automacao-de-processos
Pequenas e Médias Empresas

Quais Áreas de Sua Empresa Precisam Ser Automatizadas?

Automatizar certas áreas de uma empresa é sinônimo de maior eficiência e produtividade. Fazer uso da tecnologia pode tornar processos demorados em atividades simples e práticas. No artigo de hoje falarei a respeito dos benefícios que um software de automação pode proporcionar para a sua empresa. Continue acompanhando e saiba quais áreas precisam ser automatizadas para que o seu negócio se torne mais eficiente.
 

Software de Automação: Como Funciona?

 
Os softwares de automação funcionam, como o próprio nome diz, automatizando processos dentro da empresa. Se antes era necessário criar planilhas para realizar o controle financeiro do negócio, por meio de um bom software é possível fazer o gerenciamento de uma forma muito mais prática e eficiente.
 
Muitos empreendedores relutam para adquirir esse tipo de sistema de automação, pois é algo que envolve um investimento. Então, como acham que dá para continuar como está, acabam adiando algo que poderia trazer inúmeros benefícios para o negócio. Existem soluções para automatizar diversos processos dentro da empresa, mas alguns se mostram mais urgentes para passar por uma modernização.
 

As Áreas Que Mais Precisam de Softwares de Automação

 

1 – Gestão Financeira

 
A gestão financeira envolve tudo o que tem relação com dinheiro dentro da empresa. Dentro dela são realizadas atividades, como análise, planejamento e controle das finanças. Realizar essa gestão de forma manual, utilizando planilhas, irá gerar um trabalho hercúleo e que não terá resultados tão eficientes quanto seria se fosse usado um software.
 
Os sistemas de automação para gestão financeira costumam oferecer integração com a conta da empresa no banco, o que garante que as informações sejam muito mais precisas. Acompanhar todas as entradas e saídas por meio de um software irá possibilitar a criação de relatórios e gráficos rapidamente, previsão de caixa, entre outras atividades.
 

2 – Gestão Orçamentária

 
A gestão orçamentária, nada mais é do que o planejamento que deve ser realizado, a fim de definir como os recursos da empresa serão utilizados. Ao contrário do setor de contabilidade, que cuida das entradas e saídas de dinheiro que já aconteceram, a gestão orçamentária se preocupa com gastos do futuro, como expansão do negócio, investimentos, melhorias para os funcionários, etc.
 
Assim como os softwares de automação podem trazer mais eficiência para o controle do fluxo de caixa, é igualmente útil no gerenciamento orçamentário. Por meio deles é possível fazer projeções pessimistas e otimistas dos próximos meses e anos para que se crie um planejamento seguro e com bem menos riscos. É outra ferramenta que tornará a tomada de decisões muito mais eficaz.
 

3 – Gestão de Marketing de Conteúdo

 
Hoje em dia, ter presença online é fundamental para empresas, principalmente as do tipo B2C, que têm foco em pessoas físicas. Grande parte dos consumidores recorre a sites de busca e redes sociais para buscar informações a respeito de determinada marca ou produto. Para se destacar, as empresas precisam investir em marketing de conteúdo, ou seja, publicar em redes sociais e manter um blog ligado ao site corporativo.
 
No início, é natural que as publicações sejam feitas pelo próprio empreendedor ou por alguns colaboradores. Entretanto, com o passar do tempo e aumento da demanda, é natural que seja necessário contratar o serviço de produtores de conteúdo externos. Para gerenciar um maior volume de textos, imagens e vídeos, se torna necessário utilizar softwares que automatizem o envio, edição e publicação, tonando o processo mais dinâmico.
 

4 – Gestão de Projetos

 
Muitas empresas funcionam a base da criação e execução de projetos e é importante manter uma organização para que seja executado com eficiência e dentro do prazo estabelecido. Um projeto pode ser feito para resultar em um serviço, produto ou resultado específico.
 
Ao utilizar um software para automação da gestão de projetos, poderão ser criadas metodologias e padrões para os processos, para que seja possível realizar um maior controle sobre cada etapa. Isso irá promover uma maior produtividade por parte dos envolvidos, já que cada passo estará bem definido.
 

5 – Gestão de Tarefas

 
Delegar tarefas é fundamental em qualquer empresa, pois é impossível que o gestor consiga realizar tudo sozinho e de forma eficiente. Porém, não dá para apenas passar para alguém fazer sem acompanhar o andamento do processo. Nesse caso, um software para gerenciamento de tarefas irá possibilitar que o empreendedor acompanhe o andamento de todas as atividades que foram delegadas, monitorando, inclusive, a produtividade de seus colaboradores.
 
Um software de automação comercial como foco em tarefas vai possibilitar que o gestor tenha uma visão simplificada dos processos operacionais de sua empresa. Com isso, ele terá mais tempo para se dedicar a outros aspectos do negócio, focando em seu crescimento e estratégias.
 

6 – Gestão de Vendas

 
As vendas são algo que fazem parte da rotina de empresas de todos os portes. Vender envolve todo um processo, que começa no planejamento, passando pela prospecção, pós-venda, suporte ao cliente, etc. Oferecer tudo isso de forma manual e com eficiência é um grande desafio.
 
Ao automatizar sua gestão de vendas, uma empresa ganha em eficiência, eficácia e assertividade, fechando muito mais negócios. Um bom software de automação para vendas irá agrupar todas as informações necessárias para oferecer um melhor atendimento, o que é fundamental para fidelizar clientes.
 
Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos empreendedores e passar as dicas adiante.

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

ultura-Corporativa-e-Inovacao-Elementos-Chave-para-PMEs
Pequenas e Médias Empresas

Cultura Corporativa e Inovação: Elementos Chave para PMEs

incubadoras
Pequenas e Médias Empresas

Conheça as 5 Maiores Incubadoras de Empresas do Brasil

aporte-financeiro
Pequenas e Médias Empresas

Aporte Financeiro: O Que Fazer Para Conseguir?

coworking
Pequenas e Médias Empresas

Coworking: o que é, como funciona e quais as vantagens?