millennials
Empresas

Recrutamento e retenção de millennials – Veja os diferenciais dessa geração

Estratégias de recrutamento e retenção de millennials são fundamentais haja vista que até 2030 a também chamada geração Y ocupará 75% dos postos de trabalho. Pertencem a esse grupo reconhecido por sua paixão por liberdade e foco em fazer aquilo de que gosta indivíduos nascidos entre o início da década de 1980 e metade da década de 1990. Alguns autores estendem a nomenclatura de millennials para nascidos nos primeiros anos do século atual.

Por que as estratégias de recrutamento e retenção de millennials são necessárias?

A geração millennial não tem as mesmas prioridades que a geração anterior, ou seja, estabilidade e um bom salário não são necessariamente argumentos válidos para a retenção desses indivíduos. O fato de terem acompanhado o desenvolvimento de tecnologias que mudaram a forma de se comunicar e de interagir com o mundo faz dos millennials interessados por constantes novidades e exploração máxima de seus potenciais.

Um ambiente instigante e liberdade para ter mais qualidade de vida são elementos primordiais para os indivíduos dessa geração. Atualmente, os millennials representam 35% da força de trabalho, contudo, como já mencionado até o final da próxima década serão mais da metade do mercado. As empresas precisam começar a entender desde já como funciona a lógica profissional dessa geração aproveitando os seus diferenciais agora para no futuro ter um setor de RH fortalecido.

Mudanças já presentes no mercado de trabalho millennial

Práticas como home office e horizontalização (redução ou eliminação de hierarquias) são apenas algumas das mudanças implantadas no mercado de trabalho pela entrada dos millennials. Também cito a adoção de horários de expediente flexíveis respeitando o período mais produtivo de cada indivíduo e uma gestão colaborativa em que todos podem exercer papel de líderes.

Quais são os diferenciais dos millennials?

Agora que você já sabe quem são os millennials e as diferenças significativas que os separam dos componentes das gerações anteriores em termos de perfil profissional vai gostar de conferir os principais diferenciais dessa geração que listei a seguir.

1 – Busca de propósito profissional

Para os millennials não é satisfatório ficar preso num escritório das 8h às 18h sem entender como as suas atividades impactam o todo da organização. Os indivíduos dessa geração querem ter um propósito, sentir que são uma parte importante do processo. Ao contrário do que muitos pensam podem ser extremamente dedicados às tarefas desde que saibam por que as estão executando.

A retenção de millennials se torna mais fácil quando a companhia tem um clima organizacional positivo e uma política de maior interação entre os departamentos. Estruturas não hierarquizadas também permitem o melhor desenvolvimento desses indivíduos em suas tarefas profissionais.

2 – Liberdade que oferece mais produtividade

Uma das principais características dos millennials é ter apreço por sua liberdade, então, dão preferência para trabalhos com horários flexíveis. Ressalto que não significa um descompromisso com a carreira e sim o desejo de trabalhar quando se é mais produtivo (ainda que esse momento seja no meio da madrugada ou somente depois do meio-dia).

Não ter um horário fixo ou simplesmente não ter um expediente em horário comercial permite passar um tempo de mais qualidade com a família, resolver questões como ir ao banco e ainda ter resultados melhores em termos produtivos. Dentre as estratégias de retenção possíveis para atender a essa demanda estão oferta de horários flexíveis e home-office.

3 – Busca por novos desafios

O motivo principal para que millennials mudem de emprego com grande frequência é não se sentirem desafiados pelas tarefas desempenhadas e perceberem desvalorização do seu potencial seja por não terem oportunidades de ascensão ou por receberem salários que consideram incompatíveis.

Para reter os indivíduos da geração Y na sua organização é essencial manter um ambiente dinâmico além de investir na qualificação dos profissionais oferecendo chances reais de crescimento. Os recrutadores devem ainda prestar atenção ao perfil pessoal dos indivíduos que pretendem contratar, devem estar alinhados com a cultura organizacional. Uma incompatibilidade de objetivos e valores pode fazer com que essa relação termine antes do esperado.

4 – Pagamentos por demanda

A dinâmica de pagamentos também passou por mudanças com a inserção dos millennials no mercado de trabalho. Os indivíduos da geração Y dão preferência para sistemas de pagamento sob demanda, ou seja, recebem proporcionalmente ao tanto que trabalham. Se desejarem ganhar mais trabalham mais.

As companhias podem instituir sistemas de pagamento fragmentadas sendo o salário pago quinzenalmente ou até semanalmente. Essa é uma lógica que torna a vida financeira mais saudável permitindo saques a qualquer momento. A possibilidade de sacar dinheiro quando é preciso faz parte do estilo de vida mais livre buscado pelos millennials.

Gostou de saber mais sobre o perfil dos millennials no mercado de trabalho e os diferenciais para retê-los? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright:  497849332 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nadia_snopek

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

Por-Dentro-das-PMEs-Caracteristicas-e-Desafios-das-Pequenas-e-Medias-Empresas.
Empresas

Por Dentro das PMEs: Características e Desafios das Pequenas e Médias Empresas

Empowerment
Empresas

O Que é o Empowerment? Como Aplicar em Empresas

empresa-capital-aberto
Empresas

O Que é uma Empresa de Capital Aberto e Como Ela Funciona?

Gestao-Empresarial-Integrada-O-Caminho-Inovador-para-a-Excelencia-Empresarial.
Empresas

Gestão Empresarial Integrada: O Caminho Inovador para a Excelência Empresarial