Qual a Necessidade do Seu Cliente?

A compreensão e o atendimento da necessidade do cliente passou a ser a questão principal no que diz respeito ao posicionamento de uma organização no mercado. O advento e difusão de tecnologias que possibilitaram que as pessoas tivessem acesso a mais informação tornou os consumidores mais exigentes. O jogo do consumo mudou, não são mais as empresas que ditam as regras oferecendo produtos e serviços prontos, os consumidores esperam para receber o que desejam.

Por Que é Tão Importante Entender a Necessidade do Cliente?

A resposta para essa questão é a mudança de paradigma citada na introdução deste artigo. Há algumas décadas, a falta de informação fazia com que os consumidores tivessem menos poder de escolha à decisão, de maneira que aceitavam aquilo que as marcas desenvolviam independente de atender ou não as suas necessidades. Em muitos casos os consumidores nem sabiam quais eram realmente as suas necessidades.

Isso mudou a partir do momento em que os indivíduos passaram a ter acesso a tecnologias que tornam seu cotidiano personalizado e lhe dão a voz para falar com milhões de pessoas em segundos. Os consumidores aprenderam que só precisam adquirir aquilo que lhes servem e que podem exigir das companhias que haja alinhamento entre sua produção e as questões levantadas pelo mercado.

Nesse contexto somente se manterão no mercado a médio e longo prazo as organizações que aprenderem a decifrar as necessidades dos seus clientes. Para vender é fundamental oferecer o que as pessoas estão dispostas a comprar, esse é o novo jogo comercial.

Como Conhecer a Real Necessidade do Cliente?

Observando essa mudança da lógica do mercado é necessário saber ‘ler’ o seu público-alvo de maneira a identificar as necessidades que nem mesmo ele sabe que tem. A seguir vou explicar um pouco melhor as principais técnicas para determinar quais são as necessidades dos seus consumidores.

– Saiba quem é o seu público-alvo

Para entender quais são as necessidades dos seus clientes é crucial entender quem são essas pessoas, isto é, qual é a sua faixa etária, onde moram, quais são suas condições financeiras, quanto tempo dedicam as redes sociais ou a outros meios de comunicação e assim por diante. Uma técnica que tem se mostrado bastante assertiva é a da criação de uma persona, isto é, um personagem que representa essas pessoas de uma maneira geral.

Dê um nome a essa pessoa e lhe atribua às características mais recorrentes nas pessoas que compõem o seu público-alvo. Obviamente para chegar a esse nível de detalhamento é necessário fazer pesquisas com o seu público consumidor. Conheça as pessoas que já compram seus produtos e trace o perfil daquelas que poderiam ter seus problemas solucionados pelos produtos da organização, mas que ainda não sabem disso. As organizações devem dedicar seu maior esforço a fidelização dos consumidores atuais, mas não podem esquecer dos clientes em potencial.

– Tenha um canal de recebimento de feedbacks

A opinião dos clientes deve ser valorizada e recebida com carinho pela sua organização, mesmo nos casos em que não é exatamente positiva. Tenha redes sociais com uma linguagem amigável, responda aos questionamentos dos consumidores o mais rapidamente possível, use métricas que avaliem dados relevantes para o sucesso do seu empreendimento.

As organizações que desejam estabelecer um relacionamento mais positivo com seus clientes devem contar com um bom serviço de pós-vendas, lembrando que esse departamento não pode ser visto apenas como um “resolvedor” de problemas e sim como um canal de ajuda ao seu consumidor. Os feedbacks ajudam a compreender o que pode ou deve ser mudado para que os produtos ou serviços se tornem mais eficientes para os consumidores.

– Fidelize os clientes

Mais do que ser capaz de identificar as necessidades dos seus clientes é essencial fidelizá-los, ou seja, fazer com que eles tenham o desejo de continuar comprando da sua marca. A construção desse relacionamento passa por mais do que bons produtos, depende também da forma como a companhia se posiciona no mercado e perante os clientes. Ninguém quer voltar a um lugar em que foi maltratado, não é mesmo? Faça com que seus clientes tenham o desejo de comprar novamente.

– Conheça as tendências do seu mercado

A evolução tecnológica das últimas décadas acelerou o ritmo das mudanças de comportamento e necessidades. Atualmente, as pessoas mudam de interesses com grande facilidade sendo crucial se manter a par das tendências do seu setor.

A capacidade de antecipar o que os seus clientes irão querer amanhã é o que fará com a sua marca se consolide como uma das principais do seu segmento. Tenha certeza de que os seus concorrentes estão trabalhando incansavelmente para dar um novo salto e se não estão ficarão atrás da sua organização.

A sua empresa trabalha com assertividade para identificar a necessidade do cliente? Comente a seguir a sua experiência e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Black Salmon – ID da foto stock livre de direitos: 776701864

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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