conte-me sobre sua experiência nos comentários.

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